quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

MIGUEL TROVOADA RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA GUINÉ CONACKRY

Bissau, 10 fev (Africatime/Guinée24.com) - O Presidente da República, Prof. Alpha Condé, recebeu em audiência na segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016, no Palais Sékhoutouréya, o senhor Miguel Trovoada, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau.
Ele tinha vindo para conferir com o Presidente Alpha Condé sobre a situação na Guiné-Bissau, na proximidade da reunião do Conselho de Segurança da ONU a decorrer este 17 de fevereiro, em Nova York, nos Estados Unidos de América. Uma situação ainda a ser caraterizada pela instabilidade.
Durante a discussão, o Presidente Alpha Condé, na sua qualidade de mediador da CEDEAO para a Guiné-Bissau, garantiu ao Representante do Secretário-Geral da ONU o seu apoio para o retorno da paz e da estabilidade no país.


Ao sair da reunião, o Sr. Miguel Trovoada, disse: "eu tive a honra de ser recebido pelo Presidente Prof. Alpha Condé. Eu vim como Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau para fazer o ponto da situação com o Presidente e mediador da CEDEAO para a Guiné-Bissau. Então, com o aproximar da reunião do Conselho de Segurança, que vai decorrer em Nova -York no dia 17 de fevereiro, eu quis me encontrar com os líderes dos países vizinhos e amigos muito próximos da Guiné-Bissau, que têm um papel a desempenhar na situação atual que ainda é caraterizada pela instabilidade. Eu estive no Senegal com o Presidente Macky Sall, agora estou cá em Conakry e vou voltar para Bissau a fim de apresentar o relatório da situação ao Secretário-Geral das Nações Unidas. No final do nosso encontro, o Presidente assegurou-me de seu compromisso em continuar a apoiar os esforços da região e da comunidade internacional para que a estabilidade se instale na Guiné-Bissau e que esta situação possa permitir o desenvolvimento de mecanismos que permitam a recuperação da economia e do progresso social do povo da Guiné-Bissau ".