sábado, 25 de janeiro de 2014
ABEL ENCADA SERÁ O CANDIDATO DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA
O Progresso Nacional apurou que Abel Encada estará melhor posicionado para poder
ser escolhido como candidato do PRS para as eleições presidenciais. Mas aqui há um
pequeno pormenor que ainda não estamos em condições de avançar mas na próxima
prometemos avançar.
ser escolhido como candidato do PRS para as eleições presidenciais. Mas aqui há um
pequeno pormenor que ainda não estamos em condições de avançar mas na próxima
prometemos avançar.
CNE EM MANTES DE LA JOLIE
Agradecia que
usassem os meios de comunicação que dispõem para chamar atenção a quem de
direito pela mensagem que foi enviada a muitos guineenses na diáspora para o recenseamento
a decorrer em Mantes la Jolie neste sábado (setor Trappes, Mireaux e Mantes la Jolie)
as 14h30. Num momento que muitos fazem de tudo para descredibilizar o processo
eleitoral em curso, a fim de mostrar ao mundo que tinham razão e que o governo precedente
era mais democrático que nosso país já conheceu ou legitimar a sua verdade através
de uma intervenção militar estrangeira no país.
Como é possível
o mandatário da CNE ir para um recenseamento de um dia para três setores as
14h30 com único kit disponível? Por acaso este mandatário tem idéia quanto
guineenses e descendentes residem nessas aglomerações? Será que o recenseamento
feito em Paris em dias contrariamente ao planning publicado conseguiu atingir os
objetivos pretendidos pela CNE ou a todos guineenses residentes em paris?
Honorio Gomes
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
GAMBIA vs GUINÉ-BISSAU A NÃO PERDER AMANHÃ NO ESTÁDIO BRIKAMA
Um jogo amigavél a ter lugar amanhã.
The Gambia female national team will tomorrow, Saturday 25 January 2014 play Guinea Bissau in a friendly encounter at the Brikama Mini Stadium. The Gambia Football Federation (GFF) recently finalised talks with its counterparts in Guinea Bissau for the friendly international football match set to involve its national women's teams.
The Gambia female national team will tomorrow, Saturday 25 January 2014 play Guinea Bissau in a friendly encounter at the Brikama Mini Stadium. The Gambia Football Federation (GFF) recently finalised talks with its counterparts in Guinea Bissau for the friendly international football match set to involve its national women's teams.
GRUPO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
Comunicado Nº 01/2014
Reunidos nos dias 17 e 22 de Janeiro do ano em curso, em Bissau,
volvidos um mês após o primeiro comunicado do GOSCE que constatou
dificuldades ao nível nacional na operacionalização do recenseamento
eleitoral transparente, devido a ausência de informação por parte do
Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE),
particularmente no que diz respeito a prestação de informação aos
potenciais eleitores e públicos em geral, e só volvidos sete semanas e
alguns dias de recenseamento, o GTAPE veio a tornar público que foram
registados 555 mil eleitores no país, o que representa 68 por cento do
total previsto.
Tendo por base uma estimativa de 810 mil potenciais eleitores, o que
significa que ainda faltam 262 mil por registar nos cadernos
eleitorais, restando apenas sete dias para o fim do período
prolongado. Constatando ainda: - falta de informação sobre a
localização das brigadas de recenseamento, falta de kits de
recenseamento, - a não entrega do cartão de eleitor após o registo e
sem informação sobre o local e a data onde os cartões podem ser
levantados, o GOSCE vem através desta tornar publico o seguinte:
1. Recomendar a maior e melhor coordenação entre os principais actores
envolvidos no processo de recenseamento, nomeadamente o Ministério de
Administração Territorial e do Poder Local através do GTAPE e a
Comissão Nacional de Eleições (CNE), enquanto entidade fiscalizadora
do processo, no sentido de envidarem esforços para fazer cumprir o
compromisso de registar os 800 mil eleitores previstos;
2. Recomendar ao GTAPE que o aumento e distribuição dos novos kits de
recenseamento e o do seu pessoal sejam proporcionais às regiões com
maior taxa de população com a capacidade eleitoral onde ainda há um
número significativo por recensear, cumprindo escrupulosamente os
horários previstos;
3. Recomendar ao GTAPE no sentido de assegurar que nesta última
semana, todos os cidadãos que ainda não receberam os seus cartões bem
como os que vão registar-se agora, os possam receber antes do fim do
processo, ou seja, até o dia 30 de Janeiro, indicando com precisão,
através dos órgãos de Comunicação Social e nos locais onde funcionaram
as mesas, quando e aonde podem ser levantados;
4. Recomendar a CNE no sentido de assegurar junto ao GTAPE a
implementação de dispositivos informacionais no que concerne a
organização, coordenação e difusão de um mapa diário de distribuição
das mesas de registo dos eleitores, por todos os círculos eleitorais,
até o ultimo dia do processo;
5. Recomendar ao GTAPE que melhore os seus mecanismos em articulação
com as diferentes Organizações da Sociedade Civil, em termos
logísticos ao nível local, em particular as integrantes do GOSCE,
sobretudo onde há mais dificuldade de acesso, mobilidade e domínio
linguístico;
6. Recomendar ao GTAPE a realização de uma campanha intensiva de
informação, sensibilização e educação cívica em colaboração com a Rede
Nacional das Rádios Comunitárias e a Casa de Imprensa no sentido de
contribuir para a maior adesão dos potenciais eleitores no registo;
7. Apelar e exortar aos membros da mesa do registo eleitoral a serem
mais pedagógicos, disponíveis, tolerantes, profissionais e sobretudo
que prestem informações devidas as pessoas que se deslocam as mesas
nesta última fase do processo;
8. Recomendar os órgãos competentes em prorrogarem o recenseamento ao
nível da Diáspora, face aos atrasos verificados na chegada dos Kits e
também face a desproporcionalidade deste tendo em conta o contingente
populacional existente, como são os casos de Portugal e França;
9. Apelar a todos os guineenses com capacidade eleitoral a fazerem
uso do direito e dever que lhes assiste em recensear-se, podendo deste
modo estar aptos para participarem de forma plena em todo o processo
eleitoral;
10. O GOSCE reafirma a sua disponibilidade em apoiar todo o processo
eleitoral e renova o seu engajamento em favorecer a maior participação
da Sociedade Civil enquanto um actor fundamental interessado no
retorno a normalidade constitucional e democrática.
Feito em Bissau, aos 24 dias do mês de Janeiro de 2014
Reunidos nos dias 17 e 22 de Janeiro do ano em curso, em Bissau,
volvidos um mês após o primeiro comunicado do GOSCE que constatou
dificuldades ao nível nacional na operacionalização do recenseamento
eleitoral transparente, devido a ausência de informação por parte do
Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE),
particularmente no que diz respeito a prestação de informação aos
potenciais eleitores e públicos em geral, e só volvidos sete semanas e
alguns dias de recenseamento, o GTAPE veio a tornar público que foram
registados 555 mil eleitores no país, o que representa 68 por cento do
total previsto.
Tendo por base uma estimativa de 810 mil potenciais eleitores, o que
significa que ainda faltam 262 mil por registar nos cadernos
eleitorais, restando apenas sete dias para o fim do período
prolongado. Constatando ainda: - falta de informação sobre a
localização das brigadas de recenseamento, falta de kits de
recenseamento, - a não entrega do cartão de eleitor após o registo e
sem informação sobre o local e a data onde os cartões podem ser
levantados, o GOSCE vem através desta tornar publico o seguinte:
1. Recomendar a maior e melhor coordenação entre os principais actores
envolvidos no processo de recenseamento, nomeadamente o Ministério de
Administração Territorial e do Poder Local através do GTAPE e a
Comissão Nacional de Eleições (CNE), enquanto entidade fiscalizadora
do processo, no sentido de envidarem esforços para fazer cumprir o
compromisso de registar os 800 mil eleitores previstos;
2. Recomendar ao GTAPE que o aumento e distribuição dos novos kits de
recenseamento e o do seu pessoal sejam proporcionais às regiões com
maior taxa de população com a capacidade eleitoral onde ainda há um
número significativo por recensear, cumprindo escrupulosamente os
horários previstos;
3. Recomendar ao GTAPE no sentido de assegurar que nesta última
semana, todos os cidadãos que ainda não receberam os seus cartões bem
como os que vão registar-se agora, os possam receber antes do fim do
processo, ou seja, até o dia 30 de Janeiro, indicando com precisão,
através dos órgãos de Comunicação Social e nos locais onde funcionaram
as mesas, quando e aonde podem ser levantados;
4. Recomendar a CNE no sentido de assegurar junto ao GTAPE a
implementação de dispositivos informacionais no que concerne a
organização, coordenação e difusão de um mapa diário de distribuição
das mesas de registo dos eleitores, por todos os círculos eleitorais,
até o ultimo dia do processo;
5. Recomendar ao GTAPE que melhore os seus mecanismos em articulação
com as diferentes Organizações da Sociedade Civil, em termos
logísticos ao nível local, em particular as integrantes do GOSCE,
sobretudo onde há mais dificuldade de acesso, mobilidade e domínio
linguístico;
6. Recomendar ao GTAPE a realização de uma campanha intensiva de
informação, sensibilização e educação cívica em colaboração com a Rede
Nacional das Rádios Comunitárias e a Casa de Imprensa no sentido de
contribuir para a maior adesão dos potenciais eleitores no registo;
7. Apelar e exortar aos membros da mesa do registo eleitoral a serem
mais pedagógicos, disponíveis, tolerantes, profissionais e sobretudo
que prestem informações devidas as pessoas que se deslocam as mesas
nesta última fase do processo;
8. Recomendar os órgãos competentes em prorrogarem o recenseamento ao
nível da Diáspora, face aos atrasos verificados na chegada dos Kits e
também face a desproporcionalidade deste tendo em conta o contingente
populacional existente, como são os casos de Portugal e França;
9. Apelar a todos os guineenses com capacidade eleitoral a fazerem
uso do direito e dever que lhes assiste em recensear-se, podendo deste
modo estar aptos para participarem de forma plena em todo o processo
eleitoral;
10. O GOSCE reafirma a sua disponibilidade em apoiar todo o processo
eleitoral e renova o seu engajamento em favorecer a maior participação
da Sociedade Civil enquanto um actor fundamental interessado no
retorno a normalidade constitucional e democrática.
Feito em Bissau, aos 24 dias do mês de Janeiro de 2014
PAIGC: O PAIGC TEM UM NOVO LÍDER DA SUA BANCADA PARLAMENTAR
O PAIGC tem um novo líder da bancada parlamentar de nome Octavio Lopes. Segundo
informações que conseguimos recolher é um jovem advogado na casa dos trinta e picos
anos e que promete dinamizar a bancada do seu partido.
informações que conseguimos recolher é um jovem advogado na casa dos trinta e picos
anos e que promete dinamizar a bancada do seu partido.
