terça-feira, 30 de junho de 2015

ÚLTIMA HORA:SEGUNDO AS INFORMAÇÕES QUE DISPOMOS O PUTO CUBANO TENTOU INTERCEDER JUNTO A POLICIA JUDICIÁRIA PARA SACAR O PASSAPORTE DO NOSSO PUTO DE MANCHESTER PARA ESTE PODER-SE PISGAR DE BISSAU UMA VEZ QUE ANDA DESORIENTADO E A SUA ESPOSA ESTA QUASE A CAIR NOS BRAÇOS DE OUTRO GUINEENSE EM MANCHESTER

PUTO DE MANCHESTER BU NA PODRE NA BISSAU PABIA SEGUNDO

NÔ INFORMAÇÕES BU JULGAMENTO I SÓ NA JANEIRO DE 2017.

Mais informações no seu blog!!! O blog sensaçãooooooooooooooooooooooooo

PROGRESSO NACIONAL UM BLOG DE PESSOAS CAPAZES, COMPETENTES E COM UM GRANDE SENTIDO PATRIÓTICO

GUINÉ BISSAU SEMPRE A SUBIR!!!

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU

Senhor Presidente,

Os nossos melhores cumprimentos,

O Movimento Ação Cidadã e um coletivo de “Cidadãos por Bissau”, manifestam uma grande preocupação com a forma com que se tem vindo a abater e podar as árvores das ruas da Capital sobretudo nas principais avenidas, e nos últimos dias nas imediações do Hospital Nacional Simão Mendes.

Senhor Presidente, a nossa preocupação fundamenta-se no seguinte:

1. Estamos na Zona Intertropical do Planeta Terra, em que as árvores são maioritariamente de folhas caducas ou seja, estão permanentemente com folhas;

2. A árvore na óptica da Silvicultura Urbana é encarada como um elemento estrutural, ornamental, pedagógico, de minoração da poluição e de atenuação do clima pela enorme quantidade de vapor de
água que emite para o ambiente nos seus processos fisiológicos;

3. A existência de árvores nas cidades quebra a agressividade da "paisagem de betão", amenizando o espaço, suaviza a temperatura, devido à intercepção da radiação solar e da evapotranspiração (transpiração e evaporação);

4. As árvores diminuem a velocidade do vento, reduzem substancialmente o ruído, diminuem a possibilidade de ocorrência de cheias, e, ao interceptar e reflectir parte da radiação solar, diminuem o brilho e reflexão da luz solar pelas superfícies dos pavimentos e edifícios tornado assim a vida dos cidadãos mais confortável; Movimento Ação Cidadã “Pensar pelas nossas próprias cabeças, Andar com os nossos próprios pés”

5. Deve referir-se o papel crucial destas árvores na diminuição da poluição atmosférica, sobretudo se tivermos em consideração que:

a. Por um lado, se regista um aumento indiscriminado de veículos

b. E por outro, a putrefacção da grande quantidade dos lixos usados, muito antigos e sem catalisadores, principalmente na Cidade de Bissau, que emitem grandes quantidades de gás carbónico orgânicos que se verifica por toda a nossa capital, aumenta as emissões dos gases carbónicos, agravando o efeito de estufa que esses gases provocam, e consequentemente deteriora as já péssimas condições de vida dos citadinos da capital;

6. As árvores abrigam grandes colónias de aves que, nesta época de chuvas que se iniciou, desempenham uma importante função deregulação de insetos que proliferam na época das chuvas contribuindo para a melhoria das condições de vida dos citadinos da capital e não só;

7. O aumento de gases carbónicos provoca o aumento de efeito de estufa que já se faz sentir com as elevadas temperaturas que se tem verificado ultimamente um pouco por todo o país;

8. Para esta nobre função de proteção do meio ambiente, Senhor Presidente, é fundamental o papel das folhas das árvores, neste sentido deve proteger-se as espécies de folhas caducas.

9. A arborização urbana é, por tudo isto, essencial a qualquer planeamento urbano e tem as funções importantíssimas referidas: propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves (que controlam insectos), diminuir a poluição sonora, constituir factor estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade de vida local assim como economicamente as propriedades onde se encontram. Acresce o seu valor educacional e contribui para a atenuação do stress característico dos grandes centros urbanos como é Bissau.

10.Paradoxalmente, Senhor Presidente, vem-se verificando o derrube e decepar das árvores nas ruas de Bissau impedindo-as de exercer asdistintas funções acima referidas.

11.Pelo exposto, impõe-se questionarmos:

a) Existe algum plano de reposição/replantação das árvores ora derrubadas? Não existindo, consideramos inaceitável levar a cabo uma ação de devastação das árvores nesta cidade, sem um plano concreto e credível de replantação.

Movimento Ação Cidadã

“Pensar pelas nossas próprias cabeças, Andar com os nossos próprios pés”

b) A existir um plano de reposição/replantação das árvores, como podem os cidadãos ter acesso ao mencionado Plano? Consideramos essencial os cidadãos conhecerem e terem acesso ao eventual plano de replantação, ferramenta importante para o seu exercício de cidadania.

c) Foram respeitados os artigos 11o no 2, 12o b) e 13o do Decreto-lei n 4-A/91, de 29 de Outubro que define como crime ambiental a destruição, ou danificação, lesão ou mau trato, por qualquer modo ou meio, de plantas/árvores de ornamentação de domínio públicos ou em propriedades privadas alheias?


12.Aproveitamos também para reivindicar – e propor que sejam desde já tomadas medidas para - uma comunicação mais aberta e direta da Câmara Municipal de Bissau com os habitantes da capital.

Consideramos urgente o estabelecimento destes canais de comunicação para favorecer, por um lado, uma governaçãotransparente e democrática da cidade e, por outro lado, um exercício pleno de cidadania dos citadinos de Bissau.

O Movimento Ação Cidadã e o coletivo de “Cidadãos por Bissau”aproveitam esta ocasião para reiterar ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau os protestos da sua elevada consideração.

Pelo MAC e “ coletivo de Cidadãos por Bissau”

MOVIMENTO AÇÃO CIDADÃ: ABATE DE ÁRVORES NA CIDADE DE BISSAU

CARTA PARA O PRESIDENTE DA CÂMARA DE BISSAU SOBRE O ABATE DE ÁRVORES



UNIÕ EUROPEIA LANÇA PROJECTO DE REDUÇÃO DE DESEMPREGO JUVENIL

Quatrocentos jovens ovens do Sector Autónomo de Bissau e da região de Cacheu de idades compreendidas entre os 18 e 35 anos vão ser beneficiários de um projecto lançado hoje em Bissau pela União Europeia e o Centro de Instrução e Formação Artesanal e Profissional (CIFAP).
 
A iniciativa visa apoiar o empreendedorismo e o fortalecimento da formação profissional 
para reduzir a taxa do desemprego na camada jovem.

O projecto orçado em 400 milhões de francos cfa prevê a criação e acompanhamento e novas pequenas empresas, e de um centro de emprego – um balcão que será o ponto de referência para jovens que procuram estágios e trabalho.

OBRIGADO UNIÃO EUROPEIA POR SER O MAIOR PARCEIRO DA GUINÉ-BISSAU

"A ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR NÃO PRETENDE SER FACTOR DE INSTABILIDADE POLITICA" CIPRIANO CASSAMÁ

O Presidente da Assembleia Nacional Popular disse que a instituição que dirige  não pretende ser um factor de intabilidade politica e de incertezas no relacionamento entre as instituições politicas do país.

