sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

OPINIÃO: MESA REDONDA KUDADI DI POVO(2)

Nos países economicamente desenvolvido existe um certo equlibrio economico, ou seja uma articulação entre todos os sectores economicoz. O progresso industrial beneficia a agricultura que beneficia das utilisaçães das maquinas. O crescimento dos conhecimentos quimicos favorecem a melhoria da rentabilidade dos solos. As entradas do dinheiro e excedentes da balança de pagamento alimentam o bem estar social. O que permite acesso a mairia da populaçaã ao estudos e a saùde.

O que não é o casa nos  países subdesenvolvidos, que dependem do exterior, e a Mesa Redonde é o exemplo da tal dependencia. Os objetivos dos fundos « oxala » a ser engariados na Mesa Redonda é para financiar setores produtivos da nossa economia corigindo não só a falta de liquides, assim como uma má programação causada essencialmente pela fraqueza dos nossos recursos humanos e pela ausencia de estatisticas fiaveis permetindo uma projeção da nossa economia na base de dados reais. Este facto objectivo é tomado em conta na lista dos prerequisitos pelo sucesso da mesa redonda.

Existe três tipos de prerequisitos para o sucesso duma Mesa Redonda que experimentaram varios países : os países européeus a sair da Segunda Guerra Mundial, com o Plano Marshall, Irak, Libia, Mali...

O primeiro prerequisito é a estabilidade politica porque são fundos que vão ser postos a disposição dum Estado cujo o tempo de reembolso ultrapassa largamente uma legislatura. Um exemplo concreto se a Guiné-Bissau, conseguir 300 miliões de euros que representa 60 vezes o salario da Função pùblica e um 1/3 do nosso PIB , para reembolsa-los com a nossa capacidade produtiva atual vais ser precisos 40 anos ou seja três gerações. Isso quer dizer que é preciso uma lisibilidade para saber quem são os potências futuro dirigentes pelo menos daqui à 10 anos. Como fassam ? Estudam as dinamicas partidarias internas e fazem projeções e hipotese.

O segundo requisito é capacidade de governação dos dirigentes. Tudo bem, organisaram eleições livre, democrata e aceitadas pelos protagonistas. Mas os que estão a dirgir o país e a levar negociações damesa redonda quanto é que pesao. Quanto dinheiro ja gerirao. A pergunta é esse qual é o montante maximo que jà geriram. E a resposta sem termos o montante exato é que o motante é extramente baixo, porque estamos em deficit permanente. Isso é muito importante para diminuir o risco de má gestão. « Alguim ku nunca ka geri 200 mil FXOF, ka na dado 20 milion pa i geri ». E por isso que muitos países nomeam banqueiros ou financeiros na Primatura ou nas Finanças para  realçar a credibilidade do titular da pasta das Finanças ou dos macro ordenadores das Finanças Pùblicas.

O terceiro prerequisito é a escolha dos setores produtivos que vão dinamisar um crescimento economico duradouro para engariar bastante receitas para que o reembolso das prestações do emprestimo seja perenisado e respeitado assim o cronograma de reembolso.

Agora pergunto e por favor Guineenses, refletem e respondem a pergunta essa : teremos sucesso nesta Mesa Redonda ou devemos tentar preencher os prerequesitos antes de lançarmos nessa aventura ?

Devemos tambem saber que a Mesa Redonda para ter sucesso é preciso que os Titulares dos Negocios Estrangeiros e das Finanças concertam-se e partilham trabalha duma maneiro coherente e com sequencialidade. O de Ngecios Estrangeiros têm que ter credibilidade suficiênte para convencer os  países amigos da Guiné par implicar-se ao mais alto nivel, pondo a nossa disposição se for preciso o seu aparelho diplomatico para convencer os potências doadores. O titular das Finanças deve, convencer parceiros bilaterais de desenvolvimento para que criam mecanismos de contrapartida real para que os reembolsos sejam efetivos. E até agora, não vi, não senti nenhum trabalho feito neste sentido. Devemos começar a encarrar coisas nacionais com o devido gravidade.

O Governo deve ter um plan « B » para financiar a nossa economia, caso a Mesa Redonda não funcionar. « Governar é prevenir ». Estou falando disso, não por ser pessimista, mais porque a  economia mundial està em contração, a Europa não saiou ainda da crise, os países emergentes sofrem do deficit comercial por causa da fraca « demande » dos  países Europeus, os Estados-Unidos estão a consilidar a retoma da sua economia e os principais países africanos que podriam ajudar (Nigeria, Angola, Guiné-Equatorial, Argelia) encontram-se numa situação de perda de receitas de exportação por causa da queda do preço de petroleo.



Pedro Té.