TACIANA LIMA GANHA OURO PARA A GUINÉ-BISSAU NOS JOGOS DA LUSOFONIA EM GOA
PARABÉNS TACIANA ÉS O NOSSO ORGULHO!!!
NOS JOGOS DA LUSOFONIA EM GOIA, INDIA. ELA GANHOU 3 LUTAS CONSECUTIVAS. CONTRA INDIA, SRI LANKA E MACAU. E FATUROU OURO PARA GUINE BISSAU.
NOS JOGOS DA LUSOFONIA EM GOIA, INDIA. ELA GANHOU 3 LUTAS CONSECUTIVAS. CONTRA INDIA, SRI LANKA E MACAU. E FATUROU OURO PARA GUINE BISSAU.
OPINIÃO: HOMENAGEM
Caros
camaradas, amigos, colegas e conterrâneos (mulheres e homens),
Neste
preciso dia de recolhimento e de meditação profundos, o 20 de Janeiro,
permitam-me partilhar com todos vós (mulheres e homens), o doc. em anexo. Como
vão constatar, trata-se de uma tentativa de fazer conhecer como deve ser,
pensado em termos práticos, alguns aspectos dum dos mais precisos e poderosos
componentes de luta, dentre o inestimável legado em obra escrita e realizações
práticas de camarada Cabral, o P.A.I.G.C.
1 - Qual é
o verdadeiro significado desta sigla, tal como é, “P.A.I.G.C. – Partido Africano
da Independência da Guiné e Cabo Verde”?
2 - Como
se explica o como e o porquê desta composição,
assim tal como é?
3 - Qual é
o fundamento ideológico profundo que esta sigla, estando assim
composto, encarna?
4 - Este modo
de leitura, feito pela utilização da preposição “de” e a conjunção
aditiva “e” na composição, foi sempre assim procedido, desde a fundação deste
Partido e mantido, ou existiu ou existe outros modos de leitura?
5 - Qual é
afinal, o modo de leitura correcto e oficial desta sigla?
"Melhor conhecimento do instrumento pelos seus
possuintes e utentes, melhor acção na sua aplicação prática", diz um velho
ditado nosso.
O meu desejo, que uma tal mensagem se torne a
realidade em relação ao PAIGC tal como descrito no doc. em anexo.
A todos vós, meus camaradas ou compatriotas,
continuados sempre engajados, ou abertos a se engajarem, ou com a ideia desta
luta em perspectiva, eis o meu desejo: ver novamente, como vivido na fase mais
remota da minha juventude, o PAIGC ser correctamente de novo e como deve ser
aplicado na prática na nossa luta ainda em curso, pela (re)conquista e
construção da nossa Independência verdadeira, total e definitiva, articulada à
construção contínua e permanente do progresso e bem-estar do nosso povo na
Guiné-Bissau e, por efeito de consequências, dos povos em toda a África.
Por esta causa, missão histórica e objectivo, “luta
ka na pudi maina” (N’Fanmara Mané, Djidiu di luta). Gloria eterna à memória
de camarada Cabral e de todos os Combatentes da Liberdade da Pátria,
bissau-guineenses e caboverdianos, juntos.
Um abraço amigo, boa sorte e muito sucesso nos
vossos postos.
Amizade.
A. Keita
OPINIÃO: FALTA DE PATRIOTISMO
Caros guineense,
Venho por este meio dar a
minha opinion que sei na mentalidade de certas pessoas nao conta mas no
interressa. Chegei em 1993 em bissau, sou lebanese de origem e fiquei
la ate 2012. Tive muito activo na area economica como ums de principal
exportador, importador, e investidor em guinee bissau. Sou feliz de ter
conhecido este pais que acabei por amar como minha patria, conhece minha
mulher e hoje deffinitivamente meus filhos sao guineense. E por isso
que escrevo isso.
Acho que hoje o maior problema de guinee
sao a falta de patriotismo e de valor. Tomamos o exemplo.dos blogs que
simples. Como que possivel que pessoas supostamente tar.aqui pra dar em
primeiro lugar information acabao para se tirar balas cada dias com
assunto e orientation politicas differentes. Voce e que deviam dar
exemplo. Segundo, um pais como guinee com tao riqueza, com um povo tao
alegre como que possivel que o povo aceita isso, ver seu pais morrer
enquanto os otros avancao. Isso e falta de patriotismo. E facil meter a
culpa nos militar o governantes mas isso ta assim a muitos anos e pk
voce aceitaron isto. Isto no e de hoje. Entao caros guineese comecao a
realmente enfrentar os problema, e fazer que este pais avanca ,mundao de
mentalidade, aceitao aprender dos otros, voce tao a fazer exatamente o
que no meio.oriente as pessoas decidirao fazer. A guerra !! Acusation !
Meter culpa nos otros !!!. Td mundo e responsavel desta situation. E uma
pena. E por favor, doka, ali, e progresso nacional parao com isso e
comecao.a.dar exemplo.de unidade. O unico objectivo e a evolucion de guinee.
E
este homens politicos em guinee e pra mesmo pedir eles pra ir ficar na
casa o melhor sair de.guinee pk sao eles os imcopetentes. A politica se
aprende no.se nasce com.ele.
Nem um veterinario pode ser ministro de financas o um
comerciante.qualquer ( um ministro) sem conflito de.interresse. Mas em
guinee com pouco de.taco se compra td. Ja vi.pessoas a esquecer do seus
valors por coisa disso em bissau e sei do que tou a falar. Voltou a
diser falta de patriotismo. Que ama.seu pais morre por ele. Morre para
seu valors. Isso ja existia mas ja no existe em guinee.
Desculpa se meu portugues e mau mas acho que vao entender.
Abraco.
Ali. Z
REFUGIADOS FUGIDOS
Todos os 74 refugiados sírios desapareceram de Portugal.
http://videos.sapo.pt/ 4dP4m3sCCmR0wcSik51D
Primeiro
meia-dúzia foram apanhados a tentar transpor a fronteira de autocarro,
tendo sido devolvidos à procedência pelas autoridades espanholas.
Depois foi um grupo de uma dezena que desapareceu.
Neste
momento, não há qualquer sírio desse grupo em Portugal. Os temores de
que Portugal tivesse que suportar a sua estadia, não se revelaram
justificados.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
OPINIÃO: A RENÚNCIA
É um ato jurídico unilateral que necessita somente a
vontade do seu ator para ser eficaz e não é a vontade do seu concorrente ou de
mais partes envolvidas. Ela tem um significado infinito, pois, ela expressa o
amor, a cidadania, a dedicação, a força e a sabedoria. Renunciar é para poucos
lideres mundiais, sejam eles homens ou mulheres. A exemplaridade única e impar
do século XXI veio da África do Sul, na pessoa do carismático líder mundial
Nelson Mandela, que lutou mais do que meio século para libertar o seu povo do
regime segregacionista apartheid.
Na Guiné-Bissau o recurso aos serviços de saúde é
pouco evidente, não só pela sua precariedade e elevado custo, mas sim pelas
crenças sociais ainda persistentes. Em certos casos, quando alguém ou vizinho
padecia de doenças repentinas e graves, os mais velhos ou pais começavam de
imediato a fazer suas andanças noturnas para evitar a morte ou que mal se
concretizasse, porque se acreditava que as doenças eram causadas por atos de
feiticeiria, enquanto isso, as mães clamavam desesperadamente em choro, fosse o
que fosse, em caso que aquela feiteceiria ou doença fosse para causar a morte
do seu filho, ela estaria disposta a morrer para que o feiticeiro deixasse o
filho viver. E isto é, ser mãe e, é um
ato da renuncia.
Por outro lado, não vive como a grande parte da nossa população
a luta armada de libertação nacional que conduziu a nossa independência, que
nos rendia respeito e admiração no concerto das nações, pela resistência
corajosa e bravura que conduziu-nos a vitoria e dos aliados contra o
colonialismo português. Infelizmente, como se diz na nossa terra faka ki bu mola ki ta lanhau (a faca
que moldaste é que te ferira), depois da independência nos foi negado à
verdadeira historia da luta armada que serviria para construção da nossa
identidade, resumindo-la a historia do partido com enormes déficits
evidenciados na pos-independência, que vivemos e aprendemos a desgostar
naturalmente e negando assim este ato grandioso da renuncia do nosso eu que carecemos e necessitamos hoje.
Há quatro décadas que vivemos momentos difíceis e
graves que foram deteriorizando-se, sem que aparecessem soluções a vista e hoje
estamos no fundo do poço, mas é como dizia um velho sábio, um homem/mulher ou um povo se define quando cai e em como se levanta.
É necessário um exame de consciência e reflexão profunda sobre a nossa
realidade, para compreender porque o representante das Nações Unidas na GB José
Ramos Horta diz que esta é a ultima
oportunidade que a comunidade internacional oferece a Guiné-Bissau para
encontrar o seu rumo, e isso, não implica somente fazer eleição, o significado
dessa não se esgota em simples interpretação ela é infinita. Precisamos
renunciar o nosso eu, começando por nossas autoridades ou partidos políticos
até ao cidadão comum, por que fazemos parte do problema e contribuímos
(internamente e na diáspora) todos sem exceção para estar onde estamos hoje. Renunciemos o nosso eu!
Espera-se nestas eleições que as organizações
políticas e sociedade guineense nos apresentem e nos façam eleger um Presidente
da Republica com sentido de estado, com autoridade, com respeito e capaz de
fazer respeitar, com a capacidade intelectual e profissional confirmada ou
confiança em si e independente acima de tudo; representantes da Assembléia
Nacional Popular a altura, para afirmação do povo guineense no plano interno,
regional e externo. O nosso povo elegera
os candidatos que os partidos apresentarem, sejam eles limitados ou não. Ao
longo dos anos tivemos vários Presidentes da Republica e Primeiros Ministros
(eleitos democraticamente ou de unidade nacional/transitórios) e todos foram
indicados por partidos políticos, mas e a questão é os candidatos que
manifestaram intenção ou apoiado por partidos reúnem essas características para
Presidência e possivelmente a chefia do governo?
Alguns me dirão sim ou não, mas é verdade que ao longo
destes anos foi-nos evidenciado todo tipo de déficits no exercício da alta
magistratura do país é chefias do governo, ora impunham respeito aos nossos
parceiros externos como internamente, mas carecia-se de maitrise técnico profissional,
ora carecia-se de autoridade seja a nível interno e externo, o que favorecia a construção
de aliança interna ou externa para legitimar ou suprimir as deficiências. Essas
alianças internas favoreciam o surgimento de facções, em que cada um procura
fortalecer-se com apoio da nossas forças armadas ou externamente através blocos
ocidentais ou regionais, deixando o país refém de varias grupos de pressão,
manipulando-nos escrupulosamente como republica de meninos.
