sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SAÚDE: TEM INICIO ESTA SEXTA-FEIRA, DIA (02) CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE QUE DECORRERÁ ATÉ TERÇA-FEIRA PRÓXIMA, DIA (06). A CAMPANHA DECORRE SIMULTÂNEAMENTE EM TODOS OS PAÍSES DA SUB-REGIÃO OESTE AFRICANA E SERÁ ADMINISTRADA ÀS CRIANÇAS ATÉ 5 ANOS DE IDADE.

POLIOMIELITE O QUE É?

É uma doença viral que pode afectar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afectar tanto crianças quanto adultos.
A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças. O vírus causador ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.
CAUSAS

A poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contacto directo pessoa a pessoa e também por contacto com muco, catarro ou fezes infectadas.
O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.
O período de incubação do vírus, ou seja, tempo que leva entre a infecção e surgimento dos primeiros sintomas, varia de cinco a 35 dias, mas a média é de uma a duas semanas.
O poliovírus pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contacto directo com uma pessoa infectada. A doença é tão contagiosa que pode ser pega no ar, principalmente por pessoas que convivem com portadores do vírus. Quem tem poliomielite pode transmitir a doença semanas após a infecção.