terça-feira, 3 de março de 2015

ELETRICIDADE EM BAMBADINCA




A 4 de Março de 2015, pelas 09h00, em Bambadinca, a Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau e a ONG TESE Sem Fronteiras, irão inaugurar o Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB), com a prevista participaçãode S.E. o Primeiro-Ministro e de outros membros do Governo da Guiné-Bissau, bem como do Embaixador da União Europeia em Bissau e do Comissário da CEDEAO para Energia e Minas. 

A entrada em serviço do SCEB permitirá aos 8 mil habitantes de Bambadincaultrapassar os constrangimentos no acesso à electricidade, beneficiando de um abastecimento permanente de energia renovável, garantido por uma inovadora central fotovoltaica híbrida de 312 kW de potência.

Este é o resultado do programa "Bambadinca Sta Claro", financiado pela União Europeia,pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, com o apoio da Direcção-Geral de Energia.

O projecto foi desenvolvido e executado pela TESE Sem Fronteiras e pelos seus parceiros, a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca (ACDB), a ONG guineense DIVUTEC e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O SCEB será gerido pela ACDB, que garantirá o fornecimento de electricidade a um preço acessível, assim como um modelo de gestão sustentável, com vista à sua replicação futura noutras localidades da Guiné-Bissau e da sub-região. 

Este projecto é co-financiado pela União EuropeiaDelegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau

Bairro da Penha, Bissau

 Inauguração do Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca financiado pela União Europeia 

A Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau e a TESE Sem Fronteiras inauguram amanhã o Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB), que permitirá aos 8 mil habitantes de Bambadinca beneficiar de um abastecimento permanente de energia renovável.
 A 4 de Março de 2015, pelas 09h00, em Bambadinca, a Delegação da União Europeia