Meu apelo aqui vai para todos os candidatos a Presidência
da Republica sem exceção (Sr. Paulo Gomes, Sr. Helder Vaz, Sr. Tcherno Djalo,
Sr. Iaia Djalo, Sr. Nuno Nabiam, e todos os que tenham essa ilusão) a
juntarem-se numa mesa e indicar um candidato de Unidade Nacional para Presidência
e mostrar ao mundo que o nosso povo é viável assim como nosso país, como tem
apelado José Ramos Horta. Renunciem o
vosso eu em favor da afirmação dos guineenses e da Guiné-Bissau, escolhendo
um candidato, porque se cada um acredita nas suas possibilidades de ganhar as eleições
presidências, suponho que não haverá problema em eleger-se como deputado, o que
possibilitara à constituição de um parlamento a altura das nossas aspirações.
Em função da crise que vivemos como outros países já viveram
ou ainda viverão, espera-se um elevado sentido de estado dos partidos políticos
ou coligações políticas, que nas situações idênticas procuram candidatos independentes,
apartidários, de reconhecida idoneidade e competência profissional capaz de
unir o país, visando superar as querelas em questão, como se via nas
vizinhanças, quando houvesse conflito entre irmãos, onde cada um reclamava razão
ou possessão de algo em comum, os mais velhos delegavam a gestão da mesma para
terceiro para evitar conflito permanente, construindo assim as bases solidas
para consolidação da paz. E isso, significa
renuncia dos conflitantes em detrimento da paz, contrariamente a o que
temos assistido no nosso paìs e que constituira grandes focos de tensão pós-eleitoral.
Se este cenários vier a se concretizar o nosso país será hipotecado e teremos
um Presidente da Republica e Primeiro-Ministro com condicionamentos de blocos
ocidentais.
A diversidade de blocos ou grupos de pressões externos
ou regionais interessados em fazer parceria conosco é uma mais valia para
Guiné-Bissau e temos de aproveitar todas as oportunidades que eles oferecem,
com profissionais altamente qualificados, idôneos capazes de fazer mesma
leitura que os nossos parceiros internacionais.
Viva a Guiné-Bissau
RECENSEAMENTO ELEITORAL
A partir de amanhã, mais brigadas vão reforçar os já existentes no terreno, sobretudo no SAB onde o G-TAPE tem situação mais preocupante.
Segundo informações, 85 brigadas, o que corresponde a 85 Kits vão ser colocados em Bissau para cobrir os seis Círculos Eleitores que ainda precisam de algum ar para conseguir chegar aos números desejados em termos de registo de eleitores.
O Círculo com maior preocupação é o CE: 29 e, vai ser onde mais Kits vão ser colocados, cerca de 24, seguido do CE: 28 com 19 Kits, CE: 25 com 18, CE: 27 com 13, CE: 26 com 06 e CE: 25 com 05 brigadas.
As Zonas com maior preocupação no interior do país também serão reforçadas com mais brigadas de recenseamento, como é o caso das Região de Tombali, Bafatá, Gabú e Arquipélago dos Bijagós.
De ressalvar que os 150 Kits que vão ser colocados agora no terreno (quando falta 1 semana para o fim do processo) são aqueles doados pela Nigéria que estão no país desde 01 de janeiro, mas que só agora finalmente, vão poder ser utilizados.
De recordar que logo com a chegada dos Kits deu-se conta que estavam em falta Tabletes de Assinatura, geradores e Impressoras para cartões de eleitor e, quando estes materiais foram conseguidos, deu-se de novo conta de que os Finguers que permitem o registo eletrônico de impressão digital não era compatível com o Software usado.
Felizmente todo o problema já está ultrapassado e a partir de amanhã, 24 de janeiro, os 150 Kits vão começar a ser colocados no terreno de forma paulatina até cobrir todo o território nacional.
Segundo informações, 85 brigadas, o que corresponde a 85 Kits vão ser colocados em Bissau para cobrir os seis Círculos Eleitores que ainda precisam de algum ar para conseguir chegar aos números desejados em termos de registo de eleitores.
O Círculo com maior preocupação é o CE: 29 e, vai ser onde mais Kits vão ser colocados, cerca de 24, seguido do CE: 28 com 19 Kits, CE: 25 com 18, CE: 27 com 13, CE: 26 com 06 e CE: 25 com 05 brigadas.
As Zonas com maior preocupação no interior do país também serão reforçadas com mais brigadas de recenseamento, como é o caso das Região de Tombali, Bafatá, Gabú e Arquipélago dos Bijagós.
De ressalvar que os 150 Kits que vão ser colocados agora no terreno (quando falta 1 semana para o fim do processo) são aqueles doados pela Nigéria que estão no país desde 01 de janeiro, mas que só agora finalmente, vão poder ser utilizados.
De recordar que logo com a chegada dos Kits deu-se conta que estavam em falta Tabletes de Assinatura, geradores e Impressoras para cartões de eleitor e, quando estes materiais foram conseguidos, deu-se de novo conta de que os Finguers que permitem o registo eletrônico de impressão digital não era compatível com o Software usado.
Felizmente todo o problema já está ultrapassado e a partir de amanhã, 24 de janeiro, os 150 Kits vão começar a ser colocados no terreno de forma paulatina até cobrir todo o território nacional.
PATCHE DI RIMA ESTÁ A GRAVAR EM PARIS
O JOVEM MUSICO ORIUNDO DA GUINE BISSAU ESTA EM PARIS A CONVITE
DA PRESTIGIOSA EDITORA FRANCESA SO FRESH PUBLISHING PARA GRAVAR
UM TEMA QUE VAI ENTRAR NA COMPILATION SUMMER TIME.
DA PRESTIGIOSA EDITORA FRANCESA SO FRESH PUBLISHING PARA GRAVAR
UM TEMA QUE VAI ENTRAR NA COMPILATION SUMMER TIME.
OPINIÃO: RUMO A RECONCIALIAÇÃO NACIONAL
Os
políticos que, durante vários anos dirigiram a Guiné,
transformaram a nossa terra em um caos a céu aberto.
Das
suas incoerências, resultaram corupção e desorganização da
administração, destruturação das nossas forças armadas e de
segurança, rutura do contrato social, pauperização das nossas
populações, e o pior de tudo é o olhar insuportável do mundo que
assimila a Guiné-Bissau a um tunel de escuridão sem saída, fazendo
do nosso País, o prototipo dos maus exemplos.
Várias
situações e dificuldades prejudicaram o guineense: primeiramente no
seu ser comprometendo sua existência, sua identidade e seu modo de
estar e de se relacionar consigo e com os outros, em seguida na sua
carne contribuindo para inúmeros mortes e deficiências quase todas
elas possiveis de evitar e, enfim na sua alma colocando-o em
desvantagem face ao desenvolvimento de suas capacidades de vida e de
construção de uma vivência melhor.
Mas,
será isso uma fatalidade ? Será isso motivo de resignação e o fim
da esperança para se conseguir uma vida melhor?
Não.
Porque contrariamente a essa fatalidade e resignação que anos de
desencantos nos levam a interiorizar, a esperança voltou e cresce
cada dia mais com o regresso do Paulo Gomes.
Hoje,
a determinação e a vontade dos jovens e das mulheres, os
conhecimentos e as tecnologias podem ser metodicamente valorizados
para pôr cobro ao sofrimento dos Guineenses. Paulo Gomes é capaz
de impulsionar essa dinâmica inter-relacional.
Sim.
É possivel recompor o tecido social no sentido de coexistância sã,
reconciliar os guineenses e fazer da justiça uma realidade. É
possivel transformar a Guiné de modo que tenhamos confiança nas
instituições e haja confiança entre os individuos.
Com
Paulo Gomes, uma liderança comprometida apenas com o povo guineense,
as nossas riquezas humanas, culturais, mineirais, maritimas,
ambientais, florestais e relacionais serão incrementadas,
reestruturadas e reorientadas em prol do bem estar de cada guineense
e para o regresso de uma nova e respeitada Guiné-Bissau no concerto
das Nações.
Cabe
aos guineenses, agarrar esta nova esperança encarnada por Paulo
Gomes, para despregar a Guiné do imobilismo e do abismo, rumando
para o desenvolvimento sustentável, no respeito da democracia e dos
direitos humanos, cemente da reconciliação nacional.
Aissatu Baldé
RECENSEAMENTO ELEITORAL
António Aguiar Patriota visitou ontem a tarde o G-TAPE e reuniu-se durante quase uma hora com os técnicos da instituição encarregue de realizar o recenseamento eleitoral, acompanhado do Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas no país, José Ramos Horta.
Patriota encorajou os técnicos do G-TAPE que estavam também acompanhados pelo Ministro da Administração do Território e Poder Local a continuarem o trabalho.
Patriota recebeu os mais recentes dados de inscrição eleitoral no terreno e, disse encorajado pelo sucesso, apesar das enumeras dificuldades que o processo registou desde o seu inicio a 01 de Dezembro do ano passado e que continua a registar até agora.
À saída, o homem das Nações Unidas que veio manter contacto com as autoridades de transição, disse estar confiante que as eleições gerais terão lugar na data marcada pelo Presidente da República (16 de Março de 2014).
Patriota encorajou os técnicos do G-TAPE que estavam também acompanhados pelo Ministro da Administração do Território e Poder Local a continuarem o trabalho.
Patriota recebeu os mais recentes dados de inscrição eleitoral no terreno e, disse encorajado pelo sucesso, apesar das enumeras dificuldades que o processo registou desde o seu inicio a 01 de Dezembro do ano passado e que continua a registar até agora.
À saída, o homem das Nações Unidas que veio manter contacto com as autoridades de transição, disse estar confiante que as eleições gerais terão lugar na data marcada pelo Presidente da República (16 de Março de 2014).
23 DE JANEIRO: DIA DOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA
É nesse dia, a 23 de Janeiro de 1963, portanto há 51 anos que, um grupo de homens liderado por ARAFAM DJAMBA MANÉ deu o primeiro tiro no quartel de TITE, que marcou o inicio da luta armada para a libertação da Guiné e Cabo-Verde.
Aqui na capital, o dia vai ser marcado com entrega do edifício dos Combatentes da Liberdade da Pátria construído pela República Popular da China e entregue ao governo desde Setembro 2003.
Só hoje, quase 11 anos depois, a entrega oficial deste edifício aos seus legais donos, vai ser feita pelo nosso executivo, que atraso minha gente!!!!!!!
QUE SEJA UM BOM 23 PARA TODOS NÓS, CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR, PORQUE A VIDA E A SAÚDE VALEM MAIS QUE QUALQUER FESTA!!!!!!!!!!!
Aqui na capital, o dia vai ser marcado com entrega do edifício dos Combatentes da Liberdade da Pátria construído pela República Popular da China e entregue ao governo desde Setembro 2003.
Só hoje, quase 11 anos depois, a entrega oficial deste edifício aos seus legais donos, vai ser feita pelo nosso executivo, que atraso minha gente!!!!!!!
QUE SEJA UM BOM 23 PARA TODOS NÓS, CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR, PORQUE A VIDA E A SAÚDE VALEM MAIS QUE QUALQUER FESTA!!!!!!!!!!!
