terça-feira, 3 de março de 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA: ANZISHA PRIZE



Os empreendedores mais jovens de África podem ganhar 75 000 $ ao candidatarem-se ao Prémio Anzisha de 2015

Após o sucesso inicial, o Prémio Anzisha está em expansão para dar mais apoio a jovens empreendedores e organizações associadas de modo a impulsionar o crescimento económico pan-africano até 2020

JOHANNESBURG, South-Africa, March 3, 2015/ -- Iniciou-se a fase de candidaturas ao 5.o Prémio Anzisha (http://www.anzishaprize.org) que dá início à procura dos empreendedores sociais e empresariais mais jovens e admiráveis de África, com menos de 22 anos. África é o continente mais jovem do mundo, com mais de 600 milhões de pessoas com menos de 25 anos. O Prémio Anzisha é um programa com crescente impacto social que se concentra exclusivamente em promover o acesso de milhões de jovens africanos a oportunidades de empreendedorismo viáveis e estimulantes em sectores económicos de elevado crescimento.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/anzisha.jpg

Photos: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?searchterms=AnzishaPrize2014&level=search

O impacto e o sucesso do programa até à data incentivou os seus coorganizadores, a African Leadership Academy e a Fundação MasterCard, a prolongar a sua colaboração por mais 5 anos. O Prémio Anzisha vai fazer parte do panorama do empreendedorismo em África até 2020 e as suas atividades vão ser desenvolvidas com a máxima dedicação de modo, não só a incentivar os jovens empreendedores, mas também a reforçar e celebrar o ecossistema de organizações que desenvolvem o talento empreendedor dos jovens africanos nesta faixa etária.

É conhecido como #AnzishaEffect (o efeito Anzisha) e refere-se precisamente ao poder das histórias dos empreendedores mais jovens entre nós, que incentivam outros a seguir as suas pisadas. África precisa de jovens líderes empreendedores que sejam fortes e inovadores para criar postos de trabalho, resolver problemas e fomentar a economia. O futuro do continente africano será decidido por líderes empreendedores em todos os sectores.

“Já vimos o #AnzishaEffect em ação nas histórias inspiradoras e na liderança dos Anzisha Fellows (membros da Anzisha), como por exemplo, Laetitia Mukungu, Andrew Mupuya e Thato Kgatlhanye. Atualmente, são reconhecidos em todo o mundo e celebrados como exemplos a seguir”, afirma Reeta Roy, Presidente e CEO da Fundação MasterCard. “Estamos entusiasmados com a expansão do nosso apoio através do Prémio Anzisha de modo a permitir que muitos mais jovens empreendedores em África possam ter um impacto duradouro nas respetivas comunidades e países.”

Todos os anos, os 12 finalistas ganham uma viagem de duas semanas à África do Sul para a experiência de aprendizagem de uma vida na African Leadership Academy e dividem entre si mais de 75 000 dólares americanos de financiamento monetário. No jantar de gala é anunciado o grande vencedor do prémio, o qual recebe 25 000 $ para desenvolver o seu negócio. A partir de 2015, os Anzisha Fellows passam a ser apoiados ativamente através da recentemente instituída Youth Entrepreneur Support Unit (YES-U [Unidade de Apoio ao Jovem Empreendedor]), sediada na African Leadership Academy, uma colaboração com as principais incubadoras de empresas no continente. A experiência dos membros é estruturada em torno de orientação, serviços de consultadoria, reuniões de comunidades e oportunidades de viagem, enquanto desenvolvem os seus empreendimentos empresariais. Novos programas serão anunciados brevemente, os quais se concentram e investem noutras áreas da cadeia de valores dos jovens empreendedores.

