segunda-feira, 23 de novembro de 2015

OPINIÃO: QUEM É ANTÓNIOSEDJA MAN?



Podem não conhecê-lo, podem não saber o que é capaz de fazer, podem não ter a noção da força do mal que habita nele, mas uma coisa podem ter certeza, ele vai perseguir quem lhe for indicado até à sua destruição total.

Assim foi sempre por onde ele passou. A mais recente história deste homem aconteceu na CNE, onde desempenhou funções de Secretário Executivo, por indigitação do PRS. Na altura Desejado Lima da Costa, hoje falecido era o Presidente e Orlando Mendes Viegas e o Dr. Queta Secretários Executivos Adjuntos.

Depois da primeira volta das presidenciais antecipadas de 2012, Carlos Gomes Júnior venceu e tinha como adversário na segunda volta, Kumba Ialá também hoje falecido. Os militares e políticos da oposição e alguns dentro do próprio PAIGC não queriam que a vitória final de CADOGO júnior se confirmasse e tudo engendraram para levar avante um golpe de Estado. Depois de várias tentativas, encontraram no Sedja Man um caminho pelo qual podiam chegar ao objectivo. E com ligação aos militares e Kumba Ialá na altura, não pestanejou, acedeu ao convite e começou o que só ele sabe fazer, lutar e guerrear o inimigo até à morte.

Foi o que fez, conseguiu colocar do seu lado o outro elemento do PAIGC que estava na altura na CNE, o Dr. Queta, como não tinha conseguido o apoio do Orlando Viegas que estava do lado de Lima da Costa. 

A primeira coisa que fez foi começar uma luta interna com o Presidente da CNE, acusando-o de engendrar fraudes para beneficiar o candidato do PAIGC e desviar fundos para seu proveito próprio e dos seus amigos dentro da instituição. Foi tão duro a luta entre os dois que houve até ameaça de morte…

Poucos dias depois, apareceu em público o Porta-voz da CNE, Mendes Viegas a declarar livres e justas a!ª volta das presidenciais embora ter admitido haver irregularidades, mas que em nada tinham influenciado os resultados eleitorais.

Sedja Man estava vencido, todos na CNE pensavam que sim, só que, não conheciam este homem. Ele nunca desiste de uma luta e é tão esperto que sempre consegue uma saída. Foi o que fez, usou o seu instinto do mal e obrigou os militares a ameaçaram Mendes Viegas de morte e destruição dos seus bens e da sua família caso continuasse a apoiar o Lima da Costa e CADOGO Júnior.

O cenário mudou, Orlando sabia do que estava sendo preparado e temeu pela vida, dias depois apareceu ao lado de Sedja Man em conferência de imprensa a declarar de fraudulento a primeira volta das presidenciais que deu vitória Gomes Júnior.

Dias depois, os candidatos derrotados, Kumba Ialá, Serifo Nhamadjo, Henrique Rosa (Já falecido) e outros apareceram publicamente a descordarem dos resultados.

A luta pela desacreditação da CNE começou, mas como tinham que apresentar provas junto do STJ e não os tinham porque não existiam, esta via começou a ser vista com pouco peso para atingir os objectivos previstos – atingir o poder.

A CNE avançou, mesmo com todo o arsenal apontado contra ela, marcou a data para o inicio da campanha para a segunda volta e na véspera apareceu Kumba Ialá ao lado dos aliados, com aquela declaração sinistra ameaçando a tudo e a todos e dando ultimato para que, teria coragem de avançar para a campanha eleitoral e horas depois logo à tarde o país foi surpreendido por um golpe de Estado que destituiu do poder e prendeu o Presidente da República e o Candidato do PAIGC vencedor da !ª volta das presidenciais.

Desejado Lima da Costa conseguiu escapar por milagre da sua casa tendo junto com muitos dirigentes e personalidades ligados ao regime destituído refugiado na sede da União Europeia em Bissau e, lá ficaram por muito tempo.

Sedja Man tinha recebido da liderança militar que dirigia o país na altura a promessa de ser o futuro Presidente da CNE e, a guerra com Lima da Costa continuou, sobretudo quando este saiu do cativeiro e voltou com ajuda do então Presidente Nhamadjo como Presidente da CNE.
Sedja Man não engoliu essa possibilidade e tudo fez para afastar Lima da Costa da instituição, inclusive denunciar a sua presença aos militares que tentaram intimidá-lo e de novo. com ajuda e suporte do Presidente Nhamadjo não conseguiu o intento.

Aí o homem quase pirou, ficou louco de raiva e começou a ter com Lima da Costa um sentimento de ódio, ódio de morte mesmo.

Não tardou muito para que Lima da Costa começar a sentir mal e viajou para Portugal onde o estado de saúde piorou e tempos depois voltou sem vida (que a sua alma descanse em PAZ). O mais trágico é que os restos mortais do então Presidente da CNE foram transladados para Bissau e Sedja Man e Dr. Queita embora estivessem muito pertinhos de Bissau (em Ziguinchor) não assistiram ao funeral.

E Sedja tinha todo o caminho livre para ver o seu sonho transformar-se em realidade, só que não sabia que nós podemos ter os nossos planos, mas “DEUS” também tem os seus, e, sempre os planos de “DEUS” é que vincam e, foi o que aconteceu.

Foi aprovada na ANP a lei que permite que os novos membros do secretariado executivo da CNE sejam magistrados judiciais – que são personalidades aparentemente independentes e apartidárias.

Rui Nené, Juiz Conselheiro do STJ que tinha vencido a vice-presidência nas eleições do STJ foi eleito também e no meso dia Presidente da CNE pelos deputados da Nação.  Rui Nené optou por ficar na CNE e foi empossado dias depois o novo homem forte da CNE.

Sedja Man de novo viu-se perante uma situação constrangedora, mesmo assim não desistiu e, começaram as ameaças contra Rui Nené. Este, uns meses depois desistiu por pressão da família e pediu demissão do cargo do Presidente da CNE.

Sedja Man de novo estava vendo uma luz no fundo do túnel e começou a pressionar os militares para cumprirem a promessa feita na altura do golpe de Estado de 12 de abril. Ele era um magistrado judicial e podia muito bem encaixar no que a lei orientava para eleição do Presidente da CNE, Só que “DEUS” já tinha o seu plano. E no plano de “DEUS” Sedja Man não constava. Só que o pai supremo ficou tão furioso que acabou por afastá-lo de tudo.

Ou seja, antes com Rui Néne ele era Secretário Executivo, e, depois do afastamento deste por suas ameaças, ele acabou por perder tudo. Novo Secretariado Executivo foi eleito. São os que lá estão até agora.

Sedja Man viu-se traído e abandonado pelos militares e tanto chorou, tanto chorou que ficou quase louco… Mas não desistiu e hoje foi de novo ressuscitado pelo Decreto Presidencial que o nomeou Procurador-Geral da República.

Só que o nosso Presidente da República não conhece o extinto animal de Sedja Man, não sabe que depois de cumprir todas as orientações, eliminando os adversários dentro do PAIGC vai começar a lutar contra os oponentes do PRS, olhando para o próximo embate eleitoral. Nesta altura vai ter tanta coisa contra JOMAV que este em nada poderá fazer contra ele e aí vão começar a chantagem e a preparação da sua derrota.

Quando isto começar a acontecer vamos lembrar-vos desta frase de Mahatma Gandhi. ``NÃO PRECISAMOS APAGAR A LUZ DO PRÓXIMO PARA QUE A NOSSA BRILHA``.

G. R. T.