ÚLTIMA HORA: RECENSEAMENTO ELEITORAL - AGENTES RECENSEADORES BLOQUEAM TRABALHOS EXIGINDO 50% DE SUBSÍDIO DESTA SEGUNDA FASE QUE JÁ ESTÁ A CHEGAR AO FIM
O Diretor-Geral do G-TAPE já reagiu sobre esta questão, prometendo até amanhã resolver a situação, já que a entidade que desbloqueia os fundos utilizados pelo G-TAPE é a comissão da CEDEAO que já prometeu para amanhã disponibilizar o montante necessário.
Portanto jovens haja paciência, o processo está indo muito bem, não vão estragar tudo já no final dos trabalhos, é verdade que com a nossa gente, não se deve confiar a 100%, mas. o país deve estar em cima de todos nós. VIVA GUINÉ-BISSAU!!!...... VIVA JUVENTUDE!!!!, VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!!!!!!!
Portanto jovens haja paciência, o processo está indo muito bem, não vão estragar tudo já no final dos trabalhos, é verdade que com a nossa gente, não se deve confiar a 100%, mas. o país deve estar em cima de todos nós. VIVA GUINÉ-BISSAU!!!...... VIVA JUVENTUDE!!!!, VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!!!!!!!
PAIGC: 35 DEPUTADOS DECIDEM SUSPENDER O LÍDER DA BANCADA PARLAMENTAR, RUI DIÂ DE SOUSA.
Uma situação que vem agravar ainda mais a situação já negra dentro do partido.
Rui Diâ de Sousa Já reagiu, afirmando que estatutariamente único órgão competente para tomar esta decisão é o Comité Central, portanto, vai continuar como líder do grupo parlamentar até prova em contrário.
Então mantém-se a crise no seio dos libertadores nas vésperas do seu Oitavo Congresso, segundo últimas informações, poderá ter lugar entre os dias 27 a 31 de janeiro corrente.
Rui Diâ de Sousa Já reagiu, afirmando que estatutariamente único órgão competente para tomar esta decisão é o Comité Central, portanto, vai continuar como líder do grupo parlamentar até prova em contrário.
Então mantém-se a crise no seio dos libertadores nas vésperas do seu Oitavo Congresso, segundo últimas informações, poderá ter lugar entre os dias 27 a 31 de janeiro corrente.
RUSSOS PAGAM 600 MILHÕES DE FCFA
A Reuters acaba de publicar que o armador russo admitiu ter pago ontem ao
Tesouro Senegalês as quantias exigidas para a libertação dos dois
navios: 400 milhões pelo Oleg Naydenov (por ser reincidente) e 200 pelo
Kapitan Bogomolov, o outro arrastão igualmente aprisionado.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
AGRADECIMENTOS E DENÚNCIAS: CASO ENGEN VS ELTON
Caros e prezados bloggers guineenses,
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer o
apoio que têm dado a Guiné-Bissau num período em que a comunicação está quase
que interdita no nosso país. Graças a vocês temos conseguido exteriorizar os
nossos sentimentos, as nossas revoltas e demais outros males que nos invadem. Mas
também graças a vocês, conseguimos dar a nossa contribuição para o bem da nossa
nação. Por ser incapaz de fazer o necessário para todos, junto a minha voz com
aqueles que sempre rezarão e exortaram a Deus para que tenham a tranquilidade
necessária na vida. Que Deus vos proteja.
Quanto ao Aly em particular, na qualidade do seguidor do seu
blogue, a única coisa que não gostei foi o ensaio do adeus. Por precisarmos de
ti, fique dando-nos informações.
Denúncia:
Quem ganhou em nome do Estado da Guiné-Bissau no negócio
entre a ENGEN e ELTON?
Vive-se na Guiné-Bissau nos últimos tempos, uma máfia no
negócio entre a ENGEN e ELTON. Nos finais do ano 2000, invocando os motivos
ligados ao rendimento, a ENGEN decidiu vender as suas acções. E nesta venda,
ELTON apareceu como sendo a empresa interessada em adquirir as acções da ENGEN.
As duas partes terão concretizado o negócio e sem dar qualquer informação ao
Governo e de repente, tudo em nome da ENGEN passou a ser tratado por ELTON. Essa
última deixou de pagar o fisco. O Governo, através da secretaria de Estado de
Energia exigiu explicações sobre a forma como as acções foram transmitidas para
ELTON e ninguém respondeu. Depois, a Direcção-Geral de Contribuição e Impostos
pediu mesmas informações e a ELTON continuou sem responder. Tudo isso aconteceu
entre os meses de Outubro e Novembro. Ainda em Novembro, já no dia 25, foi o
próprio ministro da Energia, Daniel Gomes a endereçar uma carta ao
Director-Geral da ELTON GB SA à pedir todas as informações concernentes à
transmissão dos valores da ENGEN para ELTON GB SA.
Como o silêncio era crónico, a DGCI decidiu avançar com uma
acção no Tribunal e que culminou com uma decisão que encera as estações de
ENGEN (entenda ELTON) por causa do fisco. Há muito que as gasolineiras em causa
não funcionam.
No entanto, o pior estava por vir. No momento em que tudo apontava
para graves irregularidades no negócio, as instituições como a Primatura,
Ministério Público, Polícia de Ordem Pública através do Comissário entraram em
acção. A principal vítima acabou por ser o ex-Director-Geral da ENGEN, Bastou
Badarou que mesmo estando fora do negócio, teve que sofrer na prisão. Porquê?
Porque os responsáveis da ELTON e governantes envolvidos no negócio consideram
que podia dar informações sobre o que sabe. Badarou não disse nada a ninguém e
na tentativa de retomar os seus serviços na ENGEN, foi detido com argumentos de
tentativa de assalto à empresa. A detenção foi feita pela Polícia Judiciária e
para sair dos calabouços teve que pagar uma caução.
Porém, caros bloggers, sabe-se que, tudo está a ser feito
para que o caso fique no silêncio. Os governantes receberam somas avultadas em
dinheiro e a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos vai ser obrigada (não
tarda) a reabrir todas as estações.
Guineense, o que está aqui em causa é um negócio de biliões
de Fcfa. Aliás, nos documentos que vão apresentar nos próximos tempos falarão
de 600 milhões. Estes valores serão aceites, porque temos informações que
responsáveis do Governo, do Ministério Público, da PJ e da Polícia receberam
fundos neste processo.
Se não vejamos:
- Porquê é que a Secretaria de Estado da Energia e o
Ministério da Energia já não dizem nada?
- Porquê é que certas estações da ELTON reabriram há dias?
A resposta é simples: alguns titulares dos órgãos públicos
receberam fundos e ficaram calados e querem que o processo morra.
Como vocês têm constituído das poucas vias para informamos
algo, exorto para que publiquem este meu correio.
Desafio os responsáveis da DGCI, do Ministério Público, da
Primatura (na pessoa do próprio Primeiro-ministro que conhece muito bem esta história)
e da Polícia de Ordem Pública a tornarem públicas as suas versões. A tendência
de momento, caros compatriotas é deixar a história morrer, mesmo com graves
prejuízos causados ao Estado.
Se não reagirem, caros bloggers, envio mais informações
dentro de dias.
Abraço di kumpu terra
DSL – ex-funcionário da ENGEN
CONFUSÃO MEDIÁTICA
Os jornalistas senegaleses acusam os seus colegas russos de
«intoxicação»: a Voz da Rússia, passou ontem o dia em comunicados e
posteriores desmentidos, ora afirmando que o Oleg Naydenov já tinha sido
libertado, ou dizendo que deveria sê-lo à tarde e sair hoje de manhã do
porto de Dakar, onde está retido há quase três semanas.
http://www.senenews.com/2014/ 01/22/affaire-du-chalutier- oleg-naydenov-les-russes-ont- encore-menti_73088.html
Contactado o Director de vigilância das pescas, o
comandante Sarr, este afirmou que o Oleg Naydenov continua atracado na
doca militar de Dakar, acrescentando até que o mesmo acontece com outro
arrastão russo, igualmente retido. Será o Kapitan Bogomolov, cujo caso o
Progresso Nacional também já referiu, e que segundo as autoridades
senegalesas estaria «fugido»? Já agora, o responsável poderia ter
informado se o barco foi igualmente apresado pela força, como o Oleg
Naydenov, ou se chegou ao porto pelos seus próprios meios e iniciativa.
Entretanto, o Ministro Haidar El-Ali parece ter
recusado a fiança oferecida pelos russos, afirmando que só libertará o
navio contra apresentação do recibo, comprovando o pagamento ao Tesouro
senegalês da multa exigida.

TURISMO NOS ARQUIPELÁGOS QUEM GANHA E QUEM PERDE ?
Caros amigos e parceiros,
A Tiniguena convida todos os seus amigos e parceiros a visitar a
Lojinha da Terra no âmbito do lançamento da nova colecção de postais e
do calendário de 2014, sob o tema: "TURISMO NO ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS
- Quem ganha e quem perde?"
Com esta edição a Tiniguena pretende encorajar uma reflexão mais
cuidada sobre a promoção do turismo no Arquipélago dos Bijagós,
candidato a Sítio do Património Mundial e Cultural da Humanidade,
atribuído pela UNESCO. Em cada uma das páginas do calendário, em cada
um dos postais da nova coleção, sugerimos a ponderação sobre esta
problemática sob ângulos diferentes, considerando sempre a questão de
fundo, quem ganha e quem perde com o turismo que hoje é praticado no
Arquipélago:
1) Como desenvolver o turismo no Arquipélago dos Bijagós, candidato
a sítio do património mundial, num contexto de pobreza e fragilidade
do Estado?
2) A privatização de ilhas sagradas e de espaços estratégicos para
a vida gera conflitos em cascata!
3) A ilusão do desenvolvimento que vem de fora favorece o
crescimento do individualismo e das dependências do exterior.
4) Os riscos de mercantilização da cultura bijagó, de perda de
identidade e da coesão social.
5) Os riscos de perturbação dos equilíbrios naturais e de
enfraquecimento das regras de gestão tradicionais.
6) É possível um outro turismo nos Bijagós?! A promoção do
ecoturismo no Parque Nacional de Orango.
Consideramos que vale a pena, nos tempos de crise que hoje conhecemos,
preservar espaços e recursos estratégicos para a vida das nossas
populações, para a nossa identidade cultural e para a economia
nacional. Neste sentido, é essencial:
"Apostar num turismo responsável no Arquipélago dos Bijagós, que
valorize o seu património natural e cultural e promova um
desenvolvimento durável em benefício dos Bijagós e do país!"
Aproveitamos esta oportunidade para desejar a todos os membros,
parceiros e amigos da Tiniguena, um Ano Novo de paz, concórdia,
progressos efetivos no processo de retoma da democracia e de promoção
de um desenvolvimento sustentável e duradouro para a Guiné-Bissau!
Com os melhores cumprimentos
Miguel Barros
A Tiniguena convida todos os seus amigos e parceiros a visitar a
Lojinha da Terra no âmbito do lançamento da nova colecção de postais e
do calendário de 2014, sob o tema: "TURISMO NO ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS
- Quem ganha e quem perde?"
