terça-feira, 24 de maio de 2016

PROCESSOS DE GESTÃO E PROJECÇÃO DO MEIO AMBIENTE É POSITIVO


Os Ambientalistas do país consideram de positivo o processo de gestão e projeção do meio ambiente na Guiné-Bissau.

A satisfação foi revelada domingo 22 de maio em Bissau, data em que foi instituída pelas Nações Unidas em 1992, como dia Internacional da Biodiversidade, na qual a Guiné-Bissau é parte integrante da Convenção.

Este ano a efeméride está sendo celebrada sob o lema: “Integrar a Biodiversidade para a Manutenção das Populações e Seus Meios de Subsistências”. 

Está em curso durante a semana da Biodiversidade que iniciou de 22 e termina ao 25 de maio com debates radiofónicos com os parceiros do IBAP, sobre o serviço de ecossistema, uma conferência de debate em parceria com Global Shappers sobre o decurso da conservação do ambiente na Guiné-Bissau e o processo de evolução e criação do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP).

A Guiné-Bissau dispõe atualmente de 12% de território marinho de áreas protegidas e 26% total do território, faltando apenas 1% que o mundo exige.  
As jornadas da biodiversidade Organizadas pela Secretaria de Estado do Ambiente através do IBAP, culminarão com o lançamento de guias e brochuras das áreas Protegidas e com animação sobre a cultura Bijagós com destaque a dança canhocan.

Recorde-se que a Convenção da Biodiversidade visa consensualizar a população mundial sobre a importância da biotecnologia.