Cipris como é conhecido pelos colegas, falava na abertura da IV Sessão da IX legislatura da ANP onde reconheceu que não foi fácil o processo de retorno à ordem constitucional ao qual o país se encontra engajado.

" Tratando-se de ganhos institucionais, essas vantagens do novo contexto politico devem ser potenciadas, maximizadas por todos os actores politicos, em particular pelos que assumiram as mais altas  responsabilidades na hierarquia do Estado" defendeu o Presidente da ANP


ENCERRAMENTO DO MÊS DA CRIANÇA-MININESA I NO DRITU

A FEC e Caritas realizam amanhã, dia 30 de junho, um evento dedicado às crianças das Casas de Acolhimento de Bissau. O evento assinalará o encerramento do Mês da Criança, no âmbito da qual a Caritas e a FEC realizaram um conjunto de atividades dedicadas aos direitos da criança sob o lema “Mininesa i no dritu”.

Neste sentido, convidamos pais e encarregados de educação a participar na atividade dedicada à poesia e teatroque se realizará hoje, pelas 17h no Centro Cultural Português. O encerramento será dinamizado pelo grupo Poética Holística e Teatro Ubuntu que farão a apresentação de uma peça dedicada aos direitos da criança e a leitura de poesia para crianças. 



A celebração do mês do “Mês da criança "Mininesa i no dritu " enquadra-se no âmbito do projeto Bambaram di Mininu, é implementado pela Caritas em parceria com a FEC. É financiado pela União Europeia. A celebração do mês tem ainda o apoio do BAO, Petromar e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Durante o mês de junho “Mininesa i no dritu” foram promovidas diversas atividades direcionadas às crianças, pais e encarregados de educação, e público em geral com o intuito de celebrar os direitos das crianças, e formalizar o Observatório Nacional dos Direitos das Crianças.

Para tal, semanalmente realizaram eventos para adultos e crianças que passaram pela dinamização de debates, brincadeiras, apresentações de filmes e desenhos animados, a exposição “Ser criança” e concertos, dedicando o mês de Junho à Criança guineense. As atividades foram apadrinhadas pela cantora Karina Gomes, madrinha do Observatório Nacional dos Direitos das Crianças.

BOA TARDE MEUS SENHORES ESTA MENSAGEM É SIMPLESMENTE FELICITAR O VOSSO TRABALHO TENDO EM CONTA AS INFORMAÇÕES DO PAÍS MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO AO PROGRESSO NACIONAL. ATRAVÉS DESTE BLOG SABEMOS MUITAS ACTIVIDADES DO PUTO DE MANCHESTER UM BANDIDO QUE APOIA OS BANDIDOS GOLPISTAS DA GUINE BISSAU.OBRIGADO.


FACEBOOK ABRIU O SEU PRIMEIRO ESCRITÓRIO EM ÁFRICA

JOANESBURGO, África do Sul, June 29, 2015/ -- O Facebook (http://www.facebook.com) abriu o seu primeiro escritório em África com vista a reforçar o seu compromisso na ajuda à comunicação entre empresas e pessoas e ao crescimento local e regional.  Com sede em Melrose Arch, Joanesburgo, este será dirigido pela nova Diretora da empresa em África, Nunu Ntshingila, uma veterana da Ogilvy.

O Facebook é já uma ferramenta importante na forma como pessoas e empresas comunicam em África. O objetivo desta abertura é apoiar o crescimento significativo de pessoas e empresas que utilizam esta rede social -- A população de utilizadores ativos do Facebook em África cresceu 20%, alcançando os 120 milhões em junho de 2015, relativamente aos 100 milhões de setembro de 2014. Mais de 80% destes acedem ao à rede social via telemóvel.

“Somos inspirados pelas formas incríveis como as pessoas e empresas em África utilizam o Facebook para comunicar. Este crescimento em África resulta de fortes parcerias com anunciantes e da excelente adoção dos nossos produtos em todas as regiões. No primeiro trimestre de 2015, 52% do total das receitas publicitárias veio de fora dos EUA e do Canadá. Mas estamos apenas a começar”, explica Nicola Mendelsohn, Vice-Presidente do Facebook EMEA.

“A comunicação móvel não é uma tendência; mas sim o desenvolvimento mais rápido alguma vez visto na área das comunicações. África é um exemplo perfeito – onde tantas pessoas comunicam exclusivamente por via móvel. Este novo escritório é um marco significativo para o Facebook e as nossas equipas pretendem fazer parcerias com empresas em todo o continente”, acrescenta Mendelsohn.

“África é importante para o Facebook e, por isso, este escritório é uma parte crucial da nossa estratégia para expandirmos o investimento e presença na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). O Facebook já é uma parte fundamental da vida em África e, num continente com mais de mil milhões de habitantes, queremos fazer mais para ajudar pessoas e empresas a comunicarem.”

Ajudar ao crescimento de empresas de todas as dimensões

“O novo escritório africano irá prestar apoio aos nossos clientes em todo o continente. Sabemos que uma abordagem uniforme não se adequa ao desenvolvimento de produtos e soluções que façam face às necessidades diversificadas, e é por isso que estamos empenhados em criar soluções personalizadas para pessoas e empresas e soluções específicas para os mercados africanos”, sublinha Ari Kesisoglu, Diretor Regional do Facebook MEA (Médio Oriente e África).

Kesisoglu acrescenta: “A nossa prioridade para os próximos meses é a continuação do trabalho que já estamos a desenvolver com alguns clientes desta região. Vamos trabalhar ainda mais de perto com empresas e agências de modo a entender os desafios, para que possamos criar soluções que ajudem a expandir os seus negócios. As pessoas querem cada vez mais estar ligadas ao mundo à sua volta e anseiam por informações sobre novos serviços e produtos que melhorem as suas vidas. Simultaneamente, as empresas precisam de formas mais fortes, flexíveis e menos fragmentadas de chegar às pessoas na África Subsariana. Teremos como missão ligar marcas e clientes em África, criando valor para todas as partes envolvidas no processo.”

Nicola Mendelsohn sublinha: “Estamos felizes por ter uma equipa de liderança a trabalhar no continente, dirigida por Nunu Ntshingila, a nossa nova Diretora em África. Nunu Ntshingila integrará a nossa equipa em Setembro deste ano e trabalhará com empresas e agências em toda a região.” Ntshingila ajudou à criação da rede da Ogilvy na África Subsariana, que abrange 27 países. Formada na Universidade da Suazilândia e na Universidade de Morgan State nos EUA, Ntshingila ocupou igualmente cargos superiores na Nike e no Conselho de Turismo Sul-Africano.

Mercados em expansão

O Facebook centrar-se-á inicialmente nos seus negócios em países de referência nas principais regiões da África Subsariana: Quénia (África Oriental), Nigéria (África Ocidental) e África do Sul (Sul de África). Outros países em que prestamos apoio incluem o Senegal, Costa do Marfim, Gana, Tanzânia, Ruanda, Uganda, Zâmbia, Moçambique e Etiópia.

O Facebook apostará parcerias com governos, operadores de telecomunicações, agências e outras partes interessadas para fornecer soluções localizadas a anunciantes e utilizadores em todo o continente. A empresa continuará a dedicar-se a apresentar soluções, métricas e formatos de anúncios à medida das necessidades dos clientes e anunciantes no ambiente de utilização prioritária ou exclusivamente móvel em África.
 

