sábado, 25 de janeiro de 2014

USSU NDJAY LIVE IN AMSTERDAM HOJE DIA 25 DE JANEIRO


ABEL ENCADA SERÁ O CANDIDATO DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O Progresso Nacional apurou que  Abel Encada estará melhor posicionado para poder
ser escolhido como candidato do PRS para as eleições presidenciais. Mas aqui há um
pequeno pormenor que ainda não estamos em condições de avançar mas na próxima
prometemos avançar.

CNE EM MANTES DE LA JOLIE

Agradecia que usassem os meios de comunicação que dispõem para chamar atenção a quem de direito pela mensagem que foi enviada a muitos guineenses na diáspora para o recenseamento a decorrer em Mantes la Jolie neste sábado (setor Trappes, Mireaux e Mantes la Jolie) as 14h30. Num momento que muitos fazem de tudo para descredibilizar o processo eleitoral em curso, a fim de mostrar ao mundo que tinham razão e que o governo precedente era mais democrático que nosso país já conheceu ou legitimar a sua verdade através de uma intervenção militar estrangeira no país.
Como é possível o mandatário da CNE ir para um recenseamento de um dia para três setores as 14h30 com único kit disponível? Por acaso este mandatário tem idéia quanto guineenses e descendentes residem nessas aglomerações? Será que o recenseamento feito em Paris em dias contrariamente ao planning publicado conseguiu atingir os objetivos pretendidos pela CNE ou a todos guineenses residentes em paris?
Se na Guiné-Bissau vocês têm hábitos de ir para o trabalho as 14h30, aqui na diáspora e particularmente em França o trabalho começa as 8h00, tendo os empregados tudo pronto para atender os clientes a partir dessa hora. Existem grande números de concidadoes que não puderam estar presente durante a semana no consulado para recensear por causa do trabalho e tudo leva a crer que estarão em Mantes la Jolie por tratar-se de ultimo dia em Ile de France. Tenham respeito convosco e para com os guineenses porque já estamos cansados da falta de compromisso e profissionalismo com o país.

Honorio Gomes

RECENSEAMENTO EM FRANÇA


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

AGOSTINHO CÁ REFORÇA O GIRONA

OS GUINEENSES LÁ FORA SÃO UM MOTIVO DE SUCESSO. GUINEENSES
BALI PENA BÓ.


GAMBIA vs GUINÉ-BISSAU A NÃO PERDER AMANHÃ NO ESTÁDIO BRIKAMA

Um jogo amigavél a ter lugar amanhã.

The Gambia female national team will tomorrow, Saturday 25 January 2014 play Guinea Bissau in a friendly encounter at the Brikama Mini Stadium. The Gambia Football Federation (GFF) recently finalised talks with its counterparts in Guinea Bissau for the friendly international football match set to involve its national women's teams.

PAIGC ESTÁ HOJE REUNIDO PARA PODER MARCAR A DATA DO SEU VIII CONGRESSO QUE PODERÁ TER LUGAR NA PRÓXIMA SEMANA SEGUNDO O SEU PRESIDENTE MANUEL SATURNINO DA COSTA

GRUPO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Comunicado Nº 01/2014


Reunidos nos dias 17 e 22 de Janeiro do ano em curso, em Bissau,
volvidos um mês após o primeiro comunicado do GOSCE que constatou
dificuldades ao nível nacional na operacionalização do recenseamento
eleitoral transparente, devido a ausência de informação por parte do
Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE),
particularmente no que diz respeito a prestação de informação aos
potenciais eleitores e públicos em geral, e só volvidos sete semanas e
alguns dias de recenseamento, o GTAPE veio a tornar público que foram
registados 555 mil eleitores no país, o que representa 68 por cento do
total previsto.

Tendo por base uma estimativa de 810 mil potenciais eleitores, o que
significa que ainda faltam 262 mil por registar nos cadernos
eleitorais, restando apenas sete dias para o fim do período
prolongado. Constatando ainda: - falta de informação sobre a
localização das brigadas de recenseamento, falta de kits de
recenseamento, - a não entrega do cartão de eleitor após o registo e
sem informação sobre o local e a data onde os cartões podem ser
levantados, o GOSCE vem através desta tornar publico o seguinte:

1.      Recomendar a maior e melhor coordenação entre os principais actores
envolvidos no processo de recenseamento, nomeadamente o Ministério de
Administração Territorial e do Poder Local através do GTAPE e a
Comissão Nacional de Eleições (CNE), enquanto entidade fiscalizadora
do processo, no sentido de envidarem esforços para fazer cumprir o
compromisso de registar os 800 mil eleitores previstos;

2.      Recomendar ao GTAPE que o aumento e distribuição dos novos kits de
recenseamento e o do seu pessoal sejam proporcionais às regiões com
maior taxa de população com a capacidade eleitoral onde ainda há um
número significativo por recensear, cumprindo escrupulosamente os
horários previstos;

3.      Recomendar ao GTAPE no sentido de assegurar que nesta última
semana, todos os cidadãos que ainda não receberam os seus cartões bem
como os que vão registar-se agora, os possam receber antes do fim do
processo, ou seja, até o dia 30 de Janeiro, indicando com precisão,
através dos órgãos de Comunicação Social e nos locais onde funcionaram
as mesas, quando e aonde podem ser levantados;

4.      Recomendar a CNE no sentido de assegurar junto ao GTAPE a
implementação de dispositivos informacionais no que concerne a
organização, coordenação e difusão de um mapa diário de distribuição
das mesas de registo dos eleitores, por todos os círculos eleitorais,
até o ultimo dia do processo;

5.      Recomendar ao GTAPE que melhore os seus mecanismos em articulação
com as diferentes Organizações da Sociedade Civil, em termos
logísticos ao nível local, em particular as integrantes do GOSCE,
sobretudo onde há mais dificuldade de acesso, mobilidade e domínio
linguístico;

6.      Recomendar ao GTAPE a realização de uma campanha intensiva de
informação, sensibilização e educação cívica em colaboração com a Rede
Nacional das Rádios Comunitárias e a Casa de Imprensa no sentido de
contribuir para a maior adesão dos potenciais eleitores no registo;

7.      Apelar e exortar aos membros da mesa do registo eleitoral a serem
mais pedagógicos, disponíveis, tolerantes, profissionais e sobretudo
que prestem informações devidas as pessoas que se deslocam as mesas
nesta última fase do processo;

8.      Recomendar os órgãos competentes em prorrogarem o recenseamento ao
nível da Diáspora, face aos atrasos verificados na chegada dos Kits e
também face a desproporcionalidade deste tendo em conta o contingente
populacional existente, como são os casos de Portugal e França;

9.      Apelar a todos os guineenses com  capacidade eleitoral a fazerem
uso do direito e dever que lhes assiste em recensear-se, podendo deste
modo estar aptos para participarem de forma plena em todo o processo
eleitoral;

10.     O GOSCE reafirma a sua disponibilidade em apoiar todo o processo
eleitoral e renova o seu engajamento em favorecer a maior participação
da Sociedade Civil enquanto um actor fundamental interessado no
retorno a normalidade constitucional e democrática.

Feito em Bissau, aos 24  dias do mês de Janeiro de 2014

PAIGC: O PAIGC TEM UM NOVO LÍDER DA SUA BANCADA PARLAMENTAR

O PAIGC tem um novo líder da bancada parlamentar de nome Octavio Lopes. Segundo
informações que conseguimos recolher é um jovem advogado na casa dos trinta e picos
anos e que promete dinamizar a bancada do seu partido.

TACIANA LIMA GANHA OURO PARA A GUINÉ-BISSAU NOS JOGOS DA LUSOFONIA EM GOA

PARABÉNS TACIANA ÉS O NOSSO ORGULHO!!!


NOS JOGOS DA LUSOFONIA EM GOIA, INDIA. ELA GANHOU 3 LUTAS CONSECUTIVAS. CONTRA INDIA, SRI LANKA E MACAU. E FATUROU OURO PARA GUINE BISSAU. 

OPINIÃO: HOMENAGEM

Caros camaradas, amigos, colegas e conterrâneos (mulheres e homens), 
 
Neste preciso dia de recolhimento e de meditação profundos, o 20 de Janeiro, permitam-me partilhar com todos vós (mulheres e homens), o doc. em anexo. Como vão constatar, trata-se de uma tentativa de fazer conhecer como deve ser, pensado em termos práticos, alguns aspectos dum dos mais precisos e poderosos componentes de luta, dentre o inestimável legado em obra escrita e realizações práticas de camarada Cabral, o P.A.I.G.C.
 
1 - Qual é o verdadeiro significado desta sigla, tal como é, “P.A.I.G.C. – Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde”?
2 - Como se explica o como e o porquê desta composição, assim tal como é?
3 - Qual é o fundamento ideológico profundo que esta sigla, estando assim composto, encarna?
4 - Este modo de leitura, feito pela utilização da preposição “de” e a conjunção aditiva “e” na composição, foi sempre assim procedido, desde a fundação deste Partido e mantido, ou existiu ou existe outros modos de leitura?
5 - Qual é afinal, o modo de leitura correcto e oficial desta sigla?
 
