terça-feira, 3 de março de 2015

SALÁRIOS DA FUNÇÃO PUBLICA ALVO DE REAJUSTES ESTE ANO

Para este ano o governo guineense pretendia proceder ao aumento dos salários dos funcionários públicos, mas, porque tal não será possível, “os trabalhadores terão de se contentar com alguns ajustes”, anunciou Geraldo Martins, ministro das Finanças.

Alguns funcionários públicos terão os salários e outras compensações reduzidas, para que outros, “os que auferem menos, possam ter aumentos ainda que em pequena escala”, referiu o ministro, que também coordena a pasta da Economia.

Geraldo Martins diz que tudo isto é reflexo do “bom desempenho” das novas autoridades no que toca ao saneamento da situação financeira do país.

Na semana passada, o executivo guineense recebeu nota positiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), que concluiu uma avaliação ao desempenho macroeconómico do país, tendo destacado, por exemplo, que Bissau superou as expectativas em termos de arrecadação de receitas.
Ou seja, nas contas do FMI, a arrecadação de receitas, sobretudo, as fiscais, subiu na ordem dos 60%, o que, para a organização financeira “é muito encorajador”.

“Depois de termos liquidado todas as dívidas às organizações credoras da Guiné-Bissau, agora é tempo de olhar para dentro e avançar para a justiça social, começando pelos ajustes nos salários”, defendeu o ministro da Economia e das Finanças.


Em 2016, Geraldo Martins acredita já estarem reunidas as condições para aumentar os salários dos funcionários públicos, “desde que as reformas económicas sejam consolidadas e os guineenses paguem mais impostos”.

Abola/Mussa Baldé