quinta-feira, 5 de março de 2015

GOVERNO QUER REGISTAR TODAS AS ARMAS DE GUERRA

O Governo guineense, através do Estado Maior General das Forcas Armadas, anunciou o início do registo de todas as armas de guerra que até agora não foram assinaladas pelo Estado.

Em comunicado, o Chefe da Divisão de Armamento e Técnicas, Leonardo de Carvalho, informou que a medida é abrangente a toda população. «Comunicamos a todos que este trabalho é extensivo a todas as regiões, sectores e secções, onde os registos devem ser efectuados nos Comandos das Zonas Militares ou ainda nas unidades militares mais próximas», lê-se no comunicado disponível pelo meio de comunicação PNN.

Todos aqueles que não cumprirem as ordens do Governo serão responsabilizados. «A divisão avisa que quem não cumprir as decisões do Estado Maior General das Forças Armadas será responsabilizado judicialmente e assumirá todas as consequências previstas nas leis em vigor na Guiné-Bissau», referiu.

Este registo acontece numa altura em que estão a circular muitas armas nas mãos de pessoas fora do controlo do Governo, que em muitas das situações são utilizadas em práticas ilícitas.


Estes últimos dias, foram registados no país muitos assaltos à mão armada, com maior incidência na capital/Bissau.