"Melhor conhecimento do instrumento pelos seus possuintes e utentes, melhor acção na sua aplicação prática", diz um velho ditado nosso.
 
O meu desejo, que uma tal mensagem se torne a realidade em relação ao PAIGC tal como descrito no doc. em anexo.
 
A todos vós, meus camaradas ou compatriotas, continuados sempre engajados, ou abertos a se engajarem, ou com a ideia desta luta em perspectiva, eis o meu desejo: ver novamente, como vivido na fase mais remota da minha juventude, o PAIGC ser correctamente de novo e como deve ser aplicado na prática na nossa luta ainda em curso, pela (re)conquista e construção da nossa Independência verdadeira, total e definitiva, articulada à construção contínua e permanente do progresso e bem-estar do nosso povo na Guiné-Bissau e, por efeito de consequências, dos povos em toda a África.
 
Por esta causa, missão histórica e objectivo, “luta ka na pudi maina” (N’Fanmara Mané, Djidiu di luta). Gloria eterna à memória de camarada Cabral e de todos os Combatentes da Liberdade da Pátria, bissau-guineenses e caboverdianos, juntos.
 
Um abraço amigo, boa sorte e muito sucesso nos vossos postos.
Amizade.
A. Keita

JORNAL O DEMOCRATA



OPINIÃO: FALTA DE PATRIOTISMO

Caros guineense, 

Venho por este meio dar a minha opinion que sei na mentalidade de certas pessoas nao conta mas no interressa. Chegei em 1993 em bissau, sou lebanese de origem e fiquei la ate 2012. Tive muito activo na area economica como ums de principal exportador, importador, e investidor em guinee bissau. Sou feliz de ter conhecido este pais que acabei por amar como minha patria, conhece minha mulher e hoje deffinitivamente meus filhos sao guineense. E por isso que escrevo isso.  
 
 
Acho que hoje o maior problema de guinee sao a falta de patriotismo e de valor. Tomamos o exemplo.dos blogs que simples. Como que possivel que pessoas supostamente tar.aqui pra dar em primeiro lugar information acabao para se tirar balas cada dias com assunto e orientation politicas differentes. Voce e que deviam dar exemplo. Segundo, um pais como guinee com tao riqueza, com um povo tao alegre como que possivel que o povo aceita isso, ver seu pais morrer enquanto os otros avancao.  Isso e falta de patriotismo. E facil meter a culpa nos militar o governantes mas isso ta assim a muitos anos e pk voce aceitaron isto. Isto no e de hoje. Entao caros guineese comecao a realmente enfrentar os problema, e fazer que este pais avanca ,mundao de mentalidade, aceitao aprender dos otros, voce tao a fazer exatamente o que no meio.oriente as pessoas decidirao fazer. A guerra !! Acusation ! Meter culpa nos otros !!!. Td mundo e responsavel desta situation. E uma pena. E por favor, doka, ali, e progresso nacional parao com isso e comecao.a.dar exemplo.de unidade. O unico objectivo e a evolucion de guinee.  
 
 
E este homens politicos em guinee e pra mesmo pedir eles pra ir ficar na casa o melhor sair de.guinee pk sao eles os imcopetentes. A politica se aprende no.se nasce com.ele. Nem um veterinario pode ser ministro de financas o um comerciante.qualquer ( um ministro) sem conflito de.interresse. Mas em guinee com pouco de.taco se compra td. Ja vi.pessoas a esquecer do seus valors por coisa disso em bissau e sei do que tou a falar. Voltou a diser falta de patriotismo. Que ama.seu pais morre por ele. Morre para seu valors. Isso ja existia mas ja no existe em guinee. 
 
 
Desculpa se meu portugues e mau mas acho que vao entender. 

Abraco.  
Ali. Z

REFUGIADOS FUGIDOS

Todos os 74 refugiados sírios desapareceram de Portugal.

Primeiro meia-dúzia foram apanhados a tentar transpor a fronteira de autocarro, tendo sido devolvidos à procedência pelas autoridades espanholas.

Depois foi um grupo de uma dezena que desapareceu.

Neste momento, não há qualquer sírio desse grupo em Portugal. Os temores de que Portugal tivesse que suportar a sua estadia, não se revelaram justificados.

http://videos.sapo.pt/4dP4m3sCCmR0wcSik51D

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

OPINIÃO: A RENÚNCIA

É um ato jurídico unilateral que necessita somente a vontade do seu ator para ser eficaz e não é a vontade do seu concorrente ou de mais partes envolvidas. Ela tem um significado infinito, pois, ela expressa o amor, a cidadania, a dedicação, a força e a sabedoria. Renunciar é para poucos lideres mundiais, sejam eles homens ou mulheres. A exemplaridade única e impar do século XXI veio da África do Sul, na pessoa do carismático líder mundial Nelson Mandela, que lutou mais do que meio século para libertar o seu povo do regime segregacionista apartheid.
Na Guiné-Bissau o recurso aos serviços de saúde é pouco evidente, não só pela sua precariedade e elevado custo, mas sim pelas crenças sociais ainda persistentes. Em certos casos, quando alguém ou vizinho padecia de doenças repentinas e graves, os mais velhos ou pais começavam de imediato a fazer suas andanças noturnas para evitar a morte ou que mal se concretizasse, porque se acreditava que as doenças eram causadas por atos de feiticeiria, enquanto isso, as mães clamavam desesperadamente em choro, fosse o que fosse, em caso que aquela feiteceiria ou doença fosse para causar a morte do seu filho, ela estaria disposta a morrer para que o feiticeiro deixasse o filho viver. E isto é, ser mãe e, é um ato da renuncia.
Por outro lado, não vive como a grande parte da nossa população a luta armada de libertação nacional que conduziu a nossa independência, que nos rendia respeito e admiração no concerto das nações, pela resistência corajosa e bravura que conduziu-nos a vitoria e dos aliados contra o colonialismo português. Infelizmente, como se diz na nossa terra faka ki bu mola ki ta lanhau (a faca que moldaste é que te ferira), depois da independência nos foi negado à verdadeira historia da luta armada que serviria para construção da nossa identidade, resumindo-la a historia do partido com enormes déficits evidenciados na pos-independência, que vivemos e aprendemos a desgostar naturalmente e negando assim este ato grandioso da renuncia do nosso eu que carecemos e necessitamos hoje.
Há quatro décadas que vivemos momentos difíceis e graves que foram deteriorizando-se, sem que aparecessem soluções a vista e hoje estamos no fundo do poço, mas é como dizia um velho sábio, um homem/mulher ou um povo se define quando cai e em como se levanta. É necessário um exame de consciência e reflexão profunda sobre a nossa realidade, para compreender porque o representante das Nações Unidas na GB José Ramos Horta diz que esta é a ultima oportunidade que a comunidade internacional oferece a Guiné-Bissau para encontrar o seu rumo, e isso, não implica somente fazer eleição, o significado dessa não se esgota em simples interpretação ela é infinita. Precisamos renunciar o nosso eu, começando por nossas autoridades ou partidos políticos até ao cidadão comum, por que fazemos parte do problema e contribuímos (internamente e na diáspora) todos sem exceção para estar onde estamos hoje. Renunciemos o nosso eu!
Espera-se nestas eleições que as organizações políticas e sociedade guineense nos apresentem e nos façam eleger um Presidente da Republica com sentido de estado, com autoridade, com respeito e capaz de fazer respeitar, com a capacidade intelectual e profissional confirmada ou confiança em si e independente acima de tudo; representantes da Assembléia Nacional Popular a altura, para afirmação do povo guineense no plano interno, regional e externo.  O nosso povo elegera os candidatos que os partidos apresentarem, sejam eles limitados ou não. Ao longo dos anos tivemos vários Presidentes da Republica e Primeiros Ministros (eleitos democraticamente ou de unidade nacional/transitórios) e todos foram indicados por partidos políticos, mas e a questão é os candidatos que manifestaram intenção ou apoiado por partidos reúnem essas características para Presidência e possivelmente a chefia do governo?
Alguns me dirão sim ou não, mas é verdade que ao longo destes anos foi-nos evidenciado todo tipo de déficits no exercício da alta magistratura do país é chefias do governo, ora impunham respeito aos nossos parceiros externos como internamente, mas carecia-se de maitrise técnico profissional, ora carecia-se de autoridade seja a nível interno e externo, o que favorecia a construção de aliança interna ou externa para legitimar ou suprimir as deficiências. Essas alianças internas favoreciam o surgimento de facções, em que cada um procura fortalecer-se com apoio da nossas forças armadas ou externamente através blocos ocidentais ou regionais, deixando o país refém de varias grupos de pressão, manipulando-nos escrupulosamente como republica de meninos.   
Meu apelo aqui vai para todos os candidatos a Presidência da Republica sem exceção (Sr. Paulo Gomes, Sr. Helder Vaz, Sr. Tcherno Djalo, Sr. Iaia Djalo, Sr. Nuno Nabiam, e todos os que tenham essa ilusão) a juntarem-se numa mesa e indicar um candidato de Unidade Nacional para Presidência e mostrar ao mundo que o nosso povo é viável assim como nosso país, como tem apelado José Ramos Horta. Renunciem o vosso eu em favor da afirmação dos guineenses e da Guiné-Bissau, escolhendo um candidato, porque se cada um acredita nas suas possibilidades de ganhar as eleições presidências, suponho que não haverá problema em eleger-se como deputado, o que possibilitara à constituição de um parlamento a altura das nossas aspirações.
Em função da crise que vivemos como outros países já viveram ou ainda viverão, espera-se um elevado sentido de estado dos partidos políticos ou coligações políticas, que nas situações idênticas procuram candidatos independentes, apartidários, de reconhecida idoneidade e competência profissional capaz de unir o país, visando superar as querelas em questão, como se via nas vizinhanças, quando houvesse conflito entre irmãos, onde cada um reclamava razão ou possessão de algo em comum, os mais velhos delegavam a gestão da mesma para terceiro para evitar conflito permanente, construindo assim as bases solidas para consolidação da paz. E isso, significa renuncia dos conflitantes em detrimento da paz, contrariamente a o que temos assistido no nosso paìs e que constituira grandes focos de tensão pós-eleitoral. Se este cenários vier a se concretizar o nosso país será hipotecado e teremos um Presidente da Republica e Primeiro-Ministro com condicionamentos de blocos ocidentais.
A diversidade de blocos ou grupos de pressões externos ou regionais interessados em fazer parceria conosco é uma mais valia para Guiné-Bissau e temos de aproveitar todas as oportunidades que eles oferecem, com profissionais altamente qualificados, idôneos capazes de fazer mesma leitura que os nossos parceiros internacionais.
Viva a Guiné-Bissau
Honório Gomes 