DIA DA COMUNIDADE GUINEENSE CASCAIS



No âmbito do encerramento do projeto Âncoras- um projeto de integração da população imigrante em Cascais, e dentro de um processo que prosseguirá até ao dia 01 de Julho apenas com o “consultório jurídico” pela parte da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, a Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais e Cáritas de Lisboa, registou o dia dedicado a comunidade guineense em Cascais,27 de Junho de 2015, com um evento que reuniu a comitiva da Embaixada, a expressiva comunidade guineense e outros representantes da organização no Auditório DNA Cascais.
No evento que decorreu por longas horas e com uma extensa resposta presencial da parte da comunidade guineense, mais de duas centenas de pessoas assinaladas pela Cáritas, a Embaixada da Guiné-Bissau, na missão que definiu como solidária e de auxílio à integração, efetuou a entrega de diversos documentos, desde passaportes renovados, cartões consular e outros, numa iniciativa que abrangeu cidadãos guineenses em situações de carência e sem documentação atualizada há vários anos; com alguns casos marcados para o consultório jurídico, até o dia 01 de Julho de 2015.
A expressar-se perante a comunidade, o Chefe da Missão Diplomática em Portugal, Dr. M`Bala Fernandes, começou por agradecer à Câmara Municipal de Cascais, à Cáritas de Lisboa e à própria comunidade guineense, por todo o processo que envolveu este evento que considera de extrema importância para a comunidade guineense em Cascais e para Guiné-Bissau, tendo em conta que a integração de cada cidadão guineense no país de acolhimento, reflete também no auxílio à família na Guiné-Bissau. Dizendo-se satisfeito por ter recebido da Câmara de Cascais, apenas boa referência da comunidade que representa, o que por si só constitui um grande orgulho.
Segundo o dr. Mbala, sabemos o quão difícil pode ser o processo de integração no país de acolhimento, pois a emigração exige um retorno; quando a tendência hoje é escolher destinos ainda mais distantes, apesar de também se registarem expressivos retornos ao país, acto que coincide com aquele que tem sido um constante apelo das autoridades máximas do país, que se traduz em: Aceitemos fazer pelo nosso país, aquilo que fazemos no país dos outros. A nossa missão é representar o estado guineense, querendo com isso dizer que apesar das dificuldades, é importante sentirem essa presença estatal; daí a nossa presença aqui hoje, na possibilidade de contribuirmos para a resolução de tristes e difíceis problemáticas que envolvem os nossos cidadãos, que é a falta de documentação. Dentro do mesmo sentido de estado, a Embaixada tentará acompanhar a situação de toda a sua comunidade, fazendo-se presente sempre que se justifique, tal como apesar das dificuldades, temos gerido algumas actividades, desde visitas prisionais, encontros com a comunidade, capitalização de financiamentos para o país, pesquisas de meios de capacitação para a integração da comunidade guineense em Portugal, entre outras, estando a ser recompensante sentir o feedback da nossa comunidade”. Ainda no seu discurso, o Chefe da Missão exortou aos guineenses munícipes de Cascais, por ser uma comunidade ampla, a criarem uma associação e unirem as suas vozes em defesa de muitas causas, passando a ser uma união de esforços que de certeza será uma mais-valia e um exemplo para os mais jovens, classe que aconselhou a se enveredaram pelos caminhos da educação, referenciando a possibilidade que a Embaixada tem de auxiliar os estudantes guineenses no acesso ao ensino superior, mediante um processo que brevemente se inicia e que no ano passado conseguiu acesso para quase 50 estudantes nas mais variadas universidades portuguesas.
Em representação da Comunidade guineense de Cascais, o Senhor Luís António Pereira, diz-se emocionado e satisfeito com a iniciativa, realçando que é a primeira vez que um representante de estado se dirige a esta comunidade com atenção e um gesto de solidariedade e eficácia que merecemos, não havendo aqui entre nós, um único cidadão guineense que não se sente orgulhoso com este trabalho; Sabemos que ainda há muito por fazer, mas é bom constatar que já se começou de algum lado e que com esta dinâmica, com certeza teremos dias melhores”. Ainda no nome da Comunidade, o Senhor Luís agradeceu aos intervenientes deste processo e agradeceu profundamente à Embaixada da Guiné-Bissau pelo trabalho realizado em prol da comunidade a que pertence.



OBS: ENVIEM A FOTO NOVAMENTE

OPINIÃO:CRISE POLÍTICA - MENSAGEM POÉTICA EM LINK/VIDEO

Nha Mantenhas Camaradas Progressistas,


Porque sou seguidor assíduo do vosso Blog e da luta para uma Guiné melhor, venho pelo presente partilhar a minha contribuição e reforçar este trabalho árduo para continuar um projecto com futuro "Terra Ranka". 

Sendo Jovem Guineense preocupado com meu País, algo que pode ser constatado nas minhas Obras Literárias, atendendo ao momento de crise Política que se verifica no meu País quero através deste video marcar a minha posição/ manda Recadu.

Partilhei o video na minha pagina oficial mas gostaria imenso de poder chegar à milhões dos vossos seguidores, através do link:

  


Do vosso admirador 
André Mendes "Lagartixa Npasmadu"


domingo, 28 de junho de 2015

PATCHE DI RIMA


OPINIÃO:SEMPRE QUE O ÁRBITRO DECIDE JOGAR HÁ PROBLEMAS!!!

O Presidente da República está em campo e não se conforma com o papel de árbitro.
Quer ser  Capitão de Equipa e Treinador.
Resultado: confusão no jogo!
Isto é o que estamos a assistir na Guiné-Bissau e é importante que toda a sociedade se
posicione, quer os jogadores adversários, quer as suas claques, quer as instâncias reguladoras
e fiscalizadoras da observância das regras do jogo.
Como a maioria dos PR que tivemos, jogou e arbitrou ao mesmo tempo, a Guiné-Bissau não
conseguiu andar para a frente. Hoje as pessoas não aceitam nenhum "dunu di terra"; as pessoas
entendem o papel de cada um no proceso e exigem que a lei seja cumprida e que cada um coloque
na sua cabeça que está com poder para servir o povo, e não para servir-se.
Um dos problemas de que não se tem falado, é o incómodo que está causando às pessoas, as
seguintes medidas do Governo, medidas essas que estão dificultando a vida dos reais ladrões da
Guiné-Bissau e corruptos, que hoje escondem-se na capa do PR:
1. Controlo aduaneiro (muitos empresários nossos conhecidos despachavam bens pagando quase
nada, devido a jogos com amigos das Alfândegas e Despachantes Oficiais)
2. Cobrança de impostos (muitas das nossas empresas de grande porte não pagavam e ainda não
pagam impostos, enquanto ao povinho se exigia pagar tudo; hoje esses intocáveis, estão sendo
apertados e se sentem incomodados com o Governo)
3. Despesas não controladas e nem orçamentadas (cada um apanhava onde podia e gastava; sem
controlo e dentro da moda de máma táku. Isso já vai com dias contados)
4. Funcionamento do Poder Judicial (nossa justiça já está ganhando forças e já mexeu com
governantes, com deputados e vai continuar a mexer; há homens de negócios com mãos de ladrão
e corrupção que terão de responder e têm medo; por isso querem nova confusão para impedir
normalidade do funcionamento dos poderes no país)
5. Negócios obscuros de usurpação dos bens do país (madeira, ilhas, areia, pescado, castanha
de cajú, etc.que muitos estão roubando com financiamento dos seus chamados parceiros externos)
Vamos deixar a cada entidade fazer seu trabalho e dar tempo ao tempo. Nós gostamos de apressar 
tudo e depois ficar no nada. Vamos dar passos seguros e sólidos, sem "turmenta pa turmenta".
Sr. Árbitro, digo Sr. PR, favor manter-se no seu papel com seus auxiliares. Deixe os outros
fazerem o que deles se espera e que a Lei lhes reservou.
A nossa Guiné-Bissau vai entrar no seu segundo ano de normalização e novos desafios
chegarão. Cada um deverá dar o seu contributo para poder exigir das autoridades. Novo elenco
do Governo chegará, mas vamos com calma.
 Vou fazendo minha parte no meu sector de trabalho, de acordo com minhas capacidades, sem
pedir nada a ninguém; é meu dever!
Quem nada faz por Guiné, deveria ficar no seu lugar, quietinho, e contemplar a Guiné a crescer
e a desenvolver, com a dinâmica da nova geração de políticos.
Vai um abraço para todos e Viva a Guiné Positiva!
DP

OPINIÃO: DOKINHA O NOSSO PUTO DE MANCHESTER

Nha ermons, Nhu Dokinha i ka pa suta.
Ki sakana i pa marra ku pé aberto, só pa bata
passal pena di galinha ou di djugudé na bunda
pa i ri tok i murri.


