domingo, 22 de maio de 2016

CONVITE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO LIVRO

Quando os Cucumbas Cantam, de Tomás Medeiros

Exmos. Srs.
Em primeiro lugar, votos de cordiais cumprimentos,

Terá lugar no próximo dia 29 de Maio, domingo, pelas 15 horas, na Associação Cabo-verdiana de Lisboa (sita na Rua Duque de Palmela, N.º2,8.º Andar, ao Marquês de Pombal) a apresentação da obra “ Quando os Cucumbas Cantam “, da autoria de Tomás Medeiros.

Natural de São Tomé e Príncipe, médico pneumologista reformado do Hospital Santa Maria, Tomás Medeiros foi, entre outras, um destacado político, membro da Casa dos Estudantes do Império – onde foi Diretor da Revista Mensagem-, participou ativamente em organizações políticas como o MAC (Movimento Anticolonialista), MPLA, MLSTP CONCP (Conferência de Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas); médico militar no Exército Popular de Libertação de Angola; professor e chefe do Serviço de Saúde da Região Político-Militar de Cabinda.

Tem poesia, prosa e ensaios publicados em Portugal e no estrangeiro e figura em várias antologias temáticas. Destaque para a obra “ A Verdadeira Morte de Amílcar Cabral, publicada em 2012.

A obra agora a apresentar viu a sua publicação proibida pela Presidente da União dos Escritores de São Tomé e Príncipe, a poetisa Alda Espirito Santo.

Um homem do seu tempo - como se autodefine -, Tomás Medeiros lembra-nos que “ a história do presente faz-se através do conhecimento do passado, definindo as alianças do futuro”.

A apresentação do livro será a cargo do Professor Doutor Victor Oliveira. Entrada livre.

Segue o link da recensão da obra feita pelo Jornalista Paulo Alexandre Amaral, da RTP  http://www.rtp.pt/noticias/mundo/a-independencia-de-sao-tome-segundo-tomas-medeiros_n919247
Assim, convidamos V. Exa. a estar presente nesta apresentação e partilhar junto da sua rede de informação.

Saudações cordiais