RECENSEAMENTO ELEITORAL

A partir de amanhã, mais brigadas vão reforçar os já existentes no terreno, sobretudo no SAB onde o G-TAPE tem situação mais preocupante.

Segundo informações, 85 brigadas, o que corresponde a 85 Kits vão ser colocados em Bissau para cobrir os seis Círculos Eleitores que ainda precisam de algum ar para conseguir chegar aos números desejados em termos de registo de eleitores.

O Círculo com maior preocupação é o CE: 29 e, vai ser onde mais Kits vão ser colocados, cerca de 24, seguido do CE: 28 com 19 Kits, CE: 25 com 18, CE: 27 com 13, CE: 26 com 06 e CE: 25 com 05 brigadas.

As Zonas com maior preocupação no interior do país também serão reforçadas com mais brigadas de recenseamento, como é o caso das Região de Tombali, Bafatá, Gabú e Arquipélago dos Bijagós.

De ressalvar que os 150 Kits que vão ser colocados agora no terreno (quando falta 1 semana para o fim do processo) são aqueles doados pela Nigéria que estão no país desde 01 de janeiro, mas que só agora finalmente, vão poder ser utilizados.

De recordar que logo com a chegada dos Kits deu-se conta que estavam em falta Tabletes de Assinatura, geradores e Impressoras para cartões de eleitor e, quando estes materiais foram conseguidos, deu-se de novo conta de que os Finguers que permitem o registo eletrônico de impressão digital não era compatível com o Software usado.

Felizmente todo o problema já está ultrapassado e a partir de amanhã, 24 de janeiro, os 150 Kits vão começar a ser colocados no terreno de forma paulatina até cobrir todo o território nacional.

PATCHE DI RIMA LIVE IN MAURITANIA DIA 06 DE FEVEREIRO


PATCHE DI RIMA ESTÁ A GRAVAR EM PARIS

O JOVEM MUSICO ORIUNDO DA GUINE BISSAU ESTA EM PARIS A CONVITE
DA PRESTIGIOSA EDITORA FRANCESA SO FRESH PUBLISHING PARA GRAVAR
UM TEMA QUE VAI ENTRAR NA COMPILATION SUMMER TIME.
 
 

OPINIÃO: RUMO A RECONCIALIAÇÃO NACIONAL

Os políticos que, durante vários anos dirigiram a Guiné, transformaram a nossa terra em um caos a céu aberto.
 
Das suas incoerências, resultaram corupção e desorganização da administração, destruturação das nossas forças armadas e de segurança, rutura do contrato social, pauperização das nossas populações, e o pior de tudo é o olhar insuportável do mundo que assimila a Guiné-Bissau a um tunel de escuridão sem saída, fazendo do nosso País, o prototipo dos maus exemplos.

Várias situações e dificuldades prejudicaram o guineense: primeiramente no seu ser comprometendo sua existência, sua identidade e seu modo de estar e de se relacionar consigo e com os outros, em seguida na sua carne contribuindo para inúmeros mortes e deficiências quase todas elas possiveis de evitar e, enfim na sua alma colocando-o em desvantagem face ao desenvolvimento de suas capacidades de vida e de construção de uma vivência melhor.

Mas, será isso uma fatalidade ? Será isso motivo de resignação e o fim da esperança para se conseguir uma vida melhor?

Não. Porque contrariamente a essa fatalidade e resignação que anos de desencantos nos levam a interiorizar, a esperança voltou e cresce cada dia mais com o regresso do Paulo Gomes.

Hoje, a determinação e a vontade dos jovens e das mulheres, os conhecimentos e as tecnologias podem ser metodicamente valorizados para pôr cobro ao sofrimento dos Guineenses. Paulo Gomes é capaz de impulsionar essa dinâmica inter-relacional.

Sim. É possivel recompor o tecido social no sentido de coexistância sã, reconciliar os guineenses e fazer da justiça uma realidade. É possivel transformar a Guiné de modo que tenhamos confiança nas instituições e haja confiança entre os individuos.

Com Paulo Gomes, uma liderança comprometida apenas com o povo guineense, as nossas riquezas humanas, culturais, mineirais, maritimas, ambientais, florestais e relacionais serão incrementadas, reestruturadas e reorientadas em prol do bem estar de cada guineense e para o regresso de uma nova e respeitada Guiné-Bissau no concerto das Nações.
Cabe aos guineenses, agarrar esta nova esperança encarnada por Paulo Gomes, para despregar a Guiné do imobilismo e do abismo, rumando para o desenvolvimento sustentável, no respeito da democracia e dos direitos humanos, cemente da reconciliação nacional.


Aissatu Baldé

RECENSEAMENTO ELEITORAL

António Aguiar Patriota visitou ontem a tarde o G-TAPE e reuniu-se durante quase uma hora com os técnicos da instituição encarregue de realizar o recenseamento eleitoral, acompanhado do Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas no país, José Ramos Horta.

Patriota encorajou os técnicos do G-TAPE que estavam também acompanhados pelo Ministro da Administração do Território e Poder Local a continuarem o trabalho.

Patriota recebeu os mais recentes dados de inscrição eleitoral no terreno e, disse encorajado pelo sucesso, apesar das enumeras dificuldades que o processo registou desde o seu inicio a 01 de Dezembro do ano passado e que continua a registar até agora.

À saída, o homem das Nações Unidas que veio manter contacto com as autoridades de transição, disse estar confiante que as eleições gerais terão lugar na data marcada pelo Presidente da República (16 de Março de 2014).

23 DE JANEIRO: DIA DOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA

É nesse dia, a 23 de Janeiro de 1963, portanto há 51 anos que, um grupo de homens liderado por ARAFAM DJAMBA MANÉ deu o primeiro tiro no quartel de TITE, que marcou o inicio da luta armada para a libertação da Guiné e Cabo-Verde.

Aqui na capital, o dia vai ser marcado com entrega do edifício dos Combatentes da Liberdade da Pátria construído pela República Popular da China e entregue ao governo desde Setembro 2003.

Só hoje, quase 11 anos depois, a entrega oficial deste edifício aos seus legais donos, vai ser feita pelo nosso executivo, que atraso minha gente!!!!!!!

QUE SEJA UM BOM 23 PARA TODOS NÓS, CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR, PORQUE A VIDA E A SAÚDE VALEM MAIS QUE QUALQUER FESTA!!!!!!!!!!!

ÚLTIMA HORA: RECENSEAMENTO ELEITORAL - AGENTES RECENSEADORES BLOQUEAM TRABALHOS EXIGINDO 50% DE SUBSÍDIO DESTA SEGUNDA FASE QUE JÁ ESTÁ A CHEGAR AO FIM

O Diretor-Geral do G-TAPE já reagiu sobre esta questão, prometendo até amanhã resolver a situação, já que a entidade que desbloqueia os fundos utilizados pelo G-TAPE é a comissão da CEDEAO que já prometeu para amanhã disponibilizar o montante necessário.

Portanto jovens haja paciência, o processo está indo muito bem, não vão estragar tudo já no final dos trabalhos, é verdade que com a nossa gente, não se deve confiar a 100%, mas. o país deve estar em cima de todos nós. VIVA GUINÉ-BISSAU!!!...... VIVA JUVENTUDE!!!!, VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!!!!!!!

