sábado, 21 de novembro de 2015

OPINIÃO: PORQUÊ TROCAR GILDO POR SEDJA MAN E DOMINGOS SIMÕES PEREIRA POR BACIRO DJÁ?

Vi num dos posts publicado no vosso site de que o Antonio Sedja Mam é grande homem. Ele nunca foi grande homem nenhum, talvez no tamanho, mas é tão pequeno como o ditador que o nomeou.

Ele é especialista no jogos sujos e sempre aparece nas situações do género. Quem não se lembra da sua ilegal nomeação como Presidente do Supremo Tribunal (STJ) por Koumba Yala em 2002 contra todos as regras do STJ? Quem não se lembra da guerra que desencadeou contra o antigo Presidente Supremo Tribunal destituído por Koumba e seus colegas até a morte de um dos juízes conselheiro perseguido pelo Koumba. Hoje a mulher e os filhos andam na amargura da desgraça e a Deus dará.

Quem não se lembra da traição do Sedja Mam aos seus colegas da CNE quando era Secretário Executivo da CNE aquando das últimas eleições legislativas? Foi um dos instigadores para que um grupo de jovens do seu partido quase incendiassem a CNE.  Contribuiu no famoso espancamento dos militares aos polícias à frente da CNE e é um dos responsáveis pela morte do Presidente da CNE Desejado Lima da Costa.

Quem não se lembra das suas actuações como Ministro de Interior na era do Koumba? Das prisões arbitrárias, violações dos direitos humanos, etc? Quem não se lembra da sua briga com um dos empresários de Bissau ao pé da escola de padre porque este não lhe deu a sua comissão num falso fornecimento de bens ao Ministério de Interior quando era ministro?

Há um ditado que diz: "Diz-me com quem andas, te direi quem és."
Com tantos quadros bons no PAIGC é logo esse o homem que o JOMAV foi nomear. Porque trocar Gildo por Sedja? Porque Baciro por Domingos? Façam outras comparações a nível dos ministros que ele tinha trocado com os de Baciro Dja. É como tocar lombos por ossos.

Na próxima vem o perfil de Dionisio Kabi, homem que o pequeno ditador tinha nomeado para a pasta de Justiça no governo de 48 horas, agora Presidente de Tribunal de Contas. Outro alto dirigente do PRS. Homem que todos sabemos está metido na droga há muito.

Para terminar, nunca vi um presidente que deseja mal ao seu próprio governo, que luta contra o seu próprio partido, que luta contra outros órgãos de soberania como a PGR, STJ, ANP e o governo. JOMAV é um perigo para a Guiné, em vez de unir os Guineenses está a dividir.

De um Guineense muito preocupado com o rumo dos acontecimentos e com as investidas do JOMAV. Cada Guineense é responsável do que está acontecer, todos ficam calados a serem tratados de parvos. I KANA SEDU NO TRÁS!
 
JULIO KABY