A.Sané

OPINIÃO:ESTAMOS PERANTE CENÁRIO POLITICO ANTES ACONTECIDO NA NOSSA HISTÓRIA, MULTIPARTIDÁRIA, MAS, NÃO COM ESTA VITALIDADE, PARTICIPAÇÃO INSTITUCIONAL E DE CIDADANIA

Estamos perante um cenário ocorrido com o primeiro governo democraticamente eleito. O Presidente da república Nino Vieira, agiu de mesma forma e demitiu por não conformar com a separação do Poder ou seja Órgãos de Soberania onde não devia intrometer pelas fronteiras constitucionais.

Perante um novo contexto dos valores da democracia, Presidente da República e o Primeiro-Ministro, foi extremamente difícil a coabitação entre os dois detentores de poderes. 

Ora, o Presidente no contexto democrático tomou a consciência da subtracção do seu Poder na prática nesse quadro, teve grandes dificuldades em coabitar pelo facto de antes tinha sido um chefe absoluto.
Ora, apesar de também este governo de Manuel Saturnino chamado governo, não deixou boas recordações. 

O Presidente Nino V
ieira que, obrigou que se plasma-se na Constituição o poder de presidir o conselho de Ministro quando entender, fê-lo e numa das secões em que presidiu, demitiu pura e simplesmente o Governo de Manuel Saturnino.

Temos hoje o Presidente da República Dr Mário Vaz que, nos brindou no passado como um quadro de referencia um economista por excelência e nato tecnocrata.
Lamentavelmente não está conseguir ser presidente da República.

Se não vejamos, logo que foi eleito, proferiu "discurso" uma mensagem de autentica intromissão na área de competência da governação.

Em seguida fez uma série de viagens a costa ocidental africana, procurando transmitir votos de confiança que merecem os novos Poderes da Guiné Bissau.

Todavia, na prossecução das demais viagens, foi lhe chamado atenção que estava entrar na área da diplomacia, da governação e da competência do governo..

Tomada a pose fez-se rodear de conselheiros que já deram o que tinham a dar e não estão preparados para o novo contexto, e os imperativos da governação eletrónica acompanhada das opiniões  e da cidadania, salvo, dois ou três situações de reconhecidas competências, Outro mais, é que estes últimos são todos os opositores do DSP do governo e do Presidente do PAIGC ,saídos do Congresso de Cacheu.

Ora ,os derrotados de Cacheu, perdedores nas urnas querem inverter a situação da devida legitimidade para arrebatar o poder a força de forma ilegal e ilegítima.

Lamentavelmente, são hoje os conselheiros da sua Excelência P.da República que, por sentir o seu poder constitucional abaixo do que ele esperava exercer a amedrontou-se!!!!!
Eu ,triste, com o meu amigo que, tem tudo para ser o melhor Presidente da República no pós independência. Hoje e desde logo, comprometeu o sua reeleição para segundo mandato.

Como o cidadão atento, o povo, a comunidade internacional, os Deputados e própria sociedade civil puderam avaliar tudo que se fez e o que se vai fazendo devidamente palpável ,sem esquecer da restituição do nosso orgulho guineense em décadas perdidas manchadas de sangue e outros mais.

Este governo levou soluções "na fundo di mato" fez cair por terra estigmas tribais ,fez respeitar direitos humanos ,do género e redobrou a luta, apoiando as organizações da sociedade civil na luta contra as práticas nefastas "mutilação genital feminino, casamento precoce etc" restituiu a vida ou as vidadas nas cidades de Bissau, Bafata ,Gabu e Catió. etc.

Seria muito a enunciar, estaria a ser maçudo.

Porque o governo quer romper com o passado e o Poder dos endinheirados, Oligarquias ou novos ricos que em detrimento do interesse público e do povo preferem atrelar-se a sua Excelência Presidente nesta vergonhosa luta ,ultrapassando todos os limites razoáveis e vergonhoso. isto porque o próprio P. da República representa esta classe oligárquica.

Como hoje a fiscalização dos exercícios do Poder já não dependem exclusivamente só da Assembleia, sim, mais da cidadania ativa através das redes sociais cada vez mais ativa e qualitativa.

Eis a razão, também, os detentores do Poder têm que fazer esta aprendizagem pedagógica para o bem e respeito ao próprio eleitorado.

O Governo supera todas as espectativas, durante um ano de trabalho, as provas inequívocas são as demonstrações pública da comunidade Internacional representadas em Bissau e Dakar que ainda, esta semana fora dar o voto de confiança de boa governação ao Primeiro Ministro, os Deputados deram os seus votos de confianças a boa governação do governo ,segundo consta a sociedade civil prepara-se para o mesmo.

Ora posto isto, o Presidente insiste em demitir o governo na data prevista, ouvido o Conselho de Estado, procedimentos constitucionais para uma magna decisão.

Não obstante, entender que de facto DSP está a trabalhar num robusto e qualitativo governo para a verdadeira implementação do seu ambicioso programa do governo, como sabemos que não é nada fácil acertar, como dizem os francófonos e franceses "l'home qu´il faut a la place quíl faut." outro urgente é sinal de conforto , assuma e demita os indiciados e particularmente os arguidos e não se intrometa no Poder judicial, todos sabemos que são casos do passado e não desse governo.

Nunca apoiei publicamente nenhum governo, fiz e faço na expectativa do meu voto de confiança, na esperança de uma nova Guiné, erguida na paz ,trabalho e solidariedade entre irmãos e amigos da Guiné.

Portugal, 26 de Julho de 2015
  P. Eduardo Monteiro

OPINIÃO: PUTO DE MANCHESTER OU DOKINHA

Boa noite queridos amigos de progresso nacional

Bem, está na insiste passa nha mensagem na crioulo pa melhor compreensão de filhos di nha
querida pátria Guine-bissau. Doka internacional i um Judas  Iscariotes, traidor e traidor de tudu
filhos de Guiné-Bissau. Kuma ku no pudi rapada milissegundos ku misti bem pa Guiné? Anos filhos
de Guiné-Bissau no ama no terra, no misti odja no terra suma utrus parti di mundo, pabia di kila ki 
pui no bim pa estrangeiro pa estudo e volta pa da no contribuição suma bom filhos de Guiné-Bissau.
 