PAIGC: 35 DEPUTADOS DECIDEM SUSPENDER O LÍDER DA BANCADA PARLAMENTAR, RUI DIÂ DE SOUSA.

Uma situação que vem agravar ainda mais a situação já negra dentro do partido.

Rui Diâ de Sousa Já reagiu, afirmando que estatutariamente único órgão competente para tomar esta decisão é o Comité Central, portanto, vai continuar como líder do grupo parlamentar até prova em contrário.

Então mantém-se a crise no seio dos libertadores nas vésperas do seu Oitavo Congresso, segundo últimas informações, poderá ter lugar entre os dias 27 a 31 de janeiro corrente.

RUSSOS PAGAM 600 MILHÕES DE FCFA

A Reuters acaba de publicar que o armador russo admitiu ter pago ontem ao Tesouro Senegalês as quantias exigidas para a libertação dos dois navios: 400 milhões pelo Oleg Naydenov (por ser reincidente) e 200 pelo Kapitan Bogomolov, o outro arrastão igualmente aprisionado.

NAÇÕES UNIDAS PROMOVEM FORMAÇÃO DA MULHER

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=40038

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

AGRADECIMENTOS E DENÚNCIAS: CASO ENGEN VS ELTON

Caros  e prezados bloggers guineenses,
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer o apoio que têm dado a Guiné-Bissau num período em que a comunicação está quase que interdita no nosso país. Graças a vocês temos conseguido exteriorizar os nossos sentimentos, as nossas revoltas e demais outros males que nos invadem. Mas também graças a vocês, conseguimos dar a nossa contribuição para o bem da nossa nação. Por ser incapaz de fazer o necessário para todos, junto a minha voz com aqueles que sempre rezarão e exortaram a Deus para que tenham a tranquilidade necessária na vida. Que Deus vos proteja.
Quanto ao Aly em particular, na qualidade do seguidor do seu blogue, a única coisa que não gostei foi o ensaio do adeus. Por precisarmos de ti, fique dando-nos informações.

Denúncia:
Quem ganhou em nome do Estado da Guiné-Bissau no negócio entre a ENGEN e ELTON?
Vive-se na Guiné-Bissau nos últimos tempos, uma máfia no negócio entre a ENGEN e ELTON. Nos finais do ano 2000, invocando os motivos ligados ao rendimento, a ENGEN decidiu vender as suas acções. E nesta venda, ELTON apareceu como sendo a empresa interessada em adquirir as acções da ENGEN. As duas partes terão concretizado o negócio e sem dar qualquer informação ao Governo e de repente, tudo em nome da ENGEN passou a ser tratado por ELTON. Essa última deixou de pagar o fisco. O Governo, através da secretaria de Estado de Energia exigiu explicações sobre a forma como as acções foram transmitidas para ELTON e ninguém respondeu. Depois, a Direcção-Geral de Contribuição e Impostos pediu mesmas informações e a ELTON continuou sem responder. Tudo isso aconteceu entre os meses de Outubro e Novembro. Ainda em Novembro, já no dia 25, foi o próprio ministro da Energia, Daniel Gomes a endereçar uma carta ao Director-Geral da ELTON GB SA à pedir todas as informações concernentes à transmissão dos valores da ENGEN para ELTON GB SA.
Como o silêncio era crónico, a DGCI decidiu avançar com uma acção no Tribunal e que culminou com uma decisão que encera as estações de ENGEN (entenda ELTON) por causa do fisco. Há muito que as gasolineiras em causa não funcionam.
No entanto, o pior estava por vir. No momento em que tudo apontava para graves irregularidades no negócio, as instituições como a Primatura, Ministério Público, Polícia de Ordem Pública através do Comissário entraram em acção. A principal vítima acabou por ser o ex-Director-Geral da ENGEN, Bastou Badarou que mesmo estando fora do negócio, teve que sofrer na prisão. Porquê? Porque os responsáveis da ELTON e governantes envolvidos no negócio consideram que podia dar informações sobre o que sabe. Badarou não disse nada a ninguém e na tentativa de retomar os seus serviços na ENGEN, foi detido com argumentos de tentativa de assalto à empresa. A detenção foi feita pela Polícia Judiciária e para sair dos calabouços teve que pagar uma caução.
Porém, caros bloggers, sabe-se que, tudo está a ser feito para que o caso fique no silêncio. Os governantes receberam somas avultadas em dinheiro e a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos vai ser obrigada (não tarda) a reabrir todas as estações.
Guineense, o que está aqui em causa é um negócio de biliões de Fcfa. Aliás, nos documentos que vão apresentar nos próximos tempos falarão de 600 milhões. Estes valores serão aceites, porque temos informações que responsáveis do Governo, do Ministério Público, da PJ e da Polícia receberam fundos neste processo.
Se não vejamos:
- Porquê é que a Secretaria de Estado da Energia e o Ministério da Energia já não dizem nada?
- Porquê é que certas estações da ELTON reabriram há dias?
A resposta é simples: alguns titulares dos órgãos públicos receberam fundos e ficaram calados e querem que o processo morra.
Como vocês têm constituído das poucas vias para informamos algo, exorto para que publiquem este meu correio.
Desafio os responsáveis da DGCI, do Ministério Público, da Primatura (na pessoa do próprio Primeiro-ministro que conhece muito bem esta história) e da Polícia de Ordem Pública a tornarem públicas as suas versões. A tendência de momento, caros compatriotas é deixar a história morrer, mesmo com graves prejuízos causados ao Estado.
Se não reagirem, caros bloggers, envio mais informações dentro de dias.

Abraço di kumpu terra
DSL – ex-funcionário da ENGEN

CONFUSÃO MEDIÁTICA

Os jornalistas senegaleses acusam os seus colegas russos de «intoxicação»: a Voz da Rússia, passou ontem o dia em comunicados e posteriores desmentidos, ora afirmando que o Oleg Naydenov já tinha sido libertado, ou dizendo que deveria sê-lo à tarde e sair hoje de manhã do porto de Dakar, onde está retido há quase três semanas.
Contactado o Director de vigilância das pescas, o comandante Sarr, este afirmou que o Oleg Naydenov continua atracado na doca militar de Dakar, acrescentando até que o mesmo acontece com outro arrastão russo, igualmente retido. Será o Kapitan Bogomolov, cujo caso o Progresso Nacional também já referiu, e que segundo as autoridades senegalesas estaria «fugido»? Já agora, o responsável poderia ter informado se o barco foi igualmente apresado pela força, como o Oleg Naydenov, ou se chegou ao porto pelos seus próprios meios e iniciativa.

Entretanto, o Ministro Haidar El-Ali parece ter recusado a fiança oferecida pelos russos, afirmando que só libertará o navio contra apresentação do recibo, comprovando o pagamento ao Tesouro senegalês da multa exigida.

http://www.senenews.com/2014/01/22/affaire-du-chalutier-oleg-naydenov-les-russes-ont-encore-menti_73088.html

TURISMO NOS ARQUIPELÁGOS QUEM GANHA E QUEM PERDE ?

Caros amigos e parceiros,

A Tiniguena convida todos os seus amigos e parceiros a visitar a
Lojinha da Terra no âmbito do lançamento da nova colecção de postais e
do calendário de 2014, sob o tema: "TURISMO NO ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS
- Quem ganha e quem perde?"

Com esta edição a Tiniguena pretende encorajar uma reflexão mais
cuidada sobre a promoção do turismo no Arquipélago dos Bijagós,
candidato a Sítio do Património Mundial e Cultural da Humanidade,
atribuído pela UNESCO. Em cada uma das páginas do calendário, em cada
um dos postais da nova coleção, sugerimos a ponderação sobre esta
problemática sob ângulos diferentes, considerando sempre a questão de
fundo, quem ganha e quem perde com o turismo que hoje é praticado no
Arquipélago:

1)    Como desenvolver o turismo no Arquipélago dos Bijagós, candidato
a sítio do património mundial, num contexto de pobreza e fragilidade
do Estado?

2)    A privatização de ilhas sagradas e de espaços estratégicos para
a vida gera conflitos em cascata!

3)    A ilusão do desenvolvimento que vem de fora favorece o
crescimento do individualismo e das dependências do exterior.

4)    Os riscos de mercantilização da cultura bijagó, de perda de
identidade e da coesão social.

5)    Os riscos de perturbação dos equilíbrios naturais e de
enfraquecimento das regras de gestão tradicionais.

6)    É possível um outro turismo nos Bijagós?! A promoção do
ecoturismo no Parque Nacional de Orango.

Consideramos que vale a pena, nos tempos de crise que hoje conhecemos,
preservar espaços e recursos estratégicos para a vida das nossas
populações, para a nossa identidade cultural e para a economia
nacional. Neste sentido, é essencial:

"Apostar num turismo responsável no Arquipélago dos Bijagós, que
valorize o seu património natural e cultural e promova um
desenvolvimento durável em benefício dos Bijagós e do país!"

