segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA OCIDENTAL MOBILIZA 115 MIL MILHÕES DE FRANCOS CFA PARA O FINANCIAMENTO DA CAMPANHA DO ALGODÃO 2014-2015 NO BENIM



LOME, Togo, February 23, 2015/ -- Pelo terceiro ano consecutivo, o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD) (http://www.boad.org), na qualidade de Arranger, mobiliza recursos para o financiamento da campanha do algodão no Benim. A respetiva Convenção foi assinada na capital económica beninense por Christian ADOVELANDE, Presidente do BOAD, pelo Diretor-geral do Gabinete nacional de apoio aos rendimentos agrícolas (Mutuário), bem como pelos responsáveis dos bancos locais envolvidos na operação.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/boad-1.jpg

Photo 1 : http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1215 (Christian ADOVELANDE, Presidente do BOAD)

Esta Convenção insere-se no quadro da implementação do mandato de assistência técnica e financeira que o Estado beninense atribuiu ao BOAD em fevereiro de 2014, para a mobilização dos financiamentos da campanha do algodão 2014-2015. O BOAD conseguiu reunir em seu torno diversos bancos beninenses: ECOBANK (banco Agente), BOA, Banque Atlantique, BGFI, Diamond Bank, BSIC e UBA.   Também foi mobilizada uma Facilidade de 115 mil milhões de francos CFA, com uma contribuição do sistema bancário local de até 79%. Para além do seu papel de arranger da operação, o Banco contribui com até 25 mil milhões de francos CFA para o financiamento desta campanha.

Os financiamentos mobilizados deste modo serão destinados à cobertura das necessidades relativas à campanha do algodão 2014-2015, nomeadamente a compra do algodão aos produtores, o descasque e ainda o armazenamento, o escoamento e a comercialização da fibra de algodão e dos seus produtos derivados. As previsões relativas a esta campanha apontam para uma produção de 360 000 toneladas de caroço de algodão numa superfície semeada de cerca de 400 000 hectares.

Mostrando-se satisfeito com a confiança deste modo renovada pelas autoridades beninenses na sua instituição, Christian ADOVELANDE esclareceu que "esta intervenção do BOAD, complementando a do sistema bancário local, inscreve-se de forma perfeitamente coerente nas suas orientações estratégicas, bem como na Declaração de Política Geral".

Esta terceira Convenção explica-se pelo sucesso das duas anteriores. O Estado beninense tinha solicitado o acompanhamento do BOAD no âmbito da campanha do algodão 2012-2013. A instituição sub-regional tinha então reunido em seu torno um pool de bancos locais e mobilizado uma Facilidade de 82 mil milhões de francos CFA. Os bancos beninenses tinham contribuído com até 62 mil milhões de francos CFA, ou seja, 76%. Estes recursos tinham permitido semear 351 000 hectares para uma produção de caroço de algodão de 240 000 toneladas. A Facilidade foi integralmente reembolsada dentro do prazo.

Perante estes resultados conclusivos, o Governo beninense confiou um segundo mandato ao Banco para o apoiar e ajudar na estruturação e mobilização de uma Facilidade de 115 mil milhões de francos CFA para cobrir todas as necessidades inerentes à campanha do algodão 2013-2014.  Para esta segunda Facilidade, os bancos locais contribuíram com até 79%. Foi possível semear 347 000 hectares para uma produção de 307 355 toneladas de caroço de algodão.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD).


Para mais informações:
Direção de Comunicação,
Marketing e Relações Públicas (DCMRP)
Tel.: +228  22 23 27 09
Fax: +228 22 23 24 38
WEB: www.boad.org

SOURCE 
West African Development Bank (BOAD)