Com esta edição a Tiniguena pretende encorajar uma reflexão mais
cuidada sobre a promoção do turismo no Arquipélago dos Bijagós,
candidato a Sítio do Património Mundial e Cultural da Humanidade,
atribuído pela UNESCO. Em cada uma das páginas do calendário, em cada
um dos postais da nova coleção, sugerimos a ponderação sobre esta
problemática sob ângulos diferentes, considerando sempre a questão de
fundo, quem ganha e quem perde com o turismo que hoje é praticado no
Arquipélago:
1) Como desenvolver o turismo no Arquipélago dos Bijagós, candidato
a sítio do património mundial, num contexto de pobreza e fragilidade
do Estado?
2) A privatização de ilhas sagradas e de espaços estratégicos para
a vida gera conflitos em cascata!
3) A ilusão do desenvolvimento que vem de fora favorece o
crescimento do individualismo e das dependências do exterior.
4) Os riscos de mercantilização da cultura bijagó, de perda de
identidade e da coesão social.
5) Os riscos de perturbação dos equilíbrios naturais e de
enfraquecimento das regras de gestão tradicionais.
6) É possível um outro turismo nos Bijagós?! A promoção do
ecoturismo no Parque Nacional de Orango.
Consideramos que vale a pena, nos tempos de crise que hoje conhecemos,
preservar espaços e recursos estratégicos para a vida das nossas
populações, para a nossa identidade cultural e para a economia
nacional. Neste sentido, é essencial:
"Apostar num turismo responsável no Arquipélago dos Bijagós, que
valorize o seu património natural e cultural e promova um
desenvolvimento durável em benefício dos Bijagós e do país!"
Aproveitamos esta oportunidade para desejar a todos os membros,
parceiros e amigos da Tiniguena, um Ano Novo de paz, concórdia,
progressos efetivos no processo de retoma da democracia e de promoção
de um desenvolvimento sustentável e duradouro para a Guiné-Bissau!
Com os melhores cumprimentos
Miguel Barros
RECENSEAMENTO ELEITORAL
REGIÃO DE QUÍNARA - SUL DO PAÍS mais avançada neste processo em termos de registro de eleitores, já atingiu os 87%, de acordo com os dados de até 20 de janeiro.
O sector de Buba, centro capital da Região ultrapassou os 100%, tendo atingido desde 17 de Janeiro corrente mais 312 eleitores do que previsto (9.275).
PARABÉNS TODO O PESSOAL ENVOLVIDO NESTE PROCESSO NA REGIÃO DE QUÍNARA!!!!!!!!!!
O sector de Buba, centro capital da Região ultrapassou os 100%, tendo atingido desde 17 de Janeiro corrente mais 312 eleitores do que previsto (9.275).
PARABÉNS TODO O PESSOAL ENVOLVIDO NESTE PROCESSO NA REGIÃO DE QUÍNARA!!!!!!!!!!
SINDEPROF: COMISSÃO ORGANIZADORA DA ASSEMBLEIA GERAL DESTA ORGANIZAÇÃO SINDICAL CONVOCOU A IMPRENSA PARA ESTA MANHÃ. POSSIVELMENTE VAI-SE FALAR DE UMA NOVA DATA PARA O ENCONTRO MAGNO QUE JÁ FOI ADIADO MAIS VEZES QUE O 8º CONGRESSO DO PAIGC. A ATUAL DIREÇÃO DO SINDEPROF ESTÁ CADUCA DESDE FINAIS DE 2012.
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
ESTADOS UNIDOS NÃONÃO VÃO CONVIDAR A GUINÉ-BISSAU PARA A CIMEIRA , EUA-AFRICA QUE SE REALIZA NO MÊS DE AGOSTO DE 2014
Egipto, Sudão, Madagáscar, Zimbabué e Guiné-Bissau não foram convidados
pela
Administração Obama para a cimeira, a realizar em Agosto.
http://www.channelnewsasia. com/news/world/obama-to- invite-47/962892.html
Administração Obama para a cimeira, a realizar em Agosto.

SUPOSTOS NÁUFRAGOS ENCONTRADOS NA GUINÉ-BISSAU
Entre quinze e dezoito pescadores da região de Dakar que, há cerca de
duas semanas, tinham sido dados como desaparecidos no mar, afinal estão
de boa saúde, numa ilha da Guiné-Bissau. Graças aos bons ofícios do
Presidente da Federação guineense de Futebol, já foi possível dar a boa
notícia aos familiares e autoridades.
http://news.adakar.com/h/3157. html
OPINIÃO: PAULO GOMES O ARBITRO CERTO PARA A GUINÉ-BISSAU
Desde
a sua fundação a República da Guiné-Bissau assistiu a um desfile
de Presidentes que, por razões diversas, estiveram comprometidos com
querelas internas partidárias e/ou com relações incestuosas com as
forças armadas.
O
único candidato reunindo condições para ser árbitro é o
candidato Paulo Gomes. Não está
compremetido com nenhum partido político, com nenhuma ala militar e
sobejamente distante de relações perversas e com indepêndencia
financeira suficiente e ganha de forma transparente. Para além de
mais, deu suas provas como técnico nacional o que lhe valeu sua
carreira internacional onde é actualmente reconhecido um
especialista em matéria do desenvolvimento, atributo ao qual
associamos a sua valiosa capacidade de negociação.
Maimuna Camará
Aconteceu
com o Luis Cabral, Nino Vieira, Malam Bacai Sanhá, Kumba Yalá,
Henrique Rosa, Raimundo Pereira e agora Serifo Nhamadjo.
A
forte ligação entre o partido político e a sociedade castrense
(militares), impediu aos vários presidentes da República de jogar
plenamente o seu papel de árbitro numa vida política guineense
sumamente complicada onde interesses político, económico, judicial
e militar se sobrepõem sempre em detrimento dos interresses
superiores da Nação.
A
Guiné-Bissau somente poderá sair
desta situação quando tiver um Presidente da República eleito e
que não esteja dependente de um partido político e nem dos
interesses económicos da “praça“1
de Bissau. Isto porque, reparem bem, muito conselheiros dos Ministros
e por vezes os próprios Ministros, são sócios ou proprietários de
empresas que fazem negócios com o Estado através de fornicemento de
diferentes produtos e/ou serviços essenciais para o funcionamento da
administração tais como combustível, arroz e fardas para as
forças armadas, equipamentos informáticos, construção de obras
públicas (escolas, hospitais, estradas) financiadas pelo doadores
internacionais.
Esta
situação de promiscuidade cria e alimenta a corupção e uma dada
conduta do Estado via interesses de grupinhos que lutam pelo controlo
das principais direções financeiras de instituições Estatais ou
para –estatais que permitem o ilegal enriquecimento das pessoas e o
financiamento dos partidos políticos.
Assim
sendo muitos homens e partidos políticos tornaram-se cúmplices,
atores e alimentam o circuito da corrupção e do cortejo,
paralizando a justiça, quebrando o contrato social e projectando a
imagem de que o grupo é a única alternativa, consequentemente, não
existe esperança para uma era nova para a Guiné.
Maimuna Camará
MINISTÉRIOS DA JUSTIÇA E DA SAÚDE PÚBLICA JUNTOS NO COMBATE A SUB-REGISTO DE NASCIMENTO DE CRIANÇAS
Os
Ministérios da Justiça e da Saúde Pública assinam amanhã, dia 22 de janeiro, um acordo de parceria
que visa estabelecer mecanismos de cooperação com vista a implementação do Plano
Nacional do Registo Civil.
Um Plano que vai
acelerar a redução e quiçá erradicação do sub-registo civil de nascimento.
Durante a vigência do
acordo, o Ministério da Justiça vai passar a aproveitar as campanhas nacionais
de vacinação e outras actividades levadas a cabo pelo Ministério da Saúde para
proceder ao registo em massa de crianças.
É melhor assim, senão vamos continuar a recensear-se com testemunhas, que vergonha!!!!!!!!!
RECENSEAMENTO ELEITORAL - PROGRESSÕES ATÉ 18 DE JANEIRO NO PAÍS E NA DIÁSPORA
Guiné-Bissau, recenseados até 18 de janeiro de 2014 - 516 mil e 248 num universo de eleitores previstos de 810 mil e 961, o que corresponde em % a 64, pouco mal, só que ainda nem atingiu os dados de 2008 que eram de cerca de 594 mil eleitores, isto já dá alguma preocupação.
Na Diáspora, até 18 de janeiro de 2914 - foram recenseados 6 mil e 680 eleitores, total previsto sem dados.
Na Diáspora, até 18 de janeiro de 2914 - foram recenseados 6 mil e 680 eleitores, total previsto sem dados.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
AFINAL DELFIM DA SILVA DEMITE-SE OU NÃO ?
Nós aqui, estavamos todos entusiasmados quando vimos um ato de coragem de honestidade e
de hombridade do Ministro dos Negócios Estrangeiros Fernando Delfim da Silva a dizer que
se demitia por causa dos 74 Sirios, para agora vermos a mesma pessoa 1 mês depois a dizer
que está a espera do Presidente para decidir a sua demissão. Bom perante isto tudo só nos
resta dizer ao Drº Delfim da Silva: BÁ TIRA PIDI NA PADJA BÔ!!!
Pensas que estás a lidar com idiotas. Dizes uma coisa e fazes outra. Uma pessoa quando
põem o seu cargo a disposição deixa de usar o carro do estado, deixa de ter guarda costas,
deixa de ir ao gabinete e acima de tudo deixa de receber delegações internacionais como foi
aquilo que vimos hoje na TV ao receberes o Antonio Patriota do Brasil. Tu tens mais é uma
ganda labia e pareces um tangas da primeira classe. Vamos ser mais honestos e respeitar este
grande povo !!!
de hombridade do Ministro dos Negócios Estrangeiros Fernando Delfim da Silva a dizer que
se demitia por causa dos 74 Sirios, para agora vermos a mesma pessoa 1 mês depois a dizer
que está a espera do Presidente para decidir a sua demissão. Bom perante isto tudo só nos
resta dizer ao Drº Delfim da Silva: BÁ TIRA PIDI NA PADJA BÔ!!!
Pensas que estás a lidar com idiotas. Dizes uma coisa e fazes outra. Uma pessoa quando
põem o seu cargo a disposição deixa de usar o carro do estado, deixa de ter guarda costas,
deixa de ir ao gabinete e acima de tudo deixa de receber delegações internacionais como foi
aquilo que vimos hoje na TV ao receberes o Antonio Patriota do Brasil. Tu tens mais é uma
ganda labia e pareces um tangas da primeira classe. Vamos ser mais honestos e respeitar este
grande povo !!!
RECENSEAMENTO ELEITORAL COMEÇOU EM FRANÇA
Boa tarde Progressistas,
Os meus melhores votos de saude e de succeso para este ano 2014.
Favor de publicar o Planing de recenseamento que começou desde dia 17 em Paris.