Aproveitamos esta oportunidade para desejar a todos os membros,
parceiros e amigos da Tiniguena, um Ano Novo de paz, concórdia,
progressos efetivos no processo de retoma da democracia e de promoção
de um desenvolvimento sustentável e duradouro para a Guiné-Bissau!

Com os melhores cumprimentos

Miguel Barros

RECENSEAMENTO ELEITORAL

REGIÃO DE QUÍNARA - SUL DO PAÍS mais avançada neste processo em termos de registro de eleitores, já atingiu os 87%, de acordo com os dados de até 20 de janeiro.

O sector de Buba, centro capital da Região ultrapassou os 100%, tendo atingido desde 17 de Janeiro corrente mais 312 eleitores do que previsto (9.275).

PARABÉNS TODO O PESSOAL ENVOLVIDO NESTE PROCESSO NA REGIÃO DE QUÍNARA!!!!!!!!!!

SINDEPROF: COMISSÃO ORGANIZADORA DA ASSEMBLEIA GERAL DESTA ORGANIZAÇÃO SINDICAL CONVOCOU A IMPRENSA PARA ESTA MANHÃ. POSSIVELMENTE VAI-SE FALAR DE UMA NOVA DATA PARA O ENCONTRO MAGNO QUE JÁ FOI ADIADO MAIS VEZES QUE O 8º CONGRESSO DO PAIGC. A ATUAL DIREÇÃO DO SINDEPROF ESTÁ CADUCA DESDE FINAIS DE 2012.

CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU: GREVE LEVANTADA DEPOIS DA INTERVENÇÃO DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ESTADOS UNIDOS NÃONÃO VÃO CONVIDAR A GUINÉ-BISSAU PARA A CIMEIRA , EUA-AFRICA QUE SE REALIZA NO MÊS DE AGOSTO DE 2014

Egipto, Sudão, Madagáscar, Zimbabué e Guiné-Bissau não foram convidados pela
Administração Obama para a cimeira, a realizar em Agosto.

http://www.channelnewsasia.com/news/world/obama-to-invite-47/962892.html

SUPOSTOS NÁUFRAGOS ENCONTRADOS NA GUINÉ-BISSAU

Entre quinze e dezoito pescadores da região de Dakar que, há cerca de duas semanas, tinham sido dados como desaparecidos no mar, afinal estão de boa saúde, numa ilha da Guiné-Bissau. Graças aos bons ofícios do Presidente da Federação guineense de Futebol, já foi possível dar a boa notícia aos familiares e autoridades.
http://news.adakar.com/h/3157.html

OPINIÃO: PAULO GOMES O ARBITRO CERTO PARA A GUINÉ-BISSAU

Desde a sua fundação a República da Guiné-Bissau assistiu a um desfile de Presidentes que, por razões diversas, estiveram comprometidos com querelas internas partidárias e/ou com relações incestuosas com as forças armadas.

Aconteceu com o Luis Cabral, Nino Vieira, Malam Bacai Sanhá, Kumba Yalá, Henrique Rosa, Raimundo Pereira e agora Serifo Nhamadjo.
A forte ligação entre o partido político e a sociedade castrense (militares), impediu aos vários presidentes da República de jogar plenamente o seu papel de árbitro numa vida política guineense sumamente complicada onde interesses político, económico, judicial e militar se sobrepõem sempre em detrimento dos interresses superiores da Nação.
 
A Guiné-Bissau somente poderá sair desta situação quando tiver um Presidente da República eleito e que não esteja dependente de um partido político e nem dos interesses económicos da “praça“1 de Bissau. Isto porque, reparem bem, muito conselheiros dos Ministros e por vezes os próprios Ministros, são sócios ou proprietários de empresas que fazem negócios com o Estado através de fornicemento de diferentes produtos e/ou serviços essenciais para o funcionamento da administração tais como combustível, arroz e fardas para as forças armadas, equipamentos informáticos, construção de obras públicas (escolas, hospitais, estradas) financiadas pelo doadores internacionais.

Esta situação de promiscuidade cria e alimenta a corupção e uma dada conduta do Estado via interesses de grupinhos que lutam pelo controlo das principais direções financeiras de instituições Estatais ou para –estatais que permitem o ilegal enriquecimento das pessoas e o financiamento dos partidos políticos.
 
Assim sendo muitos homens e partidos políticos tornaram-se cúmplices, atores e alimentam o circuito da corrupção e do cortejo, paralizando a justiça, quebrando o contrato social e projectando a imagem de que o grupo é a única alternativa, consequentemente, não existe esperança para uma era nova para a Guiné.
 
O único candidato reunindo condições para ser árbitro é o candidato Paulo Gomes. Não está compremetido com nenhum partido político, com nenhuma ala militar e sobejamente distante de relações perversas e com indepêndencia financeira suficiente e ganha de forma transparente. Para além de mais, deu suas provas como técnico nacional o que lhe valeu sua carreira internacional onde é actualmente reconhecido um especialista em matéria do desenvolvimento, atributo ao qual associamos a sua valiosa capacidade de negociação.

Maimuna Camará

O BRASILEIRO ANTÓNIO PATRIOTA QUE ESTÁ NO PAÍS PARA UMA VISITA DE 4 DIAS, QUER ELEIÇÕES NO DIA 16 DE MARÇO E SERIFO BALDÉ, PRESIDENTE DO PARTIDO JOVEM E PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EAGB DIZ QUE AS MESMAS SÓ PODEM TER LUGAR A 23 DE ABRIL PRÓXIMO POR RAZÕES TÉCNICAS E JURÍDICAS.

ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS DESMENTE ATRAVÉS DO SEU PORTA-VOZ A NOTÍCIA QUE DÁ CONTA DA INVASÃO DE TROPAS AS INSTALAÇÕES DO UNIOGBIS NA CIDADE DE BUBA, A PROCURA DE CARLOS GOMES GOMES JÚNIOR.

MINISTÉRIOS DA JUSTIÇA E DA SAÚDE PÚBLICA JUNTOS NO COMBATE A SUB-REGISTO DE NASCIMENTO DE CRIANÇAS


Os Ministérios da Justiça e da Saúde Pública assinam amanhã, dia 22 de janeiro,  um acordo de parceria que visa estabelecer mecanismos de cooperação com vista a implementação do Plano Nacional do Registo Civil.

Um Plano que vai acelerar a redução e quiçá erradicação do sub-registo civil de nascimento.

Durante a vigência do acordo, o Ministério da Justiça vai passar a aproveitar as campanhas nacionais de vacinação e outras actividades levadas a cabo pelo Ministério da Saúde para proceder ao registo em massa de crianças.
É melhor assim, senão vamos continuar a recensear-se com testemunhas, que vergonha!!!!!!!!!

CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU TOTALMENTE PARALISADA A PARTIR DE HOJE DURANTE 4 DIAS PELA GREVE DECRETADA PELO SINDICATO DE BASE

RECENSEAMENTO ELEITORAL - PROGRESSÕES ATÉ 18 DE JANEIRO NO PAÍS E NA DIÁSPORA

Guiné-Bissau, recenseados até 18 de janeiro de 2014 - 516 mil e 248 num universo de eleitores previstos de 810 mil e 961, o que corresponde em % a 64, pouco mal, só que ainda nem atingiu os dados de 2008 que eram de cerca de 594 mil eleitores, isto já dá alguma preocupação.

Na Diáspora, até 18 de janeiro de 2914 - foram recenseados 6 mil e 680 eleitores, total previsto sem dados.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

AFINAL DELFIM DA SILVA DEMITE-SE OU NÃO ?

Nós aqui, estavamos todos entusiasmados quando vimos um ato de coragem de honestidade e
de hombridade do Ministro dos Negócios Estrangeiros Fernando Delfim da Silva a dizer que
se demitia por causa dos 74 Sirios, para agora vermos a mesma pessoa 1 mês depois a dizer
que está a espera do Presidente para decidir a sua demissão. Bom perante isto tudo só nos
resta dizer ao Drº Delfim da Silva: BÁ TIRA PIDI NA PADJA BÔ!!!

Pensas que estás a lidar com idiotas. Dizes uma coisa e fazes outra. Uma pessoa quando
põem o seu cargo a disposição deixa de usar o carro do estado, deixa de ter guarda costas,
deixa de ir ao gabinete e acima de tudo deixa de receber delegações internacionais como foi
aquilo que vimos hoje na TV ao receberes o Antonio Patriota do Brasil. Tu tens mais é uma
ganda labia e pareces um tangas da primeira classe. Vamos ser mais honestos e respeitar este
grande povo !!!

RECENSEAMENTO ELEITORAL COMEÇOU EM FRANÇA

Boa tarde Progressistas,

Os meus melhores votos de saude e de succeso para este ano 2014.
Favor de publicar o Planing de recenseamento que começou desde dia 17 em Paris.

