terça-feira, 24 de novembro de 2015

PORTUGAL: O PRESIDENTE DA REPÚBLICA VAI RECEBER O SECRETÁRIO-GERAL DO PS, ANTÓNIO COSTA, ESTA TERÇA-FEIRA ÀS 11:00 LOCAL NO PALÁCIO DE BELÉM. O ENCONTRO CONSTA DA AGENDA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SENDO ESTE O SEGUNDO ENCONTRO ENTRE AMBOS EM 24 HORAS.

Na agenda divulgada é referido que às 11:00 "o Presidente da República recebe, em audiência, o secretário-geral do Partido Socialista, Dr. António Costa".

É o segundo encontro entre Cavaco Silva e António Costa em 24 horas, depois da audiência desta segunda-feira, que resultou na entrega do Presidente de uma lista de exigências antes da luz verde a um governo de liderança socialista.

O encontro é marcado depois de o secretário-geral do PS ter feito seguir para Belém, ao final da tarde de segunda-feira, uma carta de resposta às questões colocadas durante a manhã pelo Presidente da República. Cavaco Silva manifestou dúvidas sobre os acordos de Governo subscritos pela esquerda parlamentar.

As respostas foram alinhavadas no Rato para dissipar as objecções do Presidente, que nesse sentido encarregou António Costa de apresentar “uma solução governativa estável”.


Cavaco Silva pediu a clarificação de questões que, "estando omissas nos documentos, distintos e assimétricos", subscritos entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista "Os Verdes", "suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um Governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura".