segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

OPINIÃO: MESA REDONDA KUDADI DI POVO (3)

A estabilidade politica favorece o desenvolvimento e a redução da pobreza. A instabilidade politica é nocivo ao investimento e ao crescimento economico. Na economia não existe milagres.

Não percebo porquê é que nós guineenses não gostamos da Guiné.
Sim, anos propi ku ta rebenta ku no terra. E depois apontamos o dedo a terceiro para justificar as nossas incoenrênças.

Hoje lendo dois artigos de opinião em dois blogs,  percebi que algo està mal. E o que que està mal ?  A Mesa Redonda tanta esperada transformou-se em criança recem nascida morta. Esses blogs e a cupula dos « djintons di Bissau » que alimentam desavença entre o PR e o PM, acabaram por crucificar o sucesso da Mesa Redonda e instalar entre membros do Governo desconfiança porque os Conselheiros da sombra, querem um Governo de Iniciativa presidêncial.

Multiplicar denominação dos Governos não serve par nada. Temos que melhorar o quadro macroeconomico que esta pessimo depois da  transição catastroficas pos 12 de abril 2012 : Mesmo havendo uma fraca inflação as Finanças pùblicas acusam um deficit gravissimo, assimo como a conta corente da balança de pagamento e da balança comercial. O Orçamento Geral do Estado é deficitario, o que significa em termos sociais que não havera dinheiro que chega para que o Estado possa reorganizar a relance economico atravez dum crescimento sestentavel e diminuir a pobreza.

Estamos mal. E perante esta sintuação preocupante hà Guineenses que fazem intrigas contra os interesses da Guiné.  Quero ouvir em Bissau, pessoas do PAIGC que percebem da economia a propor soluções. Não é preciso estar no Governo para avançar com propostas de soluções.

Si no misti pa Guiné bai pa dianti, no dibi kaba ku intriga.

Essa desavença entre o PR e o PM alimentada por gente que quere ser Ministro custa que custar sem fazer nada, està a hipotecar o sucesso da Mesa Redonda. Que o Presidente da Repùblica e o Primeiro Ministro tomam medidas para repor ordem no partido e no Governo. O unico perdidor da guerrinha entre os dois Responsaveis maximo do Executivo, serà mais uma vez a nossa Guiné.


Pedro Té.