Cumprimentos a todos,
Marcelina Labare-Monteiro
Collectif des Ressortissants de la Guinée-Bissau

BLOG : http://ressortissants-guinee-bissau.over-blog.com/

NANDO VAZ SOMA E SEGUE APESAR DA SUA POPULARIDADE ESTAR EM BAIXA

"O ministro de Estado e porta-voz do Governo de transição na Guiné-Bissau, Fernando Vaz, é o escolhido pelo grupo de 23 partidos agrupados no Fórum Guiné-Bissau para candidato a primeiro-ministro nas eleições gerais de 16 de março." 

Veja AQUI

SORY DJALÓ ESTÁ NA EMINÊNCIA DE SER O CANDIDATO ESCOLHIDO DO GRANDE PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL PARA AS PRESIDÊNCIAIS

Estamos neste momento nos corredores do poder a tentar confirmar esta noticia
em primeira mão. Se as coisas não sairem a cotrobidô será ele sim o candidato dos
renovadores.

OLEG NAYDYONOV VAI SER LIBERTADO ESTA TARDE

VEJA AQUI

PAIGC CONFIRMADO: TRIBUNAL DÁ RAZÃO A DOMINGOS SIMÕES PEREIRA E ASSIM FICA ESCLARECIDO QUE ESTE CANDIDATO GANHOU A CONFERÊNCIA REGIONAL DE BAFATÁ

O Tribunal ao confirmar a vitória de DSP nesta conferência regional põem DSP numa
posição previligiada para a sua vitória no Congresso do seu partido a realizar-se em
Cachéu.

" AFECTOS COM LETRAS" REGRESSOU DA GUINÉ-BISSAU

"Pombal 97 fm / Solidariedade – Através da ‘XI Missão Solidária Natal com Afectos 2013’, a associação “Afectos com Letras”, sedeada em Pombal, levou, até à Guiné-Bissau, 20 toneladas de ajuda humanitária. 
A equipa de voluntários desta Organização Não Governamental, liderada pela pombalense Joana Benzinho, teve que ultrapassar “algumas dificuldades logísticas, relacionadas com a suspensão da única rota directa que liga Bissau a Lisboa e que era assegurada pela TAP”. Por isso, o voo para Bissau teve escala em Dakar."
 
Veja AQUI

domingo, 19 de janeiro de 2014

PRS DECIDE NA QUINTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO, A FIGURA DO CANDIDATO AS PRESIDENCIAIS DE 16 DE MARÇO

Quatro nomes estão na lista para as primárias desta quinta-feira:

-- Abel Encada (Empresário e um dos Vice-presidentes da Câmara de Comércio);

-- Baltazar Alves Cardoso (Empresário e também um dos Vice-presidentes da Câmara de Comércio);

-- Jorge Malú (Ex-presidente da ANP e atual 2º Vice-presidente do partido) e,

-- Ibraima Sory Djaló (atual Presidente da ANP e Ex-presidente em exercício do partido).

Quem entre estas figuras tem perfil para o cargo de Iº Magistrado Nação?

ÚLTIMA HORA: CHEFE DE GABINETE DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL ENTRE A VIDA E A MORTE

Tudo aconteceu na noite de Sexta-feira quando a viatura de Cabine Dupla onde seguia Aliu Nhamadjo e o seu filho que estava a dirigir, colidiu com outra viatura. O impacto foi brutal e os dois estão em estado crítico no Hospital Nacional Simão Mendes.

FÓRUM CÍVICO GUINEENSE SOCIAL DEMOCRACIA

Antonieta Rosa Gomes de novo na calha para ser líder do partido.

PATCHE DI RIMA LIVE IN DAKAR 01 DE FEVEREIRO


RECENSEAMENTO ELEITORAL - PROMESSA DE MONTANHA DEU EM RATO

"FINGUER" um equipamento pequenino, que permite o registo de impressão digital (onde se coloca o dedo indicador direito) é o grande obstáculo para o processo de recenseamento eleitoral neste momento.

Isto porque, os 150 kits da Nigéria não podem até agora ser colocados no terreno por falta deste pequeno equipamento que agora está a constituir a dor de cabeça para o governo de Rui Duarte Barros.

Para informações de que despomos, estes equipamentos já foram adquiridos e estão em FRANÇA a caminho de Dakar, donde seguirão para Bissau. O problema é quando toda esta trajetória será concluída até chegarem a Bissau.

Neste momento, todas as expetativas estão em torno do reforço dos 141 kits que estão a funcionar com os 150 da Nigéria, tendo em conta o período curto para o fim do processo (agora faltam apenas 11 dias) e o número de eleitores ainda por registar.

Dados ainda não foram divulgados, mas tudo indica que, algumas Regiões já estão muito avançadas, como é o caso de Quinara que já atingiu 80%; Biombo - 75%; Cacheu - 75%; Bafatá - 65%; Gabú - 65%.

No SAB, os Círculos Eleitorais - 24, 25 e 26 estão muito avançados, estando com alguma preocupação, a situação nos Círculos Eleitorais 27, 28 e 29 - portanto os mais populosos.

Informações sobre as Regiões de Tombali, Oio e Bolama/Bijagós ainda não nos chegaram.

BOA SORTE G-TAPE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ISMAEL HIPOLITO DJATA EM FOCO NAS TERRAS LUSAS

 A Tela Preta é o título da exposição de Ismael H. Djata que estará patente até dia 23
no Centro Cultural da Malaposta. A mostra será inaugurada no dia 8 ao fim da tarde.

Ismael Hipólito Djata é um artista multifacetado de origem guineense. O seu talento
desdobra-se pela poesia, escultura e artes plásticas. Ao longo da sua carreira participou
em diversas exposições colectivas na Guiné, Cabo-Verde, Portugal e França. Foi ainda
distinguido com a medalha de honra do Regimento de Cavalaria nº6 Exército de Braga.




CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU VAI ESTAR TOTALMENTE PARALISADA A PARTIR DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA E DURANTE 4 DIAS

Em causa, a greve decretada pelo Sindicato de Base dos Funcionários da Câmara Municipal de Bissau que reclamam por pagamento de quatro meses de salário em atraso (Outubro, Novembro, Dezembro de 2013 e agora Janeiro de 2014).

De acordo com uma fonte próxima da Comissão da Greve, desta vez, a paralisação será observada a 100% sem garantias de serviços mínimos, para pressionar a direção a desbloquear a crise que afeta os trabalhadores desta edilidade.

A fonte garante ainda que, os serviços de Saneamento Básico, dos Mercados e dos Cemitérios serão totalmente paralisados, causando aos cofres da CMB um prejuízo que rondará pouco mais de 2 milhões de Francos CFA diário.

Para a nossa fonte, as receitas mensais da CMB, que são enormes, ou seja, superiores a 250 milhões de Francos CFAs, não justifica a situação por que passam os trabalhadores, com atraso no pagamento de salário superior a três meses, isto porque, a massa salarial mensal da instituição camarária é cerca de 37 milhões de Francos CFAs, portanto exequível em relação as receitas da edilidade.

O mais grave, de acordo com a nossa fonte, é que, durante a quadra festiva, muita promessa foi feita em relação ao pagamento de salário e, nada se cumpriu, a não ser, algum VALE autorizado pela direção que variou entre os 20 a 10 mil Francos CFA, montante que nada revolve face a importância da data em questão e do direito que o trabalhador tem de receber o produto do seu trabalho no final do mês.

Atenção, porque desta vez, os funcionários da CMB estão determinados em desafiar até as últimas consequências o Presidente da edilidade, António Artur Sanhá, que já foi Chefe de Governo neste país, no executivo que seguiu ao golpe que derrubou Kumba Ialá, daí a divergência entre os dois.

sábado, 18 de janeiro de 2014

PAIGC PREPARA A COMEMORAÇÃO DE 41 ANOS DO DESAPARECIMENTO DE AMILCAR COM POMPAS E CIRCUSNTÃNCIAS

-- As atividades comemorativas terão lugar logo pela manhã do dia 20 de Janeiro na sede Nacional do Partido em Bissau com concentração e inicio de animação Cultural quando forem 08h30mn.

-- 09h30mn, - Deposição de Coroa de Flores no Busto de Amílcar Cabral (Porto de Pingiguiti)

-- 10h00 - Deposição de Coroa de Flores no Mausoléu de Amílcar Cabral e no Campo de Heróis (Amura);

-- 11h00 - Deposição de Coroa de Flores na Praça Amílcar Cabral (Rotunda do Aeroporto);

-- 12h00 - Palestra no salão Nobre Amílcar Cabral alusiva a data em comemoração:

TEMA

"INSPIRADOS EM CABRAL, UNIR E FORTALECER O PAIGC, RUMO AO DESENVOLVIMENTO"

ORADOR:  CALIFA SEIDE

MODERADOR: MÁRIO DIAS SAMI

INTERVENÇÕES DURANTE A CERIMÓNIA:

-- Secretário Nacional do Partido

-- Acto Cultural

-- Iº Vice-presidente e Presidente em Exercício

-- Desenvolvimento do tema da palestra

ENCERRAMENTO DA CERIMÓNIA:

-- 2ª Vice-presidente do Partido (Adiatú Djaló Nandigna)

-- Acto Cultural e final de cerimónia

PARTIDO SOCIALISTA - PS

SECUNA BALDÉ, um jovem que segue a cereira de diplomacia e trabalha na Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil, terra do SAMBA deve a esta altura ter sido eleito Presidente desta formação política durante muitos anos liderado por Cirilo de Oliveira.

Isto na sua reunião magna que hoje teve lugar no Hotél Coimbra em Bissau.

Vamos tentar conhecer melhor sobre este jovem que sucede a Cirilo de Oliveira na liderança do PS, um partido que ainda procura o seu lugar no xadrez político do país, particularmente dominado pelo PAIGC e PRS.

PARTIDO SOCIALISTA E CONGRESSO NACIONAL AFRICANO, FORMAÇOES POLÍTICAS GUINEENSES ESTÃO EM CONGRESSO NESTA ALTURA PARA ELEGER SEUS DIRIGENTES E LEGITIMAR OS ÓRGÃOS PARA AS ELEIÇOES DE MARÇO PRÓXIMO

NÃO SE PREOCUPEM PORQUE CARLOS GOMES JÚNIOR AINDA ESTÁ NO MÉXICO A GOZAR UMAS BELISSIMAS FÉRIAS BEM MERECIDAS


"El foro de Cuenca del Atlántico arrancó el jueves 16 con la presencia de exprimer ministro de Guinea Bissau, Carlo Gomes Junior; de Eslovaquia, Mikulá Dzurinda; el expresidente de Costa Rica y el de Bolivia, Miguel Ángel Rodríguez Echeverría y Jorge Quiroga Ramírez, respectivamente."

CADA VEZ MAIS ACREDITAMOS QUE AS ELEIÇÕES NÃO SERÃO POSSIVÉIS NA DATA MARCADA

AIRBUS DISPONIVEL PARA ACONSELHAR CRIAÇÃO DE COMPANHIA

"O Gigante europeu de aviões, está disponível para aconselhar as autoridades da 
Guiné-Bissau caso estas decidam criar uma companhia aérea nacional, anunciou hoje 
em Bissau, Phillipe Bohn, dirigente da empresa" 

VEJA AQUI

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O PROGRESSO NACIONAL NÃO TEM INFORMAÇÃO DE QUALQUER ASSALTO AS INSTALAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS

Nem confirmamos nem desmentimos. Apenas não estamos em condições de noticiar.
Qualquer das formas nós estamos sempre ativos no terreno e quase nenhuma informação
nos escapa.

ÚLTIMA HORA PAIGC: ACABAMOS DE RECEBER UMA INFORMAÇÃO DE FONTE SEGURA DE QUE AO FIM DA TARDE DE HOJE O TRIBUNAL REGIONAL DE BISSAU DEU RAZÃO A DOMINGOS SIMÕES PEREIRA SOBRE A CONFERÊNCIA DE BAFATÁ

Estamos a espera da confirmação desta noticia apesar de o email que recebemos ser uma
pessoa merecedora de fé. Amanhã de manhã deveremos estar em condições de confirmar
esta noticia.

SE FOR VERDADE, DSP GANHA BAFATÁ E DESTRONA SO SEU MAIS DIRETO
ADVERSÁRIO BRAIMA CAMARÁ.

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA O FUTURO PRIMEIRO-MINISTRO

KIMI DJABATÉ EM CONCERTO


UNIÃO EUROPEIA EMPENHADA NA LUTA CONTRA O BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS NA ÁFRICA OCIDENTAL


OPINIÃO: NA GUINÉ-BISSAU SI BU KA RONCA MATCHUNDADI É TA CUMPRAU EL

Estas eleições legislativas e presidências são entre muitas e outras oportunidades que nos foi dado para virar a pagina e construir uma nação na base do trabalho, do conhecimento, do mérito que vise à reconciliação do povo guineense, como tem repito enésimas vezes o representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau José Ramos Horta, que a semelhança das outras nações quer ver o nosso país seguir os trilhos de desenvolvimento. Enganam-se os que pensam contrario, com essa propagada e recorrente ilusão sobre a Guiné-Bissau.

Esta eleição é mais que umas simples eleições dos quais estamos habituados, está em jogo a nossa existência, a nossa viabilidade e a nossa independência que tanto nos custou à admirável grandeza no concerto das nações e que hoje concentra toda a desgraça que não nos dignifica como um povo. Por isso, nesse processo eleitoral, exige-se uma reflexão profunda da nossa classe política, dos decisores institucionais da republica ao cidadão através do seu voto na urna.
Ha motivos mais que suficientes para delegarmos mandato de gestão do país a outrem, mais este não seria a mais-valia desejável, por que os efeitos colaterais que estas ações produziriam na nossa sociedade, terão um condicionamento difícil a apagar para afirmação do homem ou mulher guineense no concerto das nações, que ainda almejamos nestes longos quarenta anos da nossa existência. Meu apelo aqui vai ao encontro dos partidos políticos e instituições judiciais do país em particular os juízes e Supremo Tribunal de Justiça nas analises das candidaturas, sejam elas para Presidência da Republica ou para Deputado da Nação. 
No que respeita aos partidos e coligações políticas para interpelarem com argumentos e provas convincentes junto ao Supremo Tribunal de Justiça as candidaturas que possam ou constituem um foco de tensão para Unidade Nacional que tanto necessitamos para reconciliar os guineenses, através da verdade sobre o nosso passado, presente e construir um futuro melhor com dignidade. Lembrando a necessidade de renunciarem o nosso eu, isto é, procurar reunir consensos em torno de único candidato, em todos presidenciáveis sem exceção, sejam eles independentes ou com apoio partidário. Não podemos continuar a dar o luxo de ter candidatos a Presidência da Republica ou a Chefe do Governo sem mínimo conhecimento da administração publica (dossiês centrais, segredos do país e maitrise nas respectivas interpretações). O estatuto acadêmico ou sua excelência não dá direito para postular a PR e PM, estes devem ser resultados de dezenas e longos anos experiência ao serviço do país. Depois querem mais de 10% nas assinaturas de contratos bilaterais na exploração dos nossos recursos!
Quanto aos juízes do Supremo Tribunal de Justiça, exige-se um sentido de responsabilidade, imparcialidade e coragem nas decisões sobre aqueles que confiaremos o destino das nossas vidas, ou melhor, para administrar as nossas heranças ou contas bancarias (nosso país GB) por longos anos. Exemplos é que não faltam para elucidar as autorizações desastrosas concedidas nas legislaturas anteriores que conduziram e continuarão produzir muitas perdas humanas, enquanto existiam motivos mais que suficientes para recusarem algumas candidaturas e evitar os ciclos permanentes de golpes de estados e assassinatos seletivos. Dê-nos a possibilidade de acreditar na idoneidade dos juízes uma vez (porque nas instituições da Republica da Guiné-Bissau todos são compráveis placas no peito “Quem paga mais ganha o meu voto ou se faz parte do meu grupo social é quem ganha).
Ousemos ser feliz e livre!
Viva a Guiné-Bissau!

Honorio Gomes 
Email: honoriogomes78@yahoo.fr

OPINIÃO: PAIGC POR FORA

Caros compatriotas progressistas, algumas pessoas podem até vos considerar putos pela vossa idade, "talvez" ...mas sao grandes equanto a tudo o que informam, informam como uns verdadeiros vetranos jornalistas. sao professionais integros, de claras visoes e objetividade. Deus vos abençoe sempre.

permitem-me por este meio, lamentar a desorganizaçao reinante no seio do nosso "grande " partido libertador . È triste ver o PAIGC por fora das corridas eleitorais que se avisinha no paìs. A grande pergunta que se poê nesse preciso momento è ....¿ se o PAIGC ha mais de um ano numa convulçao interna, e nao foi, nao è e nem serà capaz de organizar bem o seu congresso para doder participar com dignidadde nas proximas eleiçoes,  como vai fazer par reorganizar a situaçao actual em que se encontra o país caso for eleito para governar ? Noa se explica como è possivel   que um pequeno grupinho de pessoas bem identificados inviabilizam ou neutralizem um grande partido como o PAIGC.

Ha uma grande preocupaçao no paìs com a nao participaçao desse partido nas eleiçoes marcadas para Março proximo. E tudo indica que havera uma ola de contestaçoes aos resultados eleitorais, e que emporarà a situaçao de ordem pùblica no paìs . Por outro lado se estima entao que sem a presença o PAIGC nas urnas nao hevera eleiçoes para assim evitar um novo episodio de violencias.
Esperamos que isso nao aconteça pois o povo guineense e a comunidade internacional  ja nao tolera mais  uma nova alteraçao na data marcada para as eleiçoes gerais.


E o momento em que o grande partido de AMILCAR CABRAL ganhe a vergonha e  organiza-se para ir as urnas e  nao venha a criar mais confusoes na GB.

