sábado, 7 de março de 2015

OPINIÃO: OS PARASITAS E OS ETERNOS PROBLEMAS DO PAIGC CAUSAM DANOS AO PAÍS

De há uns anos a esta parte, sempre que ocorrem turbulências no PAIGC o país sofre e toda a população paga inocentemente. No passado recente, os militares serviram de bode expiatório de todos os males que nos atormentaram no país, quando é sabido que, quando alguém perde nas disputas políticas, refugia-se na protecção dos homens de armas ou nos bastidores da presidência da república para alcançar seus propósitos.
 
 Estamos de novo em vias de perder a tranquilidade dos últimos meses e assim ver adiada descolagem do país para o almejado desenvolvimento.
 
Os perdedores do Congresso de Cacheu nãos apostaram nas Forças Armadas porque a última experiência do golpe de Estado foi amarga. Porém, não se coibiram de trabalhar na formação de uma equipa de contra- governo, aglomerando-se à volta de certas instâncias do poder sob a capa de Conselheiros e outras funções similares, quando bem se sabe que, a maioria desses fulanos fazem tudo, menos trabalhar. O que é que produzem? Que benefícios seus conselhos trazem para o país sem causar agitação?
 
É importante notar que grande parte dos senhores que se fazem passar por Conselheiros, espectam cargos ministeriais que pelas vias normais não conseguiram, mas alcançáveis por via de um governo de iniciativa presidencial, através de um Golpe ao Governo possível de ser liderado pelo Presidente da República que, a todo o custo, quer ser o Chefe do Governo e ser o manda-chuvas do Executivo. O que está na forja poderá vir a mergulhar o país numa crise profunda pois, o cidadão guineense que rejeitou o Golpe de Estado Militar de 2012 rejeitará o Golpe Presidencial ao Governo.
 
No seio do PAIGC existem altos dirigentes incapazes de darem seu contributo para o desenvolvimento do país mediante recurso às suas competências técnicas e profissionais. Dão o máximo de si para estarem sempre em cargos de chefia e, quando lá não estão, é porque tudo está errado e investem na alteração da ordem estabelecida. A esses camaradas rogamos que reaprendam a trabalhar, porque os novos tempos serão de trabalho, e muito trabalho. Não serão tempos de intrigas e de conversas pelos bastidores a falar mal de cada um para se poder projectar.
 
A máquina do PAIGC tem produzido tantos parasitas que não trabalham e não sabem ser nem estar. São esses os elementos que minam o partido porque nada fazem para sua melhoria, que não seja marcar presença nas reuniões e aguardar pelas oportunidades de partilha de cargos. Conseguido isso, não precisam do partido para mais nada até que novas crises surjam.
 
Os problemas existentes dentro do PAIGC devem ser resolvidos dentro do partido e não no Governo. Tampouco deve ser o PR a interceder por uma ou outra das partes no processo e em contenda, pois não é esse seu papel. O PR é árbitro nacional e presidente de todos os guineenses. Não tem de se imiscuir nas querelas intrapartidárias que devem ser resolvidas em espaço próprio e pelos actores aos quais compete tratar. As crises partidárias não devem ser confundidas com as do Governo.
 
O exército de parasitas políticos que vegeta na Presidência da República deve ser reduzido a uma quantidade de colaboradores capazes de trabalharem e produzirem o que seja susceptível de trazer ganhos para o país. Os restantes deverão ser colocados em lugares onde menos danos causam ao país e onde poderão ser úteis ao processo de desenvolvimento nacional. Ficando onde estão, sem trabalho de facto, o que acabarão fazendo será gastar dinheiro do povo para fazer incitação à perseguição do Governo, assim como gastar cada vez mais com viagens para negócios pessoais ou tentativa de ensombração dos membros do Governo.
 
Camaradas, já é tempo de cada um revelar o que tem feito e que resultados tem produzido para o bem do país. Nada melhor que mostrar o que temos feito para provarmos que somos melhores que aqueles que acusamos de não fazerem nada ou de fazerem mal as coisas. Dizer o que se deve fazer, não chega. Mostrem trabalho e impacto do mesmo para convencer o mundo que são bons.
 
Caros irmãos guineenses, vamos todos pensar a Guiné e colaborar no seu desenvolvimento. Desde a independência somente fizemos o país andar para trás. Porque é que não vamos deixar a este Governo trabalhar durante 4 anos e depois avaliá-lo? Porquê que não deixamos o Governo romper com os males que afectam o país, já que no passado nunca se deixou o governo trabalhar em tranquilidade e, logo, nunca os Governos conseguiram fazer desenvolver o país porque os corruptos e incompetentes de ambição desmedida nunca deixaram.
 
Peço desculpas a quem eventualmente esta mensagem possa ter ferido.
Vai um abraço para todos os guineenses e amigos da Guiné-Bissau.
DP