terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

OPINIÃO: MESA REDONDA KUDADI DI POVO (4)

Não percebo como é que se possa instalar na Assembleia Nacional Popular uma Comissão de Revisão Constitucional numa altura em que o País caminha em direcção duma Mesa Redonda. Depois de ter reclamado a demissão do Ministro das Finanças, o Presidente da Assembleia Nacional Popular instala uma  Comissão de Revisão Constitucional.

De ante mão quero dizer que sou um defensor duma revisão constitucional, só que a escolha da altura é má e entra em contradição com agenda economica e financeira do Governo. A instalação da dita  Comissão, cria uma insegurança juridica e institucional e enfraquece a autoridade do Governo perante doadores.

As perguntas que farão os doadores são as seguintes : Porquê não esperar a revisão antes de irem para Mesa Redonda ? Quais serão as atribuições do Primeiro Ministro na nova Constituição ? E se a nova Constituição não for favoravel ao Primeiro Minisro, reduzindo atribuições do Primeiro Ministro ? Este clima politico nacional desencadeara uma frilosidade nos engajamentos dos doadores.

Como todos nos sabemos os doadores são prudentes. E redobram de prudência para um Estado como a Guiné em que nenhum Governo eleito chegou ao fim da legislatura.

O nossos dirigentes devem saber que tudo nao é politico. Existe tempo para tecnicidade e que o tempo economico e financeiro é diferente do tempo politico. Devemos por cabo a esta mania de estar em pré-congresso permanente, em pré-camapnha permanente. Chega.

Seja o Presidente da Repùblica, seja o Presidente da Assembleia Nacional Popular, seja o Primeiro Ministro, seja o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, devem estar ciêntes que perante desafios nacionais maiores devem fazer prova de solidariedade inter-institucional. O que nos falta na Guiné é homems de Estado. Mas que lhes fiquem bem claro que o Povo ja està farto de perder por causa dos egoismos dos governantes.

Pedro Té