segunda-feira, 23 de maio de 2016

IBAP PROMOVE SEMANA DA DIVERSIDADE

Bissau, 23 Mai 16 (ANG) - O Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP)  levar a cabo desde domingo uma  “Semana da Biodiversidade” de quatro dias, no quadro do Dia Internacional de Biodiversidade assinalado  domingo. 

De acordo com um comunicado de imprensa do IBAP à que a ANG teve acesso, durante estes quatros, vão ser realizadas  actividades como palestras nas instituições do ensino, sob o tema: “Contribuição do ecossistema na manutenção do equilíbrio ambiental”, debates radiofónico com os parceiros, sobre “  serviços de ecossistema” e relativo ao “ decurso da conservação na Guiné-Bissau”.

Ainda, segundo o IBAP, este evento culminará com o lançamento de “Guias e Brochuras Ecoturísticas das Áreas Protegidas na Guiné-Bissau, onde, igualmente serão apresentados os resultados dos projectos, em matéria de conservação da biodiversidade.

Em 1992, a Organização das Nações Unidas instituiu o 22 de Maio como o dia internacional da biodiversidade, com o objectivo de sensibilizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica e a necessidade da protecção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

Na Guiné-Bissau o Governo criou há 11 anos, o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) para gerir a biodiversidade e as áreas protegidas, desenvolvendo políticas e normas relacionadas com a conservação da biodiversidade em mais de seis áreas protegidas, á nível nacional.
De acordo com planos do Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas, nos próximos tempos, 25 por cento  do território guineense será considerado  “área protegida”.