terça-feira, 24 de novembro de 2015

DOIS MEMBROS DO GOVERNO ESTÃO EM CABO VERDE

Praia - Uma delegação da Guiné-Bissau encontra-se em Cabo Verde para conhecer a realidade do país a nível da governação eletrónica, a função pública e administração e identificar, com o governo cabo-verdiano, caminhos para a cooperação entre os dois países.
A delegação chefiada pelo ministro da Função Pública e Trabalho da Guiné-Bissau, Luís Aníbal Fernandes, que tem agendadas visitas ao Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), a Escola da Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, (EHTCV), ao Instituto Nacional de Previdencia Social (INPS), à Unidade de Coordenação da Reforma do Estado, entre
Em declarações a jornalistas após uma visita à Casa do Cidadão, na cidade da Praia, a secretária de Estado da Administração Pública do Território e o Poder Local, Ester Fernandes, que integra a delegação da Guiné-Bissau.
Avançou que, no cumprimento do programa do Governo bissau-guineense, vai-se proceder à descentralização de algumas regiões e localidades.
"Para isso, queremos conhecer as medidas e políticas implementadas no arquipélago cabo-verdianos, uma vez que a experiência de Cabo Verde pode ser muito útil para alcançarmos o nosso objetivo", precisou.
A governante admitiu que as reformas, inovações e modernizações administrativas no seu país só podem ser executadas com êxito, com o apoio de Cabo Verde que tem experiência no setor, através dos diferentes serviços especializados.
Por seu turno, o secretário de Estado da Administração Pública de Cabo Verde, Romeu Modesto, adiantou que as delegações dos dois países vão trabalhar, ao longo dos sete dias da visita da comitiva da Guine-Bissau, em áreas estratégicas como a gestão da administração, melhoria do ambiente de negócio e governação eletrónica.


"Durante essa missão vamos trabalhar no sentido de definirmos quais são as prioridades dentro destes setores prioritários, e montar um plano de ação estruturado, analisar quais serão os recursos necessários para que possamos arrancar com o projeto o mais rápido possível", indicou Romeu Modesto. Panapress