Doka, abo bu ka gosta di Guiné-Bissau! Bu está na instiga guerra na país! Bu maior desejo é odja guineenses na sofrimento! Bu está na lantanda assunto ku no misti  diskisi, para kila dé.
Caso bu misti Justiça fasi és seguinte kusa:

1- tira foto di bu pape Didi, bu pui na internet!
2- Mostra mundo kuma ki i matadura!
3- kim ku mata bu pape.
4-purpara bu quesa bu leba pa tribunal ou seja ministério público.
5- cria bu partido bu jubi si bu na oca voto,bu  ka mereci mim pa sedu músico ku 
fadem deputado ou presidente! Abo i ke ativista?  Di  macacos? Pabia na mundo di 
bom ideias abo bu ka fasi parti de kila!

Dia ku bu tira bu pape di koba ki dia ku bu na sedu ativista!
 
S.S

TUDU KIMKU PERTU DOKA I TA MUFUNA

TEMOS DOIS EXEMPLOS QUE DÁ QUE PENSAR:

1- BRAIMA CAMARÁ ACEITOU O APOIO DO DOKA NO SEU BLOG E PERDEU O CONGRESSO DO PAIGC EM CACHÉU.

2- BACIRO DJÁ ACEITOU O APOIO DO DOKA NO SEU BLOG FOI OBRIGADO A PEDIR DEMISSÃO SENÃO SERIA DEMITIDO.

3- QUEM SERÁ A PRÓXIMA VITIMA???

PEDIDO DO PN: FUJAM DO DOKINHA PORQUE ELE É AZARENTO. GAJO MUFUNADO

PRIMAVERA ÁRABE UM MOMENTO QUE PODIA DESTABILIZAR DE NOVO A GUINÉ-BISSAU! GRAÇAS A DEUS O BOM SENSO REINOU DA PARTE DE TODA A GENTE

Puto de Manchester vê lá se quiseres mais imagens da primavera árabe nós não temos
problemas em publicar. Parece que naquele dia ficaste muito chateado com o PN. Sufri
som, pabia bu ka pudi fassi nada sinão nôna mitiu mon. É complicado ter um inimigo
invisivel. hehehehehe!

sábado, 27 de junho de 2015

PAZ E SÓ PAZ PODERÁ DESENVOLVER ESTE PAÍS

VAMOS DEIXAR AS GUERRINHAS E TRABALHAR TODOS DE MÃOS DADAS
PARA O PROGRESSO DE TODOS OU SEJA O PROGRESSO NACIONAL!!!

VIVA A PAZ NA GUINÉ-BISSAU

sexta-feira, 26 de junho de 2015

PUTO DE MANCHESTER E PUTO CUBANO SE QUISEREM MAIS IMAGENS DA PRIMAVERA ÁRABE NÓS PODEMOS POSTAR AQUI NO ÚNICO BLOG DE REFERÊNCIA INTERNACIONAL E O MAIS AMADO PELOS GUINEENSES DENTRO E FORA DO PAÍS. CLARO DEPOIS DO DC!

UM EXEMPLO DA PRIMAVERA GUINEENSE! OBRIGADO PRESIDENTE POR EVITAR COM QUE MUITOS LEVASSEM UMA TAREIA BEM DADA

MANIFESTAÇÃO POPULAR CONTRA O PRESIDENTE SÍRIO JÁ NÃO TERÁ
UM EFEITO MULTIPLICADOR NA NOSSA GUINÉ PORQUE O BOM SENSO
REINOU NA NOSSA PÁTRIA AMADA. VIVA PRESIDENTE JOMAV, VIVA
DOMINGOS SIMÕES PEREIRA.



KIM KI DÊ PA I BA REBENTAAAAAAAAA

PUTO DE MANCHESTER TIRA O NOME DO PROGRESSO NACIONAL NO TEU BLOG PORQUE TU NUNCA SABERÁS QUEM SÃO OS 6 JORNALISTAS DE EXCELÊNCIA QUE TODOS OS DIAS INFORMAM COM SERIEDADE E ISENÇÃO TODO O POVO GUINEENSE.

OBRIGADO PRESIDENTE JOMAV POR EVITAR A PRIMEIRA  PRIMAVERA
ÁRABE NUM PAÍS LUSÓFONO MAIS CONCRETAMENTE NA GUINÉ-BISSAU!

DJUMBLUMANI NA TEM BÁ I PRIMEIRO ALGUIM KU PROGRESSO NACIONAL
NA FINDI KADERA I DOKINHA MAIS CONHECIDO POR PUTO DE MANCHESTER.

40 ANOS DE PARCERIA UNIÃO EUROPEIA-GUINÉ-BISSAU


VIANA DE CASTELO RECEBEU HOJE A MINISTRA DA EDUCAÇÃO ODETE SEMEDO










O PROGRESSO NACIONAL QUER RECONHECER O SENTIDO DE ESTADO DO PRESIDENTE JOSÉ MARIO VAZ-ZOMAFU EM PENSAR NO SEU POVO E EVITAR A PRIMEIRA PRIMAVERA ÁRABE NUM PAÍS LUSÓFONO

PARABÉNS PRESIDENTE JOMAVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV

O PROGRESSO NACIONAL, AQUELE BLOG QUE PENSA EM TODOS OS GUINEENSES
MESMO AQUELES MAIS RELES COMO É O CASO DO PUTO DE MANCHESTER E DO
PUTO CUBANO, MANDA-TE UM GRANDE ABRAÇO A PARTIR DOS NOSSOS ESTÚDIOS
DA CIDADE DE LISBOA.

PROGRAMA DE AUDIÇÃO PÚBLICA


INVESTIMENTO DIRECTO ESTRANGEIRO EM ÁFRICA ATINGE MÁXIMO HISTÓRICO


CAPE-TOWN, South-Africa, June 26, 2015/ -- Apesar de os números do investimento estrangeiro direto (IED) terem caído 8,4% em 2014, o investimento de capital em África subiu até aos 128 mil milhões de dólares, um aumento de 136% relativamente ao ano passado, segundo o recém-divulgado Africa Attractiveness Survey (Inquérito Sobre a Atratividade de África) para 2015 da EY, e o investimento médio aumentou para os 174,5 milhões por projeto, comparativamente aos 67,8 milhões de 2013. 

“A perceção do investimento em África é tradicionalmente negativa, aliada ao medo do desconhecido. Porém, em 2014, os investidores tradicionais voltaram a sua atenção para o continente, atraídos pelo forte crescimento macroeconómico e perspetivas para o futuro, melhoria do ambiente empresarial, ascensão da classe consumidora, abundância dos recursos naturais e desenvolvimento de infraestruturas. Estes fatores resultaram num investimento global de capital e na criação de emprego, que atingiram máximos históricos no continente durante o ano de 2014.

Brewer diz que a eficiência das infraestruturas é essencial para garantir o funcionamento eficaz do continente. Atualmente, o subdesenvolvimento das infraestruturas aumentam os custos logísticos, estimando-se que os custos da cadeia de abastecimento sejam até nove vezes mais dispendiosos em África, em comparação com outras regiões do mundo.”

“Com o aumento do IED e a continuação do crescimento macroeconómico, acredito que África poderá ser um centro de poder económico no futuro. A região oferece várias oportunidades por explorar e apresenta um grande potencial de crescimento.”

Brewer diz que é por esta razão que a DHL Express continua a ver a ASS como uma das áreas de crescimento mais importante para os negócios a nível global e, portanto, continuará a investir significativamente na região.

