sexta-feira, 31 de julho de 2015

AFRICA50 ANGARIA 830 MILHÕES DE USD PARA INFRAESTRUTURAS

ABIDJAN, Côte d’Ivoire, July 31, 2015/ -- Africa50 (http://www.Africa50.com), a nova e inovadora plataforma de investimento em infraestruturas promovida pelo Banco Africano de Desenvolvimento (http://www.afdb.org), efetuou a sua Assembleia Geral Constitutiva a 29 de julho de 2015 em Casablanca, Marrocos. Vinte (20) países africanos e o Banco Africano de Desenvolvimento subscreveram uma quantia conjunta inicial de 830 milhões de dólares em capital social. Estes países fundadores africanos são compostos pelo Benim, Camarões, Congo, Djibouti, Egito, Gabão, Gana, Costa do Marfim, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Marrocos, Nigéria, Níger, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Gâmbia e Togo. Enquanto esta primeira tranche apenas esteve disponível para os países africanos, prevê-se que a segunda tranche e as tranches subsequentes estarão disponíveis não só para os países africanos que irão investir na Africa50, mas também os investidores não soberanos, em África e fora dela. Prevê-se que a segunda tranche esteja disponível antes do final de 2015.


O orador deste evento histórico, o Dr. Donald Kaberuka, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e o atual Presidente dos Conselhos de Administração da Africa50, afirmou: "a grande presença de estados africanos e os compromissos financeiros são o testemunho de uma visão partilhada para encontrar novas formas de acelerar o aprovisionamento de infraestruturas. A Africa50 será um passo de mudança para o financiamento e o desenvolvimento das infraestruturas em África".

O motivo da existência da Africa50 é mobilizar poupanças a longo prazo, dentro e fora de África para o financiamento de projetos de infraestruturas comercialmente viáveis em toda a África. Através de uma abordagem integrada, a Africa50 irá investir em projetos de infraestruturas africanas em escala, em conjunto com toda a cadeia de valor financeiro do projeto destinada a elevar as janelas de Financiamento do Projeto e Desenvolvimento do Projeto. A forte expressão do compromisso efetuado hoje pelos países africanos é um primeiro passo em direção à atração dos investidores institucionais, incluindo fundos soberanos, fundos de pensões, empresas de seguros e outras fontes de financiamento a longo tempo em todo o mundo. Prevê-se que a capitalização a médio prazo da Africa50 atinja os 3 mil milhões de dólares.

Durante a Assembleia Geral Constitutiva, os membros fundadores da Africa50 assinaram os estatutos, os quais estabelecem as normas mais elevadas de governação corporativa. A sede da Africa50 situa-se em Casablanca, em Marrocos. Um contrato relativo à sede foi assinado com o Reino de Marrocos que confere à Africa50 diversos privilégios e imunidades similares aos que o Banco Africano de Desenvolvimento usufrui. As outras decisões tomadas nas reuniões incluem as nomeações dos membros dos Conselhos de Administração dos veículos de Financiamento do Projeto e Desenvolvimento do Projeto e também a nomeação da KPMG como auditores externos.

O Sr. Mohamed Boussaid, o Ministro das Finanças do Reino de Marrocos, afirmou que a Africa50 é uma ideia que chegou na altura certa e que a Assembleia Geral Constitutiva é um primeiro passo importante em direção à sua transformação em realidade.

Os Conselhos de Administração recentemente eleitos reuniram-se depois da Assembleia Geral Constitutiva e lançaram o recrutamento do Chief Executive Officer da Africa50 através de um processo de seleção competitivo internacional. Entretanto, o Conselho nomeou o Sr. Alassane Ba para assumir o cargo de Presidente Executivo, como parte das medidas para operacionalizar imediatamente a Africa50. Espera-se que a Africa50 inicie os projetos de desenvolvimento e financiamento antes do final de 2015.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Africa50.


Para obter mais informações, por favor, visite www.africa50.com