sexta-feira, 29 de abril de 2016

UNIÃO EUROPEIA CONTINUA A FINANCIAR PROJECTOS NO PAÍS

Bissau - Duas organizações não-governamentais guineenses (ONG) vão ser apoiadas pela União Europeia (UE) durante mais dois anos para promover a cultura de tingimento tradicional de panos típicos da Guiné-Bissau, anunciou nesta sexta-feira a delegação europeia em Bissau.

A segunda fase do projecto "Tchossan Soninké" prevê "a consolidação das actividades de venda internacional, geridas pelas jovens, para reforço dos circuitos de comercialização da Associação das Mulheres Tintureiras de Panos do Bairro de Ponte Nova (AMPN)", que reúne as beneficiárias.

Os panos vão chegar a outros pontos do mundo com a criação de uma "identidade de marca, desenho de colecções e de um catálogo para o mercado regional e europeu", refere a UE em comunicado.

Está prevista a divulgação através de eventos promocionais e a realização de um fórum regional sobre as potencialidades do património cultural e artístico para a criação de rendimentos e desenvolvimento da economia local.

As mulheres que trabalham os panos vão beneficiar de um "acompanhamento contínuo" para reforço "de gestão, cooperativismo e liderança participativa" na AMPN.

Os panos artesanais, como o "pano pente", são umas das mais típicas formas de manufactura da Guiné-Bissau.

Servem de traje tradicional e estão associados a vários momentos da vida comunitária: tanto servem de prenda para distinguir visitantes, como cobrem urnas em funerais. Fonte: Aqui