Cumprimentos a todos,
Marcelina Labare-Monteiro
Collectif des Ressortissants de la Guinée-Bissau
Collectif des Ressortissants de la Guinée-Bissau
NANDO VAZ SOMA E SEGUE APESAR DA SUA POPULARIDADE ESTAR EM BAIXA
"O ministro de Estado e porta-voz do Governo de transição na Guiné-Bissau, Fernando Vaz, é o escolhido pelo grupo de 23 partidos agrupados no Fórum Guiné-Bissau para candidato a primeiro-ministro nas eleições gerais de 16 de março."
Veja AQUI
SORY DJALÓ ESTÁ NA EMINÊNCIA DE SER O CANDIDATO ESCOLHIDO DO GRANDE PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL PARA AS PRESIDÊNCIAIS
Estamos neste momento nos corredores do poder a tentar confirmar esta noticia
em primeira mão. Se as coisas não sairem a cotrobidô será ele sim o candidato dos
renovadores.
em primeira mão. Se as coisas não sairem a cotrobidô será ele sim o candidato dos
renovadores.
PAIGC CONFIRMADO: TRIBUNAL DÁ RAZÃO A DOMINGOS SIMÕES PEREIRA E ASSIM FICA ESCLARECIDO QUE ESTE CANDIDATO GANHOU A CONFERÊNCIA REGIONAL DE BAFATÁ
O Tribunal ao confirmar a vitória de DSP nesta conferência regional põem DSP numa
posição previligiada para a sua vitória no Congresso do seu partido a realizar-se em
Cachéu.
posição previligiada para a sua vitória no Congresso do seu partido a realizar-se em
Cachéu.
" AFECTOS COM LETRAS" REGRESSOU DA GUINÉ-BISSAU
"Pombal
97 fm / Solidariedade – Através da ‘XI Missão Solidária Natal com
Afectos 2013’, a associação “Afectos com Letras”, sedeada em Pombal,
levou, até à Guiné-Bissau, 20 toneladas de ajuda humanitária.
A
equipa de voluntários desta Organização Não Governamental, liderada
pela pombalense Joana Benzinho, teve que ultrapassar “algumas
dificuldades logísticas, relacionadas com a suspensão da única rota
directa que liga Bissau a Lisboa e que era assegurada pela TAP”. Por
isso, o voo para Bissau teve escala em Dakar."
Veja AQUI
domingo, 19 de janeiro de 2014
PRS DECIDE NA QUINTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO, A FIGURA DO CANDIDATO AS PRESIDENCIAIS DE 16 DE MARÇO
Quatro nomes estão na lista para as primárias desta quinta-feira:
-- Abel Encada (Empresário e um dos Vice-presidentes da Câmara de Comércio);
-- Baltazar Alves Cardoso (Empresário e também um dos Vice-presidentes da Câmara de Comércio);
-- Jorge Malú (Ex-presidente da ANP e atual 2º Vice-presidente do partido) e,
-- Ibraima Sory Djaló (atual Presidente da ANP e Ex-presidente em exercício do partido).
Quem entre estas figuras tem perfil para o cargo de Iº Magistrado Nação?
-- Abel Encada (Empresário e um dos Vice-presidentes da Câmara de Comércio);
-- Baltazar Alves Cardoso (Empresário e também um dos Vice-presidentes da Câmara de Comércio);
-- Jorge Malú (Ex-presidente da ANP e atual 2º Vice-presidente do partido) e,
-- Ibraima Sory Djaló (atual Presidente da ANP e Ex-presidente em exercício do partido).
Quem entre estas figuras tem perfil para o cargo de Iº Magistrado Nação?
ÚLTIMA HORA: CHEFE DE GABINETE DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO E PODER LOCAL ENTRE A VIDA E A MORTE
Tudo aconteceu na noite de Sexta-feira quando a viatura de Cabine Dupla onde seguia Aliu Nhamadjo e o seu filho que estava a dirigir, colidiu com outra viatura. O impacto foi brutal e os dois estão em estado crítico no Hospital Nacional Simão Mendes.
FÓRUM CÍVICO GUINEENSE SOCIAL DEMOCRACIA
Antonieta Rosa Gomes de novo na calha para ser líder do partido.
RECENSEAMENTO ELEITORAL - PROMESSA DE MONTANHA DEU EM RATO
"FINGUER" um equipamento pequenino, que permite o registo de impressão digital (onde se coloca o dedo indicador direito) é o grande obstáculo para o processo de recenseamento eleitoral neste momento.
Isto porque, os 150 kits da Nigéria não podem até agora ser colocados no terreno por falta deste pequeno equipamento que agora está a constituir a dor de cabeça para o governo de Rui Duarte Barros.
Para informações de que despomos, estes equipamentos já foram adquiridos e estão em FRANÇA a caminho de Dakar, donde seguirão para Bissau. O problema é quando toda esta trajetória será concluída até chegarem a Bissau.
Neste momento, todas as expetativas estão em torno do reforço dos 141 kits que estão a funcionar com os 150 da Nigéria, tendo em conta o período curto para o fim do processo (agora faltam apenas 11 dias) e o número de eleitores ainda por registar.
Dados ainda não foram divulgados, mas tudo indica que, algumas Regiões já estão muito avançadas, como é o caso de Quinara que já atingiu 80%; Biombo - 75%; Cacheu - 75%; Bafatá - 65%; Gabú - 65%.
No SAB, os Círculos Eleitorais - 24, 25 e 26 estão muito avançados, estando com alguma preocupação, a situação nos Círculos Eleitorais 27, 28 e 29 - portanto os mais populosos.
Informações sobre as Regiões de Tombali, Oio e Bolama/Bijagós ainda não nos chegaram.
BOA SORTE G-TAPE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isto porque, os 150 kits da Nigéria não podem até agora ser colocados no terreno por falta deste pequeno equipamento que agora está a constituir a dor de cabeça para o governo de Rui Duarte Barros.
Para informações de que despomos, estes equipamentos já foram adquiridos e estão em FRANÇA a caminho de Dakar, donde seguirão para Bissau. O problema é quando toda esta trajetória será concluída até chegarem a Bissau.
Neste momento, todas as expetativas estão em torno do reforço dos 141 kits que estão a funcionar com os 150 da Nigéria, tendo em conta o período curto para o fim do processo (agora faltam apenas 11 dias) e o número de eleitores ainda por registar.
Dados ainda não foram divulgados, mas tudo indica que, algumas Regiões já estão muito avançadas, como é o caso de Quinara que já atingiu 80%; Biombo - 75%; Cacheu - 75%; Bafatá - 65%; Gabú - 65%.
No SAB, os Círculos Eleitorais - 24, 25 e 26 estão muito avançados, estando com alguma preocupação, a situação nos Círculos Eleitorais 27, 28 e 29 - portanto os mais populosos.
Informações sobre as Regiões de Tombali, Oio e Bolama/Bijagós ainda não nos chegaram.
BOA SORTE G-TAPE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ISMAEL HIPOLITO DJATA EM FOCO NAS TERRAS LUSAS
A Tela Preta é o título da exposição de Ismael H. Djata que estará
patente até dia 23
no Centro Cultural da Malaposta. A mostra será inaugurada no dia 8 ao fim da tarde.
Ismael Hipólito Djata é um artista multifacetado de origem guineense. O seu talento
desdobra-se pela poesia, escultura e artes plásticas. Ao longo da sua carreira participou
em diversas exposições colectivas na Guiné, Cabo-Verde, Portugal e França. Foi ainda
distinguido com a medalha de honra do Regimento de Cavalaria nº6 Exército de Braga.
no Centro Cultural da Malaposta. A mostra será inaugurada no dia 8 ao fim da tarde.
Ismael Hipólito Djata é um artista multifacetado de origem guineense. O seu talento
desdobra-se pela poesia, escultura e artes plásticas. Ao longo da sua carreira participou
em diversas exposições colectivas na Guiné, Cabo-Verde, Portugal e França. Foi ainda
distinguido com a medalha de honra do Regimento de Cavalaria nº6 Exército de Braga.
CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU VAI ESTAR TOTALMENTE PARALISADA A PARTIR DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA E DURANTE 4 DIAS
Em causa, a greve decretada pelo Sindicato de Base dos Funcionários da Câmara Municipal de Bissau que reclamam por pagamento de quatro meses de salário em atraso (Outubro, Novembro, Dezembro de 2013 e agora Janeiro de 2014).
De acordo com uma fonte próxima da Comissão da Greve, desta vez, a paralisação será observada a 100% sem garantias de serviços mínimos, para pressionar a direção a desbloquear a crise que afeta os trabalhadores desta edilidade.
A fonte garante ainda que, os serviços de Saneamento Básico, dos Mercados e dos Cemitérios serão totalmente paralisados, causando aos cofres da CMB um prejuízo que rondará pouco mais de 2 milhões de Francos CFA diário.
Para a nossa fonte, as receitas mensais da CMB, que são enormes, ou seja, superiores a 250 milhões de Francos CFAs, não justifica a situação por que passam os trabalhadores, com atraso no pagamento de salário superior a três meses, isto porque, a massa salarial mensal da instituição camarária é cerca de 37 milhões de Francos CFAs, portanto exequível em relação as receitas da edilidade.
O mais grave, de acordo com a nossa fonte, é que, durante a quadra festiva, muita promessa foi feita em relação ao pagamento de salário e, nada se cumpriu, a não ser, algum VALE autorizado pela direção que variou entre os 20 a 10 mil Francos CFA, montante que nada revolve face a importância da data em questão e do direito que o trabalhador tem de receber o produto do seu trabalho no final do mês.
Atenção, porque desta vez, os funcionários da CMB estão determinados em desafiar até as últimas consequências o Presidente da edilidade, António Artur Sanhá, que já foi Chefe de Governo neste país, no executivo que seguiu ao golpe que derrubou Kumba Ialá, daí a divergência entre os dois.
De acordo com uma fonte próxima da Comissão da Greve, desta vez, a paralisação será observada a 100% sem garantias de serviços mínimos, para pressionar a direção a desbloquear a crise que afeta os trabalhadores desta edilidade.
A fonte garante ainda que, os serviços de Saneamento Básico, dos Mercados e dos Cemitérios serão totalmente paralisados, causando aos cofres da CMB um prejuízo que rondará pouco mais de 2 milhões de Francos CFA diário.
Para a nossa fonte, as receitas mensais da CMB, que são enormes, ou seja, superiores a 250 milhões de Francos CFAs, não justifica a situação por que passam os trabalhadores, com atraso no pagamento de salário superior a três meses, isto porque, a massa salarial mensal da instituição camarária é cerca de 37 milhões de Francos CFAs, portanto exequível em relação as receitas da edilidade.
O mais grave, de acordo com a nossa fonte, é que, durante a quadra festiva, muita promessa foi feita em relação ao pagamento de salário e, nada se cumpriu, a não ser, algum VALE autorizado pela direção que variou entre os 20 a 10 mil Francos CFA, montante que nada revolve face a importância da data em questão e do direito que o trabalhador tem de receber o produto do seu trabalho no final do mês.