“A DHL Express continua a investir significativamente no plano ‘Lift The Platform’ para a ASS, com o objetivo de expandir a sua capacidade e dar resposta ao crescimento contínuo em todos os mercados. Para este fim, planeamos investir milhões de euros na ASS em 2015. Os principais projetos em curso incluem melhoramentos nas instalações e nos sistemas de gestão de remessas na África do Sul, Quénia, Uganda, Congo, Ruanda, Angola, Zimbabué e Botswana. Mais tarde neste ano, iniciaremos os melhoramentos planeados no Gana, Nigéria, Etiópia, Benim, Camarões, República da Guiné, Gabão, Tanzânia, Maurícia e Costa do Marfim.”

“Além dos melhoramentos nas instalações, estão marcados para este ano vários melhoramentos a nível tecnológico e da frota, juntamente com programas de desenvolvimento para colaboradores e PME.”

“Continuar a aposta e o investimento em infraestruturas líderes de mercado ajudará a ligar África ao resto do mundo e a criar mais oportunidades para as empresas africanas, permitindo-lhes negociar além-fronteiras e com novos mercados de destino. A DHL Express está empenhada não só em ligar os outros países a África, um dos maiores territórios propícios ao crescimento, mas também em colocar o mundo à disposição de África,” conclui Brewer.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.
 

MA DJINTIS DI PROGRESSO NACIONAL KA PARA NA CAMINHO BÔ!

Ai mas a vida é bela!

PROGRESSO NACIONAL NA LINHA DA FRENTE DA INFORMAÇÃO.

CAMPANHA DE MUDANÇA DE MENTALIDADE: SEDU BOM CIDADÃO SIGNIFICA PUI INTERESSE DI TERRA EM CIMA DI NHA INTERESSE

PROGRESSO NACIONAL NA KUNSSA DJAMU PRESIDENTE ZOMAFU PA I KA BATI GOVERNO

VIVA O PRESIDENTE ZOMAFU!!!

O GRANDE PRESIDENTE!!!

O HOMEM QUE PENSA NO DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ-BISSAU E NO
SEU POVO E POR ISSO NÃO VAI DERRUBAR O GOVERNO.

JOSÉ MARIO VAZ O PAI DO POVO GUINEENSE.

PAPA SUFRI DJA BU DISSA ABÔ I DI NÔS, PABIA ABÔ BU MISTI PROGRESSO
DI TUDU POVO GUINEENSE OU SEJA BU MISTI PROGRESSO NACIONAL

COM A VOTAÇÃO DA MOÇÃO DE CONFIANÇA AO GOVERNO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA PELA ASSEMBLEIA DO POVO É CASO PARA DIZER: SE O POVO ESTÁ COM DOMINGOS SIMÕES PEREIRA ENTÃO QUEM NÃO ESTARÁ

DOMINGOS AMIGO O POVO ESTÁ CONTIGO!

NÔ BAI IKUDI BADJU, BADJU,BADJU LI NA NÔ ESTÚDIO DE CIDADE DE
BISSAU.

IKUDI
AI
NÔ BAI
DESENVOLVIMENTO NA BIM

GUMBÉÉÉÉÉ BADJU, BADJU!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

OPINIÃO:DOKA, SEU CAMALEÃO - AFINAL DE QUE LADO ESTÁS?

Na escola aprendemos dos nossos professores a fazer a "revisão da matéria dada", mas agora deveremos ajudar o Dokinhas a fazer a "revisão das lições esquecidas".

Voltamos a judar-te na recuperação da tua memória, e aqui voltamos a publicar um artigo que escreveste e publicaste no teu lastimável blog há cerca de um ano. Aproveita e faz a revisão, pois devido à boa educação que DSP recebeu da sua família, não terás o prazer de o ver baixar ao teu nível, para te responder à letra. 

Por outro lado, ele não te dará o dinheiro que esperas receber dele, como suborno, para passares a advogar por ele. Sua postura de pessoa educada e capaz, fazem dele pessoa apreciada por todos quantos sejam pessoas de bem, independentemente das diferenças de opinião que possam ter. Por isso, seu advogado é a sua educação.

Tu estás sofrendo na vida, por defeitos ocorridos na tua educação, por não seres querido na família e por estares cada vez mais isolado dos guineenses de bem. É fundamental que reconheças que deves desaprender, para maiores facilidades de reaprendizagem. 

Teus amigos que te encorajam no que tens feito, são cada vez em menor quantidade, e vais ficando apenas com os "inimigos da Guiné-Bissau" à tua volta. Para te livrares do mal que te persegue com todos os demónios teus amigos, dou-te um conselho: leia o livro ou visualiza o vídeo intitulado "O Segredo" da autoria de Rhonda Byrne. Depois disso, estou seguro que nunca mais voltarás a ser a mesma pessoa; acredite! Se te servir bem, não te esqueças de mandar pagar-me (te enviarei meu Nº de conta bancária).
 Aqui vai o teu artigo de Julho de 2014. Faça bom proveito:

Numa visita em que o Primeiro Ministro Domingos S. Pereira fez  as instalações da Federação de Futebol da Guiné Bissau, nomeadamente ontem 11 de Julho 2014 por volta das duas da tarde...., eu DOKA fui surpreendido com uma actitude a que não estou muito habituado.

Este Homem que eu Doka tanto critiquei, e que tanto mal lhe proferi em diversos artigos meus...., deu- me uma gigantesca bofetada sem mãos e de uma forma civilizada.
Domingos S. Pereira, chegou desceu da sua viatura, saúdou, cumprimentou a tudo e a todos....., mas no momento em que me viu, dirigiu- se em minha direcção, olhou- me dentro dos meus olhos e me cumprimentou apertando as mãos  sorrindo.

Caramba, naquele momento, foi um balde de água fria, Domingos S. Pereira, mostrou a diferença e algo importante.
Deu- me a entender que tudo é possivél.   Mesmo sabendo que eu sou um critico seu, e que muitas vezes lhe ofendi..., este homem se dirigiu para mim e me apertou as mãos como se eu nunca lhe tivesse feito nada.

Logo depois subimos para uma sala em que ele e o presidente da federação discursavam.
Na vêz do Domingos, houve algumas mensagens que eu recebi e percebia a direcção em que ia.

Pois bem, eu com meu feitio de frontalidade, quando terminou toda a actividade..., no momento de saída, fiz- lhe um sinal em que queria lhe dizer algo.

De novo se dirigiu a mim, agarrando- me nas mãos e eu lhe disse a frente de todos:
AS MINHAS SINCERAS DESCULPAS PELAS MINHAS CRITICAS.

Ele me respondeu, mas aquilo a que eu me referia, não era para ti.
E eu lhe disse, qualquer das formas as minhas sinceras desculpas.

Eu Doka, realmente, aprendi algo com Domingos S. Pereira:
HUMILDADE.  
Apartir de hoje, declaro ser um apoiante seu, devido a muitas coisas que ele ali falou e que eu concordava e lhe dava toda a razão.
Mostrou- me o seu lado humano.

Vai um abraço a todos os manos que amam nossa querida Guiné-Bissau, e que, com suas críticas pedagógicas, vão ajudando na reconstrução da nossa terra, destruída durante 40 anos e que não poderá ser reconstruída em apenas 1 ano ou em 4 anos.

Paciência e coragem para todos.

DP

COMUNICADO DE IMPRENSA !APOIAR. NÃO PUNIR"

Nesta sexta-feira, 26 de junho de 2015, milhares de ativistas de mais de 130 cidades em todo o mundo vão levantar as suas vozes no âmbito de uma campanha global que tem por lema «APOIAR.NÃO PUNIR». A campanha apela aos governos para acabar com a guerra contra drogas que é muito cara e contraproducente.

