terça-feira, 26 de abril de 2016

ASSUMIR A GOVERNAÇÃO DO PAÍS SEM GANHAR ELEIÇÕES É DE FACTO UM GOLPE DE ESTADO. O PROGRESSO NACIONAL NÃO ACONSELHA O PRS A ENTRAR POR ESSE CAMINHO UMA VEZ QUE O PRS ESTÁ A MUDAR DE IMAGEM NA SOCIEDADE GUINEENSE

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) disse, esta segunda-feira, 25 de abril 2016, que seu partido está disponível para assumir a governação da Guiné-Bissau. Certório Biote assumiu esta posição, durante uma conferência de imprensa, poucos minutos depois do término das reuniões da mesa da Assembleia Nacional Popular   e da Cimeira dos Líderes, durante as quais  foram analisadas declarações do Presidente da República, José Mário Vaz e a proposta de convocação ou não da sessão ordinária.
Este dirigente político lembra a’O Democrata que seu partido foi fundado, precisamente, com finalidade de governar por isso não vai desprezar qualquer oportunidade de assumir  o poder.
Durante o referido encontro com os media, o líder da bancada da maior formação política na oposição revelou que   o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá  indeferiu  o requerimento entregue na passada sexta-feira,   na qual PRS solicitara a convocação duma sessão ordinária para o dia 26 de Abril para debater  estado na Nação
Segundo Biote, o  requerimento ora indeferido fora assinado por 55 deputados [no universo de 102 que compõem o hemiciclo guineense], o que, no seu entender  demonstra  que o “PAIGC perdeu a maioria parlamentar que tinha antes’’.
O líder da bancada do PRS, diz desconfiar que a sessão prevista para o dia 3 de maio próximo possa vir, mais uma vez, a ser adiada com outros “argumentos ou desenhos” do PAIGC    para inviabilizar os trabalhos dos deputados. Apela por outro lado, o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal de Justiça que declarou de inconstitucional a retirada de mandatos aos 15 deputados expulsos do partido libertador [no poder – PAIGC].
Certório Biote, disse que o seu partido está a trabalhar para iniciar o processo de destituição do presidente da ANP que acusa de  “servir apenas agenda política e interesses dos libertadores”.
Para esta terça-feira, 26 de abril, está prevista a  reunião  da Comissão Permanente da ANP.