AGORA CORREM RUMORES QUE SEM CADOGO O PAIGEC NAO É NADA .portanto agradecemos essa formaçao politica que desmente esses rumores, mas com atos concretos e nao so de palavras

Cordialmente 
UPELU

APAREÇA E SOLIDARIZE! TEATRO DA MALAPOSTA

Apareça e Solidarize! TEATRO MALA POSTA
Os Artistas Guineense e a Embaixada da Guiné Bissau em Lisboa convidam.
- Concerto comemorativo de 20 de Janeiro -
Programa:
1 - Exposição de Pintura “A Tela Preta” do artista plástico Ismael Djata(Patente até o dia 23 de Janeiro)
17h00
2 – Assistir ao Documentário – MADINA DE BOÉ – TCHON SAGRADO - RTP África
18h30
3 – Música e Poesia - 19h30
Patche di Rima
Iragrette Tavares
Malamba Sissé
26 05 (Participantes do Programa Factor X)
Freedeks / Saturnino
Soraya Delgado

Poesia
Emilio Lima
Michel Té
Elson
Concerto solidário – “Todos Precisamos de Todos – Ajude a Idélia”
Entrada - donativo para a causa Idélia (o que cada um poder dar)
Apartir das 17h00 às 22h00
...e mais surpresas.


PRS ESTÁ REUNIDO EM CONSELHO NACIONAL PARA ELABORAL O PERFIL DE CANDIDATOS A LISTA DE DEPUTADOS PARA AS LEGISLATIVAS DE 16 DE AMRÇO

A reunião que decorre no Hotel Azalai já teve uma decisão humilde do Presidente do Partido, Alberto Nambeia que decidiu renunciar da candidatura do partido às eleições presidenciais, deixando em aberto a realização de primárias internas para decidir quem vai ser o sortudo do renovadores quanto a esta matéria.

QUE VERGONHA E FALTA DE RESPONSABILIDADE

Se corresponde a verdade os dados veiculados pelo Presidente do Sindicato de Base dos funcionários aduaneiros que, dá conta de uma perda para o Tesouro Público de quase 450 milhões de Francos CFA em apenas três dias de greve que ontem terminou, então, por favor, alguém deve DANÇAR neste governo.

RECENSEAMENTO ELEITORAL

Falta de Toner bloqueia inicio de trabalho das cento e cinquenta brigadas de recenseamento que hoje deveriam ser colocadas em diferentes pontos do país.

Ao cabo de 17 dias do processo nesta segunda fase, segundo informações veiculadas por uma das rádios privadas da capital, cerca de 66,6 por cento de eleitores já foram inscritos, o que corresponde a cerca de 540 mil eleitores recenseados. Bom Score.

Agora esta saber se estes dados correspondem mesmo a realidade!

O PARLAMENTO NACIONAL INFANTIL REALIZA AMANHÃ E DEPOIS DE AMANHÃ (DIAS 18 E 19 DE JANEIRO) A SUA Iª SESSÃO ORDINÁRIA DA Vª LEGISLATURA. A SESSÃO TERÁ LUGAR NO PALÁCIO COLINAS DE BOÉ E SERÁ PRESIDIDA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE TRANSIÇÃO.

ELEIÇÕES GERAIS

O Partido Congresso Nacional Africano (P-CNA) realiza amanhã, dia 18 o seu Iº Conselho Nacional.

O ato terá lugar na cidade de Bafatá, leste do país.

RUSSOS SALVAM A FACE DE MACKY SALL


Os russos acabam de depositar uma fiança («na base do retorno, segundo a legislação internacional») de um milhão de dólares para obter a libertação imediata do Oleg Naydenov e a continuação do caso nos tribunais. Parece ter sido uma forma diplomática de resolver este caso: a Rússia obtém a libertação imediata do super-arrastão e deixa ao Senegal a «impressão» de que ganhou o «braço de ferro».



Isto ocorre um dia depois de o Presidente da República do Senegal, acompanhado dos Ministros da Defesa e das Pescas, se ter deslocado ontem, quinta-feira, a uma aldeia de pescadores, Kayar, onde fez um discurso sobre a protecção dos recursos pesqueiros, informando ter encarregado o Ministro das Pescas de um endurecimento da legislação contra a pirataria haliêutica.


Vamos lá ver se é desta que libertam o navio

BOM SENSO PARLAMENTAR

O Parlamento senegalês decidiu ontem, após audição do Ministro das Pescas, ordenar a libertação do arrastão russo Oleg Naydenov. No entanto, o referido Ministro estaria a atrasar essa libertação, em manifesta desobediência ao Parlamento. 

Entretanto, rumores que o navio já teria sido libertado foram desmentidos há pouco pela Voz da Rússia. Segundo as contas feitas pelo armador, o Senegal deverá ter de indemnizar a companhia em cerca de meio milhão de dólares, à razão de $30 000 por dia de paragem.

Soube-se ainda que o navio, atracado na doca militar, foi abalroado por um rebocador senegalês, o Somone, tendo resultado do embate uma mossa quadrada com cerca de meio metro de lado e 5cm de profundidade.

PORTUGAL CONFIRMA O APOIO TRADICIONAL AS ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU

Carimbos, tinta indelevél, boletins, actas de apuramento, actas sinteses, minutas de reclamação.

Obrigado PORTUGAS

O 1º VICE-PRESIDENTE DO PAIGC, COMANDANTE MANUEL SATURNINO DA COSTA ENVIOU UMA CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE TRANSIÇÃO, EL HADJI MANUEL SERIFO NHAMADJO DIZENDO QUE O PAPEL QUE NHAMADJO QUER JOGAR PARA RESOLVER O PROBLEMA DO PAIGC É UMA BRINCADEIRA D EMAU GOSTO. SEGUNDO SATURNINO DA COSTA NHAMADJO É O RESPONSAVÉL POR ESTA SITUAÇÃO E AGORA NÃO PODERÁ VIR FAZER UM PAPEL DE MESSIAS OU DE SALVADOR DA PÁTRIA

MOVIMENTO PATRIÓTICO PÕEM UMA PROVIDÊNCIA CAUTELAR CONTRA A G-TAPE

O Lider do Movimento Patriotico vai por dentro de uma hora e 45 minutos uma providência
cautelar no Tribunal Regional de Bissau contra a G-TAPEcpor alegadas irregularidades que
estão a ser cometidas no processo de recenseamento.

Estas eleições vão ser umas salsichadas!!! Enfim... nô bai som.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE TRANSIÇÃO, EL HADJI MANUEL SERIFO NHAMADJO INAUGURA HOJE O TROÇO RODOVIÁRIO MANSOA- FARIM. CONSTRUÍDO COM UM FINANCIAMENTO MAIORITÁRIO DE BOAD

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PAIGC: TUDO VIRA KU BÔ NA VIRA DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NA GANHA SOM

Ai kila gora déh! Ai iel déh!

A GUINÉ-BISSAU SENTE-SE DESCRIMINADA NA CIDADE DA PRAIA

"Os Guineenses não gostaram mesmo nada de constatar a ausência da sua bandeira no logotipo da 1ª Conferência Internacional sobre as Políticas de Drogas nos PALOP, que hoje terminou, na Praia. Mesmo se as autoridades de Bissau não marcaram presença, estimam que isso não invalida o facto de que a Guiné-Bissau é um PALOP, pertencente à CPLP, e sentiram-se descriminados."

Veja AQUI

G-TAPE SEM BOLETINS DE RECENSEAMENTO

VEJA AQUI

OPINIÃO: AO PAIGC SÓ SERVE A VERDADE FEITA DE VERDADES


O verbalismo e a retórica foram atributos muito apregoados na Grécia e Roma antigas. De tal forma que os profetas das “ciências da verdade”, cegos pela missão de servir agradando, se väo achando capazes de construir a verdade, mesmo que tenham como únicos ingredientes, uma mão cheia de inverdades e outra de falsidades.

Hoje a candidatura do Braima Camara se diz apologista do diálogo e, esquece-se por isso, de ser o único candidato a desafiar as decisões do partido recorrendo ao tribunal. Curiosamente decisöes do mesmo órgão (Conselho Nacional de Jurisdicão) que já havia deliberado a “seu favor” e que muito celebrou;

Quer diálogo (näo a repeticäo) para a Conferëncia de Oio, mas näo diz nada sobre Gabú nem Biombo, locais e conferências aonde sequer houve votação;

O Presidente da Transição entra em cena e tenta arrastar Ramos Horta e Ovideo Pequeno para o emprestarem credibilidade. Mas a estes e a ninguém reconhece ter promovido ações de apoio ao mesmo Braima, tornando-se parte do jogo que agora quer arbitrar. Também se esquece de referir que mantém intenções de candidatura às Presidenciais, esperando que baste o PAIGC (qual PAIGC?) levantar as objeções para o efeito.

Convém dizer a todos que, estes metodos funcionaram no antigamente,  mas hoje, todos informados, atentos e vigilantes e, com as escolhas ja feitas, enganam a poucos.

Ao PAIGC e a todos nós, só a verdade salvará – mas a verdade construída com verdades: respeito pelo partido; cumprimento das normas estatutárias e o voto nas urnas.

…o resto é cantiga

Nelson Sá