quinta-feira, 19 de março de 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA DHL: ÁFRICA - COMUNICAR COM UMA DAS CLASSES MÉDIAS EM MAIS RÁPIDA EXPANSÃO DO MUNDO


JOHANNESBURG, South-Africa, March 19, 2015/ -- Apesar das vastas oportunidades que África oferece a várias marcas e negócios, a comunicação com os mil milhões de consumidores do continente pode ser um desafio, fruto da variedade de culturas, situações políticas e barreiras linguísticas existentes.

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Photo Megan Collinicos: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1833 (Megan Collinicos, Diretora de Publicidade e Relações Públicas da DHL Express da África Subsariana)

Segundo Megan Collinicos, Diretora de Publicidade e Relações Públicas da DHL Express da África Subsariana (http://www.dpdhl.com), caso as mensagens e os canais não sejam corretamente direcionados e adaptados a este mercado em crescimento, o nível de sucesso dos negócios em expansão para esta região é substancialmente reduzido.

O Banco Africano de Desenvolvimento relatou(1) que, acompanhando o crescimento económico em vários territórios africanos, o aumento do rendimento real levará a um maior consumo, que se prevê que duplique na próxima década. Refere ainda que um crescimento de 4,5% no PIB per capita capitalizado anualmente ao longo de 2015 resultará num aumento de mais de 35% no consumo em África.

Collinicos destaca a pesquisa recentemente publicada pela Nielsen, Perspetivas sobre Mercados Emergentes(2), que destaca o facto de os consumidores em África estarem recetivos a mensagens de marketing com mais de metade (48%) dos inquiridos a confirmar que a publicidade tem uma influência significativa sobre as decisões que tomam sobre o que compram. A pesquisa também revelou que 38% dos inquiridos são motivados a comprar um produto específico através de atividades promocionais e que 34% comprarão mais ou darão preferência a produtos de empresas que sabem estar envolvidas em programas ou práticas de responsabilidade social corporativa. O marketing de boca em boca continua(3) a ser importante para a tomada de decisões dos consumidores nos mercados emergentes.

“As empresas devem, por isso, ser inovadoras com o marketing no continente africano, já que os consumidores nessas regiões estão relativamente recetivos aos canais não tradicionais. É também essencial ter estratégias individuais para as diferentes regiões de África. O que resulta na Nigéria poderá não funcionar necessariamente no Uganda ou na Zâmbia.”

“Com a nossa presença em todos os países de África, esforçámo-nos por entender cada mercado individual e desenvolver estratégias individuais adequadas a cada um deles. Obtivemos alguns dos nossos maiores sucessos através de intervenções de rua, onde nos envolvemos em atividades divertidas com o público em geral. Estas iniciativas são particularmente eficazes em cidades onde o panorama publicitário tradicional já se encontra congestionado. A nossa promessa de serviço é ‘Excellence. Simply Delivered’. Por isso, centramos as nossas mensagens e ações de comunicação no domínio da excelência na expedição e na entrega. Assim, podemos dar ao consumidor uma ideia clara daquilo que fazemos – isto permite-nos combinar reconhecimento de marca com associação de marca. Quando os consumidores precisarem de enviar uma encomenda, pensarão na DHL”, acrescenta Collinicos.

“Prevê-se(4) que o uso da Internet em telemóveis aumentará 20 vezes nos próximos cinco anos em África, o dobro do ritmo de crescimento no resto do mundo, e que o preço da transferência de dados seja cada vez mais baixo. Isso faz com que as técnicas de publicidade digitais e inteligentes nas redes sociais sejam um canal viável para atingir o mercado alvo. É relativamente eficaz em termos de custos, em comparação com os canais tradicionais, e tem a vantagem de ser flexível e imediato. Temos mais de 450 000 seguidores no Facebook, o que nos permite comunicar com um grande público em tempo real, partilhando tudo desde ofertas especiais, conselhos de expedição, atividades promocionais, patrocínios, as nossas histórias de responsabilidade social corporativa e usando a plataforma como um serviço adicional para o cliente.

“À medida que o entusiasmo e o interesse crescem em torno de África, como um mercado atrativo em expansão para PME, deverão escolher-se cuidadosamente as estratégias de marketing para as respetivas regiões – uma comunicação eficaz poderá ditar o sucesso da expansão global”, conclui Collinicos.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.