segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PORTUGAL: CAVACO SILVA PEDE A COSTA CLARIFICAÇÃO DE DÚVIDAS PARA FORMAÇÃO DE GOVERNO

Na nota da Presidência da República, Cavaco Silva expressa “dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura”.

O Presidente da República suscitou ao secretário-geral do Partido Socialista a clarificação foram de questões “omissas nos documentos, distintos e assimétricos, subscritos entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista "Os Verdes"”. Questões que, para Cavaco Silva suscitam as dúvidas sobre a estabilidade de uma solução governativa.

À saída do encontro com o Presidente da República, António Costa não prestou declarações aos jornalistas.

Clarificação de dúvidas

São seis os temas que o Presidente quer ver clarificados formalmente:

a) aprovação de moções de confiança;

b) aprovação dos Orçamentos do Estado, em particular o Orçamento para 2016;

c) cumprimento das regras de disciplina orçamental aplicadas a todos os países da Zona Euro e subscritas pelo Estado Português, nomeadamente as que resultam do Pacto de Estabilidade e Crescimento, do Tratado Orçamental, do Mecanismo Europeu de Estabilidade e da participação de Portugal na União Económica e Monetária e na União Bancária;

d) respeito pelos compromissos internacionais de Portugal no âmbito das organizações de defesa colectiva;

e) papel do Conselho Permanente de Concertação Social, dada a relevância do seu contributo para a coesão social e o desenvolvimento do País;

f) estabilidade do sistema financeiro, dado o seu papel fulcral no financiamento da economia portuguesa.

Para o Presidente da República, o esclarecimento destas questões é “tanto mais decisivo quanto a continuidade de um governo exclusivamente integrado pelo Partido Socialista dependerá do apoio parlamentar das forças partidárias” com as quais o PS subscreveu acordos.


Cavaco Silva põe ainda a tónica nos desafios da sustentabilidade da recuperação económica, da criação de emprego e da garantia de financiamento do Estado e da economia. Desafios que se manterão ao longo da legislatura.