Em nome da Rede da África Ocidental Sobre Politicas de Drogas,  do Instituto da Sociedade Civil da África Ocidental (WACSI), da Comissão da África Ocidental  contra as Drogas (WACD), e do Consórcio Internacional de Política de Drogas (IDPC), eu solicito que vocês, como agentes da mídia, publicam esta comunicado de impensa relacionado com a campanha através de seus respectivos canais. Segue em anexo a este e-mail os detalhes completos sobre a campanha. Aguardo com expectativa a seu apoio.

MOÇÃO DE CONFIANÇA APROVADO PELOS DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR VEM REFORÇAR A CONFIANÇA NO GOVERNO LIDERADO POR SIMÕES PEREIRA

81 Deputados da Nação presentes, votaram hoje uma moção de confiança que reforça e
reconforta o governo de Simões Pereira. Os deputados enviam desta forma uma mensagem
clara a todos aqueles que querem derrubar este governo dizendo-lhes que desta vez não vamos
aceitar porque este governo tem que chegar ao fim.

Agora o Progresso Nacional solicita a sua Excelência Srº Primeiro Ministro que substitua os seguintes
elementos :

1- Todos aqueles membros do Governo que vieram da transição (Idelfrides Fernandes, Mario Lopes
da Rosa, Daniel Gomes, Tomasia Manjuba e Domenico Sanca)
2-Todos aqueles que não apresentaram resultados significativos
3- Os Ministros dos pequenos partidos mantendo apenas o PRS. Isto vai reduzir as despesas.

ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR APROVOU UMA MOÇÃO DE CONFIANÇA AO GOVERNO DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

I NA SIBIDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO SI CEBOLA TENE KUKU

MÁ DE 40 ANOS DE INSTABILIDADE ! NÁ NÔ GANHA VERGONHA NÔ DISSA COMPLOT TRAZ DI COMPLOT

CENTRO COMERCIAL DE COMPLOT BÔ TEMPASSENSSA BÔ PARA DJA.

I DJUSTA DJA! COMPLOT TRAZ COMPLOT SOM PA BATI GOVERNO.

MAS NÃO SERÁ DESTA VEZ. EM BIASS BÔ TEM KU SUFRI.

POVO DA GUINÉ-BISSAU VAMOS TODOS TRABALHAR PARA A PAZ E ESTABILIDADE PORQUE O MAIS IMPORTANTE É O POVO GUINEENSE E O DESENVOLVIMENTO

VIVA A UNIDADE NACIONAL

quarta-feira, 24 de junho de 2015

VENEZUELA E GUINÉ-BISSAU FORTALECEM RELAÇÕES

O ministro de Assuntos Exteriores da Guiné-Bissau, Mario Lopes da Rosa, faz uma visita oficial na Venezuela, dirigida a fortalecer as relações bilaterais e subscrever novos acordos de cooperação.

 

 Durante sua estadia em Caracas, que vai durar até a sexta-feira (26), o diplomata se reunirá com a ministra anfitriã Delcy Rodríguez e com outras autoridades da nação sul-americana.

Além disso, revisará projetos de colaboração em matéria de ciência, tecnologia e telecomunicações, saúde, comunicação e informação, entre outras.

Lopes da Rosa participará dos atos comemorativos da Batalha de Carabobo (1821) e da solene cerimônia de transferência ao Panteão Nacional dos restos simbólicos de Pedro Camejo (Negro Primero), herói independentista.

O visitante chegou na terça-feira (23) ao aeroporto internacional de Maiquetía, Simón Bolívar, e foi recebido pelo vice-ministro de Relações Exteriores para a África, Reinaldo Bolívar, e o embaixador da Guiné-Bissau na Venezuela, Abel Coelho de Mendonça.

Venezuela e Guiné-Bissau estabeleceram relações diplomáticas em 2006 e dois anos depois subscreveram um acordo marco como parte da cooperação Sul-Sul que enfatiza o combate contra a pobreza, bem como as áreas de energia, agricultura, educação, saúde e telecomunicações.


Fonte: Prensa Latina

 

JUVENTUDE AFRICANA AMILCAR CABRAL


O PUTO DE MANCHESTER RECEBEU NO MÊS PASSADO 4 MILHÕES DE FRANCOS DO PUTO CUBANO SÓ PARA PUBLICAÇÕES NO SEU BLOG

Ai Guiné-Bissau aqui tudo se sabe porque o nosso puto de manchester andava falido. Puto um
beijão bem grande de saudades do melhor blog de sempre.

 Progresso Nacional na linha da frente da informação.

GUINÉ-BISSAU UM PAÍS EM FRANCO CRESCIMENTO

Progresso Nacional na linha da frente da informação!!!!

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FICOU CHATEADO COM A SAIDA DO SEU BRAÇO DIREITO BACIRO DJA E ABEL DA SILVA GOMES

Depois da reunião do comité central o Presidente da República tomou a decisão de derrubar o
Governo de Simões Pereira.

AI, AI FINDI KADERA NA SAI NA PRAÇA DE BISSAU! NÔ BAI SOMMMM

OPINIÃO: HISTÓRIA DA DEMOCRACIA PORTUGUESA (IN DOKINHA BLOG)

É lamentável observar que, pessoas que dizem querer bem a Guiné-Bissau, desejarem que siga maus exemplos. Aponta-se no blog do Doka, o caso de Portugal que, após 25 de Abril, conheceu muitos governos de vida curta. Não será por isso que Portugal encontra-se na cauda do desenvolvimento, comparativamente com os seus pares da União Europeia?
 
 
Porquê que não se compara com Cabo Verde, um país pequeno, pobre, que aquando do 25 de Abril de 1974, os caboverdianos se emigravam para a "Guiné Portuguesa" em busca de vida melhor. Depois da independência em 5 de Julho de 1975, colocaram respeito nos direitos humanos, investiram na educação, na saúde e na boa governação, para hoje estarem na categoria dos países de rendimento médio e em condições de cumprirem todos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Além disso, hoje há muitos porugueses e muitos guineenses imigrantes em Cabo Verde, procurando vida melhor.
 
 
Vamos dizer que os "brancos" gostam de Cabo Verde e o ajuda; é verdade! Mas a Guiné recebeu mais ajudas do que Cabo Verde para seu desenvolvimento.
 
 
E nós não temos agora a garantia de mais apoios da comunidade internacional, fruto da confiança no Programa do Governo e na sua visão? Vamos colocar tudo isso em causa, e voltarmos a derramar sangue para contentar uns poucos inconformados?
 
 
Tudo isso é uma vergonha para nós, pois somente sabemos dar show de roupa e carro finos, matar, roubar e maltratar o próximo, com ganância de poder "suma papamel ku açúcar". "Tchutchiduris ku clákérus está suma djugudé, é na péra mortus para cai riba délis".
 
 
Vamos fazer comparação com Cabo Verde, descomplexadamente, embora fazer isso cause alergia a muitas pessoas.
 
Em 40 anos de independência, Cabo Verde apostou na estabilidade apesar de muitas diferenças e divergências entre seus actores políticos, até dentro do mesmo partido, mas soube fazer sua gestão com elevação e fineza, tendo conhecido somente 4 Presidentes de República (Aristides Pereira, António Macarenhas Monteiro, Pedro Pires e Jorge Carlos Fonseca) e 3 Primeiros-ministros (Pedro Pires, Carlos Veiga e José Maria Neves). Verdade ou mentira?
 
 
Vamos colocar vergonha na cara e ser humildes, ser trabalhadores, ser bons servidores do povo!
O país arrancou e não pode ser parado, para satisfazer os caprichos de uns sanguessugas que somente sobrevivem em águas turvas.
 