As candidaturas encerram a 15 de abril de 2015 e todas as nomeações são muito bem-vindas. O Prémio Anzisha é uma das oportunidades pan-africanas mais acessíveis e abrangentes para todos os jovens, independentemente das suas origens. Os formulários de candidatura e as informações estão disponíveis em inglês, francês, português e árabe e a equipa da digressão do Prémio Anzisha vai visitar as principais localidades e envolver os meios de comunicação locais em todas as regiões. Além disso, mais de 25 organizações associadas de vários países estão disponíveis para ajudar os candidatos em países pelos quais a digressão não vai passar. Aceitamos candidaturas em papel e em suporte digital.

“Há poucos programas com o alcance e o potencial do Prémio Anzisha que se concentrem nesta faixa etária,” comenta Josh Adler, Diretor do Centre for Entrepreneurial Leadership (Centro de Liderança Empreendedora) na African Leadership Academy e Diretor do programa Anzisha, “Este ano, vamos ver as diversas partes do ecossistema em que temos investido desde 2010 a começarem realmente a trabalhar em conjunto para benefício dos mais jovens empreendedores de África, independentemente do local em que se encontrem!”

Acompanhe a história do Prémio Anzisha deste ano online (anzishaprize.org), no Facebook (fb.com/anzishaprize), no Twitter (twitter.com/anzishaprize) e no YouTube (www.youtube.com/user/anzishaprize)

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Anzisha Prize.


Contacto para a imprensa:
Melissa Mbazo – responsável pela ligação com os meios de comunicação social do Prémio Anzisha
E-mail: prize@anzishaprize.org/+27 11 699 3000

NOTAS PARA OS EDITORES 

Sobre o Prémio Anzisha
O Prémio Anzisha (http://www.anzishaprize.org) é gerido pelo Centre for Entrepreneurial Leadership da African Leadership Academy, que foi criado através de uma parceria de vários anos com a Fundação MasterCard. Com o Prémio Anzisha, os organizadores pretendem catalisar a inovação e o empreendedorismo entre os jovens de todo o continente.

Sobre a African Leadership Academy
A African Leadership Academy (ALA) procura transformar África através do desenvolvimento de uma forte rede de líderes empreendedores que irão trabalhar em conjunto para conquistar um extraordinário impacto social. Anualmente, a ALA reúne os mais promissores jovens líderes de todas as 54 nações africanas para um programa pré-universitário na África do Sul, centrado em liderança, empreendedorismo e estudos africanos. A ALA continua a cultivar estes líderes durante a sua vida ao fornecer formação contínua e contactos a redes de pessoas e capital, que podem dar origem a uma mudança em grande escala. Para obter mais informações, visite www.africanleadershipacademy.org

Sobre a Fundação MasterCard
A Fundação MasterCard é uma organização global independente sediada em Toronto, Canadá, com mais de 9 mil milhões de dólares em ativos.  Através de uma colaboração com organizações associadas em 57 países, esta fundação está a criar oportunidades para que todas as pessoas possam aprender e prosperar. Os programas da Fundação promovem a inclusão financeira e a aprendizagem avançada junto dos jovens, principalmente em África. Criada em 2006 através da generosidade da MasterCard Worldwide quando esta se tornou numa empresa pública, a Fundação é uma entidade distinta e independente. As políticas, operações e decisões de financiamento da Fundação são determinadas pelo seu próprio Conselho de Administração, Presidente e CEO.  Para obter mais informações sobre a Fundação, visite www.mastercardfdn.org.

Imagens e outros conteúdos
Um centro de multimédia completo com logótipos, fotografias e entrevistas está disponível em www.anzishaprize.org/media-centre.

Entrevistas exclusivas com candidatos locais promissores
Durante a fase de receção das candidaturas, a equipa do Prémio Anzisha gostaria entrasse em contacto e realizasse entrevistas com os candidatos mais promissores da sua região.  Se isto for do interesse da sua publicação, entre em contacto com a equipa do Prémio Anzisha.

Para obter mais informações e atualizações regulares, visite:
http://www.anzishaprize.org

SOURCE 
Anzisha Prize


ANULAR A SUBSCRIÇÃO