quinta-feira, 9 de junho de 2016

GOVERNO DO SENEGAL INTERESSADO NO PORTO DE SINES

Enquanto nós brincamos aos governos, 
e já lá vão 4 em menos de dois anos, 
o país vizinho soma e segue...

17:34 Nuno Miguel Silva
Oumar Guèye, ministro das Pescas e Economia Marítima do Senegal, acompanhado do embaixador daquele país africano em Portugal e de vários especialistas do sector senegaleses, visitou no passado fim-de-semana as instalações do porto de Sines.

A visita ao porto de Sines foi organizada pelo Ministério do Mar, tendo o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, sido o anfitrião da comitiva do Senegal, no sentido de desenvolver as potencialidades deste porto de águas profundas e dinamizar as trocas comerciais entre os dois países.
Os administradores Eduardo Bandeira e José Soares apresentaram os factores de competitividade e as várias valências do porto de Sines, quer ao nível das áreas operacionais e características físicas, quer nas vertentes tecnológicas.
Nesta visita, esteve também presente a administradora da AICEP, Helena Malcata.
A comitiva do Senegal teve oportunidade de visualizar o Centro de Controlo de Tráfego do porto de Sines, onde se apresentou o funcionamento da Janela Única Portuária.
Foi também feita uma visita ao Terminal XXI (contentores), em operação.
Segundo um comunicado da APS - Administração do Porto de Sines, outra área que despertou o interesse dos responsáveis do governo do Senegal foi a zona da piscicultura intra-portuária.
Recorde-se que o porto de Sines está ligado semanalmente ao porto de Dakar, capital do Senegal, apresentando esta linha uma grande importância para as trocas comerciais entre os dois países.