domingo, 24 de abril de 2016

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROTECÇÃO DAS MULHERES E EMPREGADAS DOMÉSTICAS


                                                       {ANAPROMED}
CARTA ABERTA AS MULHERES EMPREGADAS E DOMESTICA DA GUINE BISSAU

27 de Abril ­e o dia intencional da trabalhadores domestica e o durante um mês faremos atividades para denunciar o descaso com que os legisladores tratam a questões domesticas.
Aprovado a convenção de 189 e a recomendação 201 que e parâmetro de igualdade de direito aos trabalhadores domestica no mundo inteiro.

Desde 2014 realizamos vários atividades da categoria de três em três meses espaço para discussão de temas pertinente a categoria e planeamento de ações de curto medio e longo prazo para a categoria;
Das mulheres ocupadas nos pais 14 anos ou mais de 17% são empregadas domesticas. Destas, a maioria {58%} são mulheres empregadas oriundo de todas regiões de nossos pais, apena que não possuem carteira assinada. Este são apena alguns do dados divulgados que demostram a grande desigualdade de vida por este trabalhadoras.

Desde a fundação os principais objetivo da associação são: orientar os /as trabalhadores em seus direitos; articular campanha educativa na cidade de Bissau e em toda regiões do pais.
Desenvolvimento, atividades sobre dia 27 de Abril com objetivo de valorizar e fortalecer a categoria. Outro fator importante e que essa mulher trabalhadora ainda precisa conciliar o seu trabalho na mesma função.

Representamos uma das maiores categoria profissionais do pais somos, mais de {58%} na Guine Bissau 28% em campo e uma categoria que tem no resgate da dignidade e da autoestima a maior necessidade a constante atividade e trabalho das direção em busca do reconhecimento e a valorização do profissão, assim mais fortalecidas pode reivindicar nossos direitos na. Equidade de género e no trabalho.
Mantemos a nossa organização sempre em defesa das mulheres trabalhadoras domestica.

Associação Nacional de Proteção das Mulheres Empregadas e Domestica têm por objetivo trabalhar na formação e informação para a categoria, fortalecendo a luta de classe na busca da igualdade de género e a equiparação dos direitos. Realizamos vários debates publico sobre a realidade do trabalho domestica, assim encontramos as demandas dos {as} e nessa espaço de luta politica e também de formação que queremos atingir um numero maior de trabalhadores para organização.
Afinada com a luta dos trabalhadores por uma associação igualitária, com oportunidade para todos e assim possibilitar a construção dos sujeito como ser social. O atendimento na associação e feito dentro do possível, pois conta apenas com as direção e voluntários.

TRABALHO; Dar continuidade o nosso trabalho com mais eficácia principalmente no que diz respeito a equiparação de direitos PEC. 478 E a convenção 189 da OIT. Bem como entender o caminho da regulamentação das normas das trabalhistas e previdenciária.

VIOLENCIA: criar mecanismo de combate a todos as modalidades de violência levando informações sobre direitos / leis e a aplicabilidade da lei, o presidente da associação trazendo para as mulheres a informação e formação no intuito de imponderar as mulheres trabalhadoras domesticas.

                                                     SAIBA QUAIS SÃO NOSSOS DIREITOS.
1- Registo em carteira e recolhimento da previdência;
2-Aviso prévio 30 dias;
3-Decimo terceiro salario;
4-ferias de 30 dias com acréscimos de 1/3 dos semanais;
5-Licença gestante de 90 dias;
6-Jornada máximo de 8 horas diárias, 44horas semanais e pagamento de horas extras;
7-Vali transporte;
8-Salario mínimo capaz de a atender as necessidades básicas;
9-Repouso semanal remunerado;
10-Irredutibilidade do salario mínimo de estado;
11- E contra lei dispensar a doméstica gestante desde a confirmação da gravides até quatro meses apos o parto;
12-Praso para homologar e de 10 dias apos a saída do trabalhador, ultrapassar esse prazo e obrigado pagar multa.
Consulta aqui as orientações da direção da ANAPROMED.
anapromed1gb@gmail.com
00545 966 823 252/ 00245 955 439 227