Atenção, porque desta vez, os funcionários da CMB estão determinados em desafiar até as últimas consequências o Presidente da edilidade, António Artur Sanhá, que já foi Chefe de Governo neste país, no executivo que seguiu ao golpe que derrubou Kumba Ialá, daí a divergência entre os dois.
sábado, 18 de janeiro de 2014
PAIGC PREPARA A COMEMORAÇÃO DE 41 ANOS DO DESAPARECIMENTO DE AMILCAR COM POMPAS E CIRCUSNTÃNCIAS
-- As atividades comemorativas terão lugar logo pela manhã do dia 20 de Janeiro na sede Nacional do Partido em Bissau com concentração e inicio de animação Cultural quando forem 08h30mn.
-- 09h30mn, - Deposição de Coroa de Flores no Busto de Amílcar Cabral (Porto de Pingiguiti)
-- 10h00 - Deposição de Coroa de Flores no Mausoléu de Amílcar Cabral e no Campo de Heróis (Amura);
-- 11h00 - Deposição de Coroa de Flores na Praça Amílcar Cabral (Rotunda do Aeroporto);
-- 12h00 - Palestra no salão Nobre Amílcar Cabral alusiva a data em comemoração:
ORADOR: CALIFA SEIDE
MODERADOR: MÁRIO DIAS SAMI
INTERVENÇÕES DURANTE A CERIMÓNIA:
-- Secretário Nacional do Partido
-- Acto Cultural
-- Iº Vice-presidente e Presidente em Exercício
-- Desenvolvimento do tema da palestra
ENCERRAMENTO DA CERIMÓNIA:
-- 2ª Vice-presidente do Partido (Adiatú Djaló Nandigna)
-- Acto Cultural e final de cerimónia
-- 09h30mn, - Deposição de Coroa de Flores no Busto de Amílcar Cabral (Porto de Pingiguiti)
-- 10h00 - Deposição de Coroa de Flores no Mausoléu de Amílcar Cabral e no Campo de Heróis (Amura);
-- 11h00 - Deposição de Coroa de Flores na Praça Amílcar Cabral (Rotunda do Aeroporto);
-- 12h00 - Palestra no salão Nobre Amílcar Cabral alusiva a data em comemoração:
TEMA
"INSPIRADOS EM CABRAL, UNIR E FORTALECER O PAIGC, RUMO AO DESENVOLVIMENTO"
ORADOR: CALIFA SEIDE
MODERADOR: MÁRIO DIAS SAMI
INTERVENÇÕES DURANTE A CERIMÓNIA:
-- Secretário Nacional do Partido
-- Acto Cultural
-- Iº Vice-presidente e Presidente em Exercício
-- Desenvolvimento do tema da palestra
ENCERRAMENTO DA CERIMÓNIA:
-- 2ª Vice-presidente do Partido (Adiatú Djaló Nandigna)
-- Acto Cultural e final de cerimónia
PARTIDO SOCIALISTA - PS
SECUNA BALDÉ, um jovem que segue a cereira de diplomacia e trabalha na Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil, terra do SAMBA deve a esta altura ter sido eleito Presidente desta formação política durante muitos anos liderado por Cirilo de Oliveira.
Isto na sua reunião magna que hoje teve lugar no Hotél Coimbra em Bissau.
Vamos tentar conhecer melhor sobre este jovem que sucede a Cirilo de Oliveira na liderança do PS, um partido que ainda procura o seu lugar no xadrez político do país, particularmente dominado pelo PAIGC e PRS.
Isto na sua reunião magna que hoje teve lugar no Hotél Coimbra em Bissau.
Vamos tentar conhecer melhor sobre este jovem que sucede a Cirilo de Oliveira na liderança do PS, um partido que ainda procura o seu lugar no xadrez político do país, particularmente dominado pelo PAIGC e PRS.
NÃO SE PREOCUPEM PORQUE CARLOS GOMES JÚNIOR AINDA ESTÁ NO MÉXICO A GOZAR UMAS BELISSIMAS FÉRIAS BEM MERECIDAS
"El foro de Cuenca del Atlántico arrancó el jueves 16 con la presencia de exprimer ministro de Guinea Bissau, Carlo Gomes Junior; de Eslovaquia, Mikulá Dzurinda; el expresidente de Costa Rica y el de Bolivia, Miguel Ángel Rodríguez Echeverría y Jorge Quiroga Ramírez, respectivamente."
AIRBUS DISPONIVEL PARA ACONSELHAR CRIAÇÃO DE COMPANHIA
"O Gigante europeu de aviões, está disponível para aconselhar as autoridades
da
Guiné-Bissau caso estas decidam criar uma companhia aérea nacional, anunciou hoje
em Bissau, Phillipe Bohn, dirigente da empresa"
VEJA AQUI
Guiné-Bissau caso estas decidam criar uma companhia aérea nacional, anunciou hoje
em Bissau, Phillipe Bohn, dirigente da empresa"
VEJA AQUI
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
O PROGRESSO NACIONAL NÃO TEM INFORMAÇÃO DE QUALQUER ASSALTO AS INSTALAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS
Nem confirmamos nem desmentimos. Apenas não estamos em condições de noticiar.
Qualquer das formas nós estamos sempre ativos no terreno e quase nenhuma informação
nos escapa.
Qualquer das formas nós estamos sempre ativos no terreno e quase nenhuma informação
nos escapa.
ÚLTIMA HORA PAIGC: ACABAMOS DE RECEBER UMA INFORMAÇÃO DE FONTE SEGURA DE QUE AO FIM DA TARDE DE HOJE O TRIBUNAL REGIONAL DE BISSAU DEU RAZÃO A DOMINGOS SIMÕES PEREIRA SOBRE A CONFERÊNCIA DE BAFATÁ
Estamos a espera da confirmação desta noticia apesar de o email que recebemos ser uma
pessoa merecedora de fé. Amanhã de manhã deveremos estar em condições de confirmar
esta noticia.
SE FOR VERDADE, DSP GANHA BAFATÁ E DESTRONA SO SEU MAIS DIRETO
ADVERSÁRIO BRAIMA CAMARÁ.
DOMINGOS SIMÕES PEREIRA O FUTURO PRIMEIRO-MINISTRO
pessoa merecedora de fé. Amanhã de manhã deveremos estar em condições de confirmar
esta noticia.
SE FOR VERDADE, DSP GANHA BAFATÁ E DESTRONA SO SEU MAIS DIRETO
ADVERSÁRIO BRAIMA CAMARÁ.
DOMINGOS SIMÕES PEREIRA O FUTURO PRIMEIRO-MINISTRO
OPINIÃO: NA GUINÉ-BISSAU SI BU KA RONCA MATCHUNDADI É TA CUMPRAU EL
Estas eleições legislativas e presidências são
entre muitas e outras oportunidades que nos foi dado para virar a pagina e
construir uma nação na base do trabalho, do conhecimento, do mérito que vise à reconciliação
do povo guineense, como tem repito enésimas vezes o representante das Nações
Unidas na Guiné-Bissau José Ramos Horta, que a semelhança das outras nações
quer ver o nosso país seguir os trilhos de desenvolvimento. Enganam-se os que
pensam contrario, com essa propagada e recorrente ilusão sobre a Guiné-Bissau.
Esta eleição é mais que umas simples eleições dos
quais estamos habituados, está em jogo a nossa existência, a nossa viabilidade
e a nossa independência que tanto nos custou à admirável grandeza no concerto
das nações e que hoje concentra toda a desgraça que não nos dignifica como um
povo. Por isso, nesse processo eleitoral, exige-se uma reflexão profunda da
nossa classe política, dos decisores institucionais da republica ao cidadão através
do seu voto na urna.
Ha motivos mais que suficientes para delegarmos
mandato de gestão do país a outrem, mais este não seria a mais-valia desejável,
por que os efeitos colaterais que estas ações produziriam na nossa sociedade, terão
um condicionamento difícil a apagar para afirmação do homem ou mulher guineense
no concerto das nações, que ainda almejamos nestes longos quarenta anos da
nossa existência. Meu apelo aqui vai ao encontro dos partidos políticos e instituições
judiciais do país em particular os juízes e Supremo Tribunal de Justiça nas
analises das candidaturas, sejam elas para Presidência da Republica ou para Deputado
da Nação.
No que respeita aos partidos e coligações políticas
para interpelarem com argumentos e provas convincentes junto ao Supremo
Tribunal de Justiça as candidaturas que possam ou constituem um foco de tensão para
Unidade Nacional que tanto necessitamos para reconciliar os guineenses, através
da verdade sobre o nosso passado, presente e construir um futuro melhor com
dignidade. Lembrando a necessidade de renunciarem o nosso eu, isto é, procurar
reunir consensos em torno de único candidato, em todos presidenciáveis sem exceção,
sejam eles independentes ou com apoio partidário. Não podemos continuar a dar o
luxo de ter candidatos a Presidência da Republica ou a Chefe do Governo sem mínimo
conhecimento da administração publica (dossiês centrais, segredos do país e maitrise
nas respectivas interpretações). O estatuto acadêmico ou sua excelência não dá
direito para postular a PR e PM, estes devem ser resultados de dezenas e longos
anos experiência ao serviço do país. Depois
querem mais de 10% nas assinaturas de contratos bilaterais na exploração dos
nossos recursos!
Quanto aos juízes do Supremo Tribunal de
Justiça, exige-se um sentido de responsabilidade, imparcialidade e coragem nas decisões
sobre aqueles que confiaremos o destino das nossas vidas, ou melhor, para
administrar as nossas heranças ou contas bancarias (nosso país GB) por longos
anos. Exemplos é que não faltam para elucidar as autorizações desastrosas concedidas
nas legislaturas anteriores que conduziram e continuarão produzir muitas perdas
humanas, enquanto existiam motivos mais que suficientes para recusarem algumas
candidaturas e evitar os ciclos permanentes de golpes de estados e assassinatos
seletivos. Dê-nos a possibilidade de acreditar na idoneidade dos juízes uma vez
(porque nas instituições da Republica da Guiné-Bissau todos são compráveis placas
no peito “Quem paga mais ganha o meu voto ou se faz parte do meu grupo social é
quem ganha).
Ousemos ser feliz e livre!
Viva a Guiné-Bissau!
Honorio Gomes
Email: honoriogomes78@yahoo.fr
OPINIÃO: PAIGC POR FORA
Caros compatriotas progressistas, algumas pessoas podem até vos
considerar putos pela vossa idade, "talvez" ...mas sao grandes equanto a
tudo o que informam, informam como uns verdadeiros vetranos
jornalistas. sao professionais integros, de claras visoes e
objetividade. Deus vos abençoe sempre.
permitem-me
por este meio, lamentar a desorganizaçao reinante no seio do nosso
"grande " partido libertador . È triste ver o PAIGC por fora das
corridas eleitorais que se avisinha no paìs. A grande pergunta que se
poê nesse preciso momento è ....¿ se o PAIGC ha mais de um ano numa
convulçao interna, e nao foi, nao è e nem serà capaz de organizar bem o
seu congresso para doder participar com dignidadde nas proximas
eleiçoes, como vai fazer par reorganizar a situaçao actual em que se
encontra o país caso for eleito para governar ? Noa se explica como è
possivel que um pequeno grupinho de pessoas bem identificados
inviabilizam ou neutralizem um grande partido como o PAIGC.
