sexta-feira, 2 de outubro de 2015

INTERNACIONAL: NOBEL DA PAZ PARA MERKEL OU ACNUR, ARRISCAM ESPECIALISTAS


O diário alemão Bild diz na sua edição de sexta-feira que a chanceler Angela Merkel é uma "séria candidata" ao Prémio Nobel da Paz, que é atribuído dentro de uma semana, pelo seu papel nas crises ucraniana e de refugiados.

"A chanceler Angela Merkel tem boas hipóteses", diz o diário mais popular da Alemanha num texto cujo título é "O Nobel da Paz para Angela Merkel?".

Na quarta-feira, em Oslo, o director do Instituto Prio, descrito como especialista no processo de atribuição do Nobel da Paz, Kristian Berg Harpviken, prognosticava a vitória desta política alemã — se bem que as previsões poucas vezes acertam nas escolhas do comité do Nobel. 

"Angela Merkel terá o Nobel da Paz", disse Harpviken numa conferência de imprensa. "Penso que a crise europeia dos refugiados, ou melhor a crise mundial de refugiados, vai ter a atenção do comité Nobel este ano. E Angela Merkel foi a pessoa que tomou a liderança" deste dossier na Europa.

Outro dado referido pelos que defendem Merkel é o seu papel na crise ucraniana, considerando que foi a chanceler a artesã do acordo de Minsk que, no início deste ano, estabeleceu um cessar-fogo na zona separatista do Leste do país.


Outro especialista em Nobel, o historiador Asle Sveen, citado pela AFP, disse que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR, que é dirigido pelo português António Guterres) é o organismo mais bem posicionado para receber o prémio. "Penso que o ACNUR está no topo da lista, assim como Mussie Zerai, o padre da Eritreia que teve um papel central na ajuda aos refugiados que atravessaram o Mediterrâneo, do Norte de África para a Europa", disse o historiador.