quinta-feira, 21 de abril de 2016

OMS APELA AO COMBATE AO PALUDISMO

Bissau, 20 Abr 16 (ANG)- A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um apelo aos paí­ses para implementarem medidas concretas e multissectoriais a fim de mobilizarem os recursos adequados para pór fim ao paludismo.

Este apelo vem expresso numa mensagem da directora Regional da OMS para a África Matshidiso Moeti, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Paludismo, a assinalar-se no dia 25 deste mês, sob o tema “Acabar de vez com o paludismo”.

O documento sublinha a necessidade de acelerar e manter os esforços para derrotar o paludismo, para tal deve-se aproveitar os êxitos do passado e redobrar os esforços na luta contra esta doença que continua a devastar e a empobrecer as famílias e os países da Região.

Refere que durante a última década a solidariedade e as acções a nível mundial para derrotar o paludismo resultaram numa redução no número de casos entre 200 em 2015, os casos e os óbitos devidos ao paludismo em África diminuíram 42 e 66 porcento, respectivamente na Região Africana.

Realça ainda o extraordinário compromisso individual das pessoas, agregados familiares, das comunidades, dos profissionais de saúde, das autoridades nacionais e dos parceiros que tornaram possível este feito.

Embora se tenham realizado progressos assinaláveis, o paludismo continua a ser um dos grandes desafios de saúde pública e para o desenvolvimento em África, onde ocorreram mais de 80 porcento dos casos e 90 porcento de óbitos a nível mundial em 2015.

Para além destes, treze dos quinze países que comportam 80 porcento dos casos estimados de paludismo a nível mundial são países africanos.

“ É preciso fazer muito mais para alcançar a nossa visão de pôr um fim ao paludismo na Região Africana. Felizmente, a solidariedade mundial existente para um mundo livre do paludismo foi aumentada graças os Objectivos de Desenvolvimento Sanitário (ODS) para acabar com o paludismo até 2030” realça a mensagem.

A OMS indica que, em colaboração com os seus parceiros, elaborou a Estratégia de Combate ao Paludismo em África (2016-2030), a qual proporciona uma plataforma regional, para coordenar a acção com vista a se alcançar uma África livre do paludismo.

Para além destas, reitera que vai prestar apoio aos países da Região para, entre outras acções, melhorar as bases factuais para a focalização das intervenções, coordenar e facilitar uma plataforma regional robusta para a responsabilização de todos os intervenientes. ANG/Angop