quinta-feira, 28 de maio de 2015

ESTÁTUTA DE NINO VIEIRA SERÁ ERIGIDA EM FRENTE AO PARLAMENTO

De acordo com uma resolução aprovada por unanimidade na terça-feira em sessão plenária do Parlamento guineense, a que Lusa teve hoje acesso, a estátua de "Nino" Vieira será erigida em frente à sede do hemiciclo em Bissau, em data a anunciar.

Cuba já se prontificou a erguer a estátua, que será de corpo inteiro, assim que o Governo acolher a decisão tomada pelos deputados.

O Parlamento "vai propor ao Governo a atribuição do título de herói nacional e a construção de uma estátua de corpo inteiro em memória de João Bernardo Vieira enquanto primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular", lê-se na resolução.

No mesmo documento, os parlamentares aprovaram recomendar ao Governo que os "restos mortais" de "Nino" Vieira fossem transladados do cemitério municipal de Bissau para a Fortaleza de Amura, lugar onde repousam os corpos de outras figuras do país, nomeadamente Amílcar Cabral, "pai" da independência, e o ex-Presidente Kumba Ialá, entre outros.

"A homenagem ao Presidente "Nino" Vieira perfila-se na linha de um processo de reconhecimento formal de figuras históricas e da reconstituição da memória coletiva do nosso povo", assinala-se ainda no documento.
Para os deputados, "Nino" Vieira teve um papel preponderante na luta armada pela independência da Guiné-Bissau, e mais tarde na abertura política do país ao pluralismo democrático, factos que devem ser preservados e transmitidos às novas gerações.

Até agora, apenas Amílcar Cabral tem uma estátua em corpo inteiro erigida junto ao aeroporto internacional de Bissau.