quarta-feira, 4 de março de 2015

OPINIÃO: BRAVO CARMELITA PIRES

Lendo o discurso pronunciado pela Dra. Carmelita PIRES, Ministra de Justiça, na ocasião da abertura do Ano Judicial, senti um dialogo franco com o Povo. O Povo da Guiné nunca viveu na felicidade, não por causa da pobreza, mais por falta da Justiça. Muitos que nunca tinham ouvido falar do « Ano Judicial », atravez deste discurso, não esquecerão o conceito de « Ano Judicial ». Mais um passo timido, na construção da cultura judicial.

No seu discurso a Carmelita Pires apontou a principal preocupação dos Guineenses : a falta de Justiça. E o merito principal deste discurso é ter conseguido diagnosticar com uma lucidez clara o mal da nossa sociedade : a injustiça. Essa injustiça social e economica alimentada por fraqueza da Instituição Judicial e Polical.

Hà pessoas que nunca trabalharam na Guiné mas que vivem com meios exorbitantes. Hà fortes indices de pessoas que desviaram errarios pùblicos, mas que continuam a circular na praça pùblica sem que lhe fossem pedidos contas. Hà pessoas em que toda gente na Guiné acusam de ter sido implicados nos crimes de sangue, mas que continuem a passear e a gozar de notoriedade.

Não vou fazer nenhuma comparação, até por que comparação não é razão, mas se muitos Ministro deste Governo trabalhassem com tanta rigor como a Dra. Carmelita PIRES, estaremos mais longe no nosso processo complexo de desenvolvimento e de apaziguação do espaço pùblico e politico.

Do seu desepenho na luta contra narcotrafico, passando pelo seu discurso em Monaco (França) durante a reunião sobre Interpol, onde assumio « de facto » o papel de Ministro de Negocios Estrangeiros, a este discurso da abertura do Ano Judicial, a Carmelita Pires demostrou claramente que é um dos poucos Estadistas que temos presentemente na Guiné. Sente-se que o seu lugar como Membro do Governo é fruto do seu trabalho que todos os Guineenses honestos devem apreciar.

A Carmelita Pires não beneficiou de privilegio de pertencer a um grande partido para ter lugar no Governo. No seu caso nao existe « privilegio partidario » para que alcançasse a pasta da Justiça.  O papel dum Ministro da Justiça, nao é engariar simpatias ou amizades via blogs, mas de defender a ordem pùblicas e de velar na aplicação da Legislação com os meis constitucionais e legais. Analisando friamente, a Carmelita PIRES, é uma das pessoas com quem a Guiné vai ter que contar no futuro.

Mais uma vez, Bravo Dra. Carmelita Pires. Bravo !



Pedro Té.