Vamos formar um elo forte, para a sustentação do país e do seu governo.
Um povo unido, jamais será vencido!
Agora é a vez do povo levantar-se, e dizer basta!
 
DP
 
 

ÚLTIMA HORA: GOVERNO DEVERÁ CAIR ESTA SEXTA FEIRA DIA 26 OU A PRÓXIMA SEXTA FEIRA DIA 3 DE JULHO. TUDO PARA ANTECIPAR O SUCESSO QUE O GOVERNO DE SIMÕES PEREIRA IRÁ TER COM A MANIFESTAÇÃO POPULAR

O Progresso Nacional está na posse de informações altamente confidenciais que indicam
que o Presidente da República José Mário Vaz está prestes a cometer o maior erro na
história da democracia guineense que é o derrube do Governo de Simões Pereira. Desde
esta manhã tem havido movimentações diplomáticas aconselhando o Presidente a não tomar
essa decisão porque as consequências serão imprevisiveis.

Ontem veio ao país o enviado especial do Presidente Senegalês, Machky Sall para convencer
o presidente a não enveredar por essa via. O Presidente JOMAV devido a pressão do seu
circulo continua obstinado com a sua posição de derrube do governo antes da grande manifestação
do PAIGC que seria um duro golpe e onde JOMAV já não terá hipoteses de derrubar o Governo.
Para evitar isso as nossas fontes garantem que será entre esta sexta feira ou a proxima sexta feira.

Nesse caso, o Progresso Nacional acha que o próprio Jose Mario Vaz deverá estar preparado
para sair do palácio porque toda  a população do país vai sair a rua. O Presidente JOMAV quer
alegar falta de confiança politica e crise institucional entre a Presidência e a Primatura.

PROBLEMA GARANDI NA BIM PA TERRA PABIA LI NINGUIM KA NA GANHA É GUERRA.

MINDJOR NÔ DJUNTA MON PA KUMPU TERRA NÔ PARA COMPLOT

terça-feira, 23 de junho de 2015

ÚLTIMA HORA: FIM DO GOVERNO DE SIMÕES PEREIRA

 AFINAL É VERDADE DEPOIS DE TANTA ESPECULAÇÃO!

Informações de que dispomos dão conta que até 31 de Agosto este Governo vai cair.
São informações de fontes fidedignas e que nos pedem o anonimato mas que garantem
que o Presidente José Mario Vaz já tomou a decisão que estava previsto para ser antes
do dia 4 de Julho data que o Governo completará um ano mas que passou para ser antes
da data acima anunciada.

Infelizmente isto é a Guiné-Bissau no seu melhor ou seja as várias intrigas acabaram por
derrubar um dos melhores governos de sempre na história da Guiné-Bissau. Um governo
que em seis meses conseguiu fazer uma mesa redonda que angariou mais fundos de sempre
na historia da mesa redonda na Guine. Um governo com fundos proprios conseguiu fazer
muita coisa de bem para o país.

Muitos prometem uma primavera árabe se isso acontecer mas ACREDITEM OU NÃO
ISTO VAI ACONTECER ANTES DO FINAL DE AGOSTO.

BÔ SINTA BÔ SUKUTA!

LUBU NEGAL TÉ MÁ KA BU DAL PADJA DI BÔBORA! PARABÉNS SRº BACIRO DJÁ PELA CORAGEM E DETERMINAÇÃO

O Secretário de Estado da Cooperação deve seguir o mesmo exemplo.

OPINIÃO:O NECESSÁRIO DIÁLOGO PARA A DESEJADA REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL

Agora que o Governo vai completar o 1º ano de exercício, é tempo de se fazer o balanço dos resultados alcançados por cada Ministério e de se passar em revista o estado da moral pública de cada um dos detentores de cargos no Governo. Um ano não é bastante para se fazer tudo quanto se ambicionou no Programa de 4 anos, mas dá para se saber quem trabalhou ou não, o que fez, que resultados proporcionou ao país e seu grau de honestidade e de competência à frente de sua equipa.

Por outro lado, com o reforço da liderança do DSP resultante dos trabalhos do seu partido no último fim de semana e conhecidos que são os casos de fortes suspeitas de práticas lesivas dos interesses nacionais, por parte de alguns membros do Governo no exercício de suas funções, mesmo antes de serem integrados no actual elenco governamental, importa que o Chefe do Governo pondere as hipóteses de uma cirúrgica remodelação governamental, integrando no team os quadros melhor qualificados em matéria de lideranças e de gestão ministerial, residentes ou não no país, mas com perfis ajustados aos desafios da modernização e do fomento de desenvolvimento com os meios disponíveis.

Para o sucesso dessa eventual e desejada remodelação, deve-se abrir vias ao Chefe do Governo para fazer as melhores escolhas, mas sobretudo deve haver um diálogo institucional bastante construtivo no seio do partido e com o Presidente da República. Deste se espera boa compreensão dos limites constitucionais dos seus poderes em matéria da formação da equipa governativa, pois o Programa do Governo votado pela maioria é do Governo e não da Presidência (nosso sistema não é presidencialista, apesar de fazermos cábulas de certos modelos e práticas de nossos vizinhos, desajustadas à nossa jurisprudência) .
Haja humildade de todos para que cada um se sinja aos limites dos poderes constitucionais respectivos, e seja feito o diálogo que melhor responde os interesses da Guiné-Bissau.

Que Deus continue iluminando e protegendo DSP, na realização da missão que lhe confiada pelo Povo.
A bem do Povo e de uma Guiné-Bissau renovada, com novo paradigma de governação em construção, a que todos deveremos esforçar por acostumar.

DP

OPINIÃO: PARABÉNS AO PODER JUDICIAL

Depois de muitos anos de desgoverno e de interferências em sectores alheios, pelos detentores de poderes políticos e militares, eis que o poder judicial começa a recuperar seu lugar, sua autoridade e sua legitimidade. Sem interferências já colocou mão na Assembleia Nacional e no Governo, podendo chegar à Presidência da República e aos demais sectores de interesse nacional.

Tudo isso são sinais claros de novos tempos na Guiné-Bissau, em que se vai dando combate à corrupção e à impunidade. Que assim se continue responsavelmente trabalhando, com imparcialidade e isenção.
As autoridades governamentais devem reforçar e melhorar as condições de trabalho, de segurança e de vida dos profissionais do sector judicial, em todo o território nacional, para que possam cumprir sus missões, a bem do desenvolvimento nacional e da moralização da vida pública.

Damos nossos parabéns aos profissionais de foro, às forças de defesa e segurança e às autoridades governamentais, pela postura de elevada responsabiliadde e isenção que têm adoptado, na maioria dos casos em que têm sido chamados a intervir.
À Procuradoria Geral da República felicitamos pelo trabalho até aqui realizado e lançamos um veemente apelo, no sentido de:
1. mandar investigar todos os casos suspeitos de corrupção e de abuso de poder praticados no país desde Abril de 2012, e agir em conformidade;
2. agir sobre todos os casos identificados de incitação à violência gratuita e de fomento de instabilidade nacional, com evidentes posturas encorajamento à desordem pública.
O país precisa de vossa proactividade e o povo agradecerá.

A afirmação do poder judicial significará a consolidação do Estado de Direito Democrático, o respeito pelos Direitos Humanos e o uso correcto da Coisa Pública. A Justiça deve ser feita em e por instâncias próprias; não por qualquer autoridade, a seu prazer.

Viva a justiça na Guiné-Bissau.
Abaixo as práticas de abuso do poder.
Bem haja o povo humilde e pacífico da Guiné-Bissau.
DP