Bissau, 24 mai 16 (ANG) – O Embaixador da República Popular da China no país, ofereceu no último fim de semana um lote de medicamentos e materiais de escritório ao Hospital Regional “Buata Na Fantchamna” de Canchungo, orçado no valor de 7 milhões de francos cfa.
Na cerimonia de entrega do donativo, Huang Wah disse que o acto representa mais um gesto de fraternidade do povo chinês para com os guineenses.
O diplomata chinês afirmou que a Guiné-Bissau só pode atingir a auto-suficiencia alimentar com o envolvimento e trabalho de todos os homens e mulheres guinense.
Afirmou que, para se atingir a independencia alimentar e solucionar o problemna da fome no país é preciso um esforço conjunto de todos os guineenses e da comunidade Internacional.
Referindo-se à política, o diplomata chinês lamentou o facto de em menos de três anos a Guiné-Bissau estar a caminho de conhecer o seu quinto primeiro-ministro.
“China nunca se interferirá nos assuntos internos do país.Os problemas políticos têm de ser tratados, solucionados e ultrapassados pelo próprio povo guineense. Mas, como um país parceiro e amigo esperamos pela paz, estabilidade e desenvolvimento, sobretudo da medicina, na Guiné-Bissau", referiu.
Por sua vez, o delegado-adjunto da saúde na região de Cacheu, Francisco Amadu Baldé, prometeu que os medicamentos doados serão destinados as populações mais carenciadas.
O administrador do Sector de Canchungo, Pedro Mendes Pereira, enalteceu os apoios que o Estado chinês tem dado ao povo guineense.