terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

REFORMAR AS ECONOMIAS EM ÁFRICA: 200 DECISORES SÃO AGUARDADO EM LOMÉ(TOGO) PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO AFRICA BEST PRACICES FORUM NOS DIAS 26 E 27 FEVEREIRO DE 2015


LOME, Togo, February 17, 2015/ -- Lomé, capital do Togo, acolhe a primeira edição do Africa Best Practices Forum nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2015 (http://www.africabestpractices.com). O banco pan-africano Ecobank, a agência de recrutamento AfricSearch e a empresa Ellipse Communication juntaram-se para organizar este primeiro fórum exclusivamente dedicado ao aperfeiçoamento do setor e do ambiente empresarial em África, com o apoio do Banco Mundial e do Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (Banque ouest-africaine de développement - BOAD).

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/abpfept.png

O Africa Best Practices Forum pretende ser não só um espaço de intercâmbio, como também uma plataforma empresarial que reúne peritos africanos e internacionais, responsáveis pela administração pública e políticos, dirigentes do setor privado e atores sociais, com o objetivo de partilhar experiências em matéria de reformas que permitam estimular o crescimento e o emprego. "Este fórum será um ponto de intercâmbios para os decisores dos setores público e privado em África. Vai permitir aprofundar um diálogo, que é mais necessário do que nunca, sobre a difusão de boas práticas", afirma Didier Acouetey, fundador da agência de recrutamento AfricSearch.

Aguardam-se cerca de 200 participantes em Lomé. Entre os participantes aguardados contam-se Cheikh Hadjibou Soumaré, Presidente da Comissão UEMOA, Christian Adovelande, Presidente do BOAD, Hervé Assah, representante do Banco Mundial no Togo, Alioune Sall, diretor-geral do grupo de reflexão African Futures Institute, Cody Lee, diretor da Singapore Business Federation, Felix Bikpo, diretor-geral do African Guarantee Fund, Jean-Louis Ekra, presidente do Afreximbank, Amadou Kane, antigo ministro das finanças do Senegal e Momar Nguer, diretor para o continente Africano da Total Supply & Marketing. Estarão presentes delegações de Marrocos, do Ruanda e de Singapura.

Consolidação do enquadramento jurídico e administrativo, modernização da administração, criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor privado e integração dos instrumentos multilaterais serão temas abordados ao longo dos dois dias do fórum. Uma sessão especial será consagrada especificamente às reformas inovadoras. Uma mesa redonda vai permitir a análise dos diferentes modelos já com provas dadas em todo o mundo. Por fim, será dedicada uma sessão aos novos modos de financiamento: PPP, mercados financeiros, private equity...

"O nível de investimentos depende das reformas empreendidas pelos estados africanos e é urgente acelerar estas reformas para favorecer as mudanças socioeconómicas impulsionadas pelo setor privado", conclui Arsène Johnson, promotor do fórum.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Africa Best Practices Forum.


Contacto para a imprensa
Hervé PANA
Responsável de comunicação e relações públicas
E-mail: infos@africabestpratices.com
Tel.: +228 90 04 80 81

Relativamente às boas práticas (http://www.africabestpractices.com)
A África tem assistido a enormes progressos no plano económico em relação à última década. Seis das dez economias com as maiores taxas de crescimento encontram-se em África e cerca de 10% do investimento direto estrangeiro mundial foi dirigido ao continente. Graças a uma política de consolidação do ambiente macroeconómico e às reformas sociopolíticas, dois terços das economias africanas beneficiaram de uma melhoria do clima empresarial, segundo o Banco Mundial, na classe Doing Business 2015. Desde a edição anterior deste documento, que mede a facilidade de fazer negócios em 189 países, das economias que mais progrediram cinco são africanas.
Contudo, a África deverá ainda vencer numerosos desafios para prolongar e consolidar esta trajetória. As melhores práticas, um conjunto de métodos e de técnicas de eficácia já comprovada no resto do mundo (direito corporativo e comercial, fiscalidade, estabilidade jurídica), são os motores mais poderosos para a mudança.