domingo, 22 de novembro de 2015

UM TEXTO PUBLICADO HÀ ALGUM TEMPO MAIS QUE VALE A PENA RELER



Demissão do PGR na forja?!


Será mesmo verdade? Então porquê?

O Presidente da República (PR) tem garantido aos seus séquitos que muito proximamente (até ao final do ano o mais tardar) procederá à substituição do Procurador Geral da República (PGR).

O que preocupa é o facto de começar a parecer normal que o Presidente ponha e demita por livre arbítrio, absoluta subjectividade de avaliação, interesses puramente pessoais.

Recordemos que o PR nomeou o actual PGR por escolha e descrição própria há pouco mais de um ano (2 de Outubro de 2014) e, quando o então Primeiro-ministro se afirmou acossado por ataques aos membros do governo, o PR disse-se a favor da liberdade e independência do órgão. Aliás, até um debate sobre o estado da Justiça foi anulado na ANP para não pressionar as instâncias judiciais.

Há que pedir ao actual chefe do executivo que previna ao PR que, em caso desta notícia ter algum fundo verídico, ser necessário  explicar e justificar essa intenção. É a credibilidade da instância tanto a nível interno como internacional que estará em jogo e é uma cartada normalmente irreversível. Após a decisão, quase nada voltará a ser o mesmo e, se a intenção for a de poder encomendra actos e controlar à distância, perante o estado de saturação que se vive, esta pode precipitar muita coisa.

Não dá mesmo para entender, como é que um criminoso presumível, com um processo acusado e tanta suspeita pendente não consiga ficar quieto. Ou será isso mesmo que justifica a intenção de provocar o chaos??? - Figa Canhota !!! 


J. Marques Correia