Ha
uma grande preocupaçao no paìs com a nao participaçao desse partido nas
eleiçoes marcadas para Março proximo. E tudo indica que havera uma ola
de contestaçoes aos resultados eleitorais, e que emporarà a situaçao de
ordem pùblica no paìs . Por outro lado se estima entao que sem a
presença o PAIGC nas urnas nao hevera eleiçoes para assim evitar um novo
episodio de violencias.
Esperamos que isso nao aconteça pois o
povo guineense e a comunidade internacional ja nao tolera mais uma
nova alteraçao na data marcada para as eleiçoes gerais.
E
o momento em que o grande partido de AMILCAR CABRAL ganhe a vergonha e
organiza-se para ir as urnas e nao venha a criar mais confusoes na GB.
AGORA
CORREM RUMORES QUE SEM CADOGO O PAIGEC NAO É NADA .portanto agradecemos
essa formaçao politica que desmente esses rumores, mas com atos
concretos e nao so de palavras
Cordialmente
UPELU

APAREÇA E SOLIDARIZE! TEATRO DA MALAPOSTA
Apareça e Solidarize! TEATRO MALA POSTA
Os Artistas Guineense e a Embaixada da Guiné Bissau em Lisboa convidam.
- Concerto comemorativo de 20 de Janeiro -
Programa:
1 - Exposição de Pintura “A Tela Preta” do artista plástico Ismael Djata(Patente até o dia 23 de Janeiro)
17h00
2 – Assistir ao Documentário – MADINA DE BOÉ – TCHON SAGRADO - RTP África
18h30
3 – Música e Poesia - 19h30
Patche di Rima
Iragrette Tavares
Malamba Sissé
26 05 (Participantes do Programa Factor X)
Freedeks / Saturnino
Soraya Delgado
Poesia
Emilio Lima
Michel Té
Elson
Concerto solidário – “Todos Precisamos de Todos – Ajude a Idélia”
Entrada - donativo para a causa Idélia (o que cada um poder dar)
Apartir das 17h00 às 22h00
...e mais surpresas.
- Concerto comemorativo de 20 de Janeiro -
Programa:
1 - Exposição de Pintura “A Tela Preta” do artista plástico Ismael Djata(Patente até o dia 23 de Janeiro)
17h00
2 – Assistir ao Documentário – MADINA DE BOÉ – TCHON SAGRADO - RTP África
18h30
3 – Música e Poesia - 19h30
Patche di Rima
Iragrette Tavares
Malamba Sissé
26 05 (Participantes do Programa Factor X)
Freedeks / Saturnino
Soraya Delgado
Poesia
Emilio Lima
Michel Té
Elson
Concerto solidário – “Todos Precisamos de Todos – Ajude a Idélia”
Entrada - donativo para a causa Idélia (o que cada um poder dar)
Apartir das 17h00 às 22h00
...e mais surpresas.
PRS ESTÁ REUNIDO EM CONSELHO NACIONAL PARA ELABORAL O PERFIL DE CANDIDATOS A LISTA DE DEPUTADOS PARA AS LEGISLATIVAS DE 16 DE AMRÇO
A reunião que decorre no Hotel Azalai já teve uma decisão humilde do Presidente do Partido, Alberto Nambeia que decidiu renunciar da candidatura do partido às eleições presidenciais, deixando em aberto a realização de primárias internas para decidir quem vai ser o sortudo do renovadores quanto a esta matéria.
QUE VERGONHA E FALTA DE RESPONSABILIDADE
Se corresponde a verdade os dados veiculados pelo Presidente do Sindicato de Base dos funcionários aduaneiros que, dá conta de uma perda para o Tesouro Público de quase 450 milhões de Francos CFA em apenas três dias de greve que ontem terminou, então, por favor, alguém deve DANÇAR neste governo.
RECENSEAMENTO ELEITORAL
Falta de Toner bloqueia inicio de trabalho das cento e cinquenta brigadas de recenseamento que hoje deveriam ser colocadas em diferentes pontos do país.
Ao cabo de 17 dias do processo nesta segunda fase, segundo informações veiculadas por uma das rádios privadas da capital, cerca de 66,6 por cento de eleitores já foram inscritos, o que corresponde a cerca de 540 mil eleitores recenseados. Bom Score.
Agora esta saber se estes dados correspondem mesmo a realidade!
Ao cabo de 17 dias do processo nesta segunda fase, segundo informações veiculadas por uma das rádios privadas da capital, cerca de 66,6 por cento de eleitores já foram inscritos, o que corresponde a cerca de 540 mil eleitores recenseados. Bom Score.
Agora esta saber se estes dados correspondem mesmo a realidade!
ELEIÇÕES GERAIS
O Partido Congresso Nacional Africano (P-CNA) realiza amanhã, dia 18 o seu Iº Conselho Nacional.
O ato terá lugar na cidade de Bafatá, leste do país.
O ato terá lugar na cidade de Bafatá, leste do país.
RUSSOS SALVAM A FACE DE MACKY SALL
Os russos acabam de depositar uma fiança («na base do retorno, segundo a
legislação internacional») de um milhão de dólares para obter a
libertação imediata do Oleg Naydenov e a continuação do caso nos
tribunais. Parece ter sido uma forma diplomática de resolver este caso: a
Rússia obtém a libertação imediata do super-arrastão e deixa ao Senegal
a «impressão» de que ganhou o «braço de ferro».
Isto ocorre um dia depois de o Presidente da República do Senegal,
acompanhado dos Ministros da Defesa e das Pescas, se ter deslocado
ontem, quinta-feira, a uma aldeia de pescadores, Kayar, onde fez um
discurso sobre a protecção dos recursos pesqueiros, informando ter
encarregado o Ministro das Pescas de um endurecimento da legislação
contra a pirataria haliêutica.
Vamos lá ver se é desta que libertam o navio
BOM SENSO PARLAMENTAR
O Parlamento senegalês decidiu ontem, após audição do Ministro das
Pescas, ordenar a libertação do arrastão russo Oleg Naydenov. No
entanto, o referido Ministro estaria a atrasar essa libertação, em
manifesta desobediência ao Parlamento.
Entretanto,
rumores que o navio já teria sido libertado foram desmentidos há pouco
pela Voz da Rússia. Segundo as contas feitas pelo armador, o Senegal
deverá ter de indemnizar a companhia em cerca de meio milhão de dólares,
à razão de $30 000 por dia de paragem.
Soube-se ainda que o navio, atracado na doca
militar, foi abalroado por um rebocador senegalês, o Somone, tendo
resultado do embate uma mossa quadrada com cerca de meio metro de lado e
5cm de profundidade.
PORTUGAL CONFIRMA O APOIO TRADICIONAL AS ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU
Carimbos, tinta indelevél, boletins, actas de apuramento, actas sinteses, minutas de reclamação.
Obrigado PORTUGAS
Obrigado PORTUGAS
O 1º VICE-PRESIDENTE DO PAIGC, COMANDANTE MANUEL SATURNINO DA COSTA ENVIOU UMA CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE TRANSIÇÃO, EL HADJI MANUEL SERIFO NHAMADJO DIZENDO QUE O PAPEL QUE NHAMADJO QUER JOGAR PARA RESOLVER O PROBLEMA DO PAIGC É UMA BRINCADEIRA D EMAU GOSTO. SEGUNDO SATURNINO DA COSTA NHAMADJO É O RESPONSAVÉL POR ESTA SITUAÇÃO E AGORA NÃO PODERÁ VIR FAZER UM PAPEL DE MESSIAS OU DE SALVADOR DA PÁTRIA
MOVIMENTO PATRIÓTICO PÕEM UMA PROVIDÊNCIA CAUTELAR CONTRA A G-TAPE
O Lider do Movimento Patriotico vai por dentro de uma hora e 45 minutos uma providência
cautelar no Tribunal Regional de Bissau contra a G-TAPEcpor alegadas irregularidades que
estão a ser cometidas no processo de recenseamento.
Estas eleições vão ser umas salsichadas!!! Enfim... nô bai som.
cautelar no Tribunal Regional de Bissau contra a G-TAPEcpor alegadas irregularidades que
estão a ser cometidas no processo de recenseamento.
Estas eleições vão ser umas salsichadas!!! Enfim... nô bai som.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
A GUINÉ-BISSAU SENTE-SE DESCRIMINADA NA CIDADE DA PRAIA
"Os Guineenses não gostaram mesmo nada de constatar a ausência da sua
bandeira no logotipo da 1ª Conferência Internacional sobre as Políticas
de Drogas nos PALOP, que hoje terminou, na Praia. Mesmo se as
autoridades de Bissau não marcaram presença, estimam que isso não
invalida o facto de que a Guiné-Bissau é um PALOP, pertencente à CPLP, e
sentiram-se descriminados."
Veja AQUI
Veja AQUI
OPINIÃO: AO PAIGC SÓ SERVE A VERDADE FEITA DE VERDADES
O verbalismo e a retórica foram atributos muito apregoados na Grécia e Roma antigas. De tal forma que os profetas das “ciências da verdade”, cegos pela missão de servir agradando, se väo achando capazes de construir a verdade, mesmo que tenham como únicos ingredientes, uma mão cheia de inverdades e outra de falsidades.
Hoje a candidatura do Braima Camara
se diz apologista do diálogo e, esquece-se por isso, de ser o único candidato a
desafiar as decisões do partido recorrendo ao tribunal. Curiosamente decisöes
do mesmo órgão (Conselho Nacional de Jurisdicão) que já havia deliberado a “seu
favor” e que muito celebrou;
Quer diálogo (näo a repeticäo) para
a Conferëncia de Oio, mas näo diz nada sobre Gabú nem Biombo, locais e conferências
aonde sequer houve votação;
O Presidente da Transição entra em
cena e tenta arrastar Ramos Horta e Ovideo Pequeno para o emprestarem
credibilidade. Mas a estes e a ninguém reconhece ter promovido ações de apoio
ao mesmo Braima, tornando-se parte do jogo que agora quer arbitrar. Também se
esquece de referir que mantém intenções de candidatura às Presidenciais,
esperando que baste o PAIGC (qual PAIGC?) levantar as objeções para o efeito.
Convém dizer a todos que, estes
metodos funcionaram no antigamente, mas hoje, todos informados, atentos e
vigilantes e, com as escolhas ja feitas, enganam a poucos.
Ao PAIGC e a todos nós, só a verdade
salvará – mas a verdade construída com verdades: respeito pelo partido;
cumprimento das normas estatutárias e o voto nas urnas.
…o resto é cantiga
Nelson Sá
Assinar:
Postagens (Atom)















