Bissau, 06 Mai. 16 (ANG) - O Governo guineense anunciou quinta-feira que vai aumentar o salário na Função Pública, no âmbito do Orçamento Geral do Estado de ano.
De acordo com o comunicado da ultima reunião de Conselho de Ministros o executivo acrescenta que deu instruções ao Ministro da Economia e Finanças, Giraldo Martins, no sentido de garantir a sua implementação a partir do segundo semestre de 2016.
No que se refere a dívida pública, o governo guineense disse congratular-se com a República de Alemanha, pela perdão de dívida à Guiné-Bissau, cujo montante nao foi revelado.
Quanto a greves nos sectores da educação e saúde, o Conselho de Ministros reafirmou a determinação do governo em descontar as faltas dos funcionários em greve.
Ainda segundo o comunicado, o governo autorizou os Ministérios da Saúde e da Educação para, “na persistência das greves, proporem o recurso à requisição civil, como forma de suprir os constrangimentos decorrentes da paralização nos dois sectores”.
Por outro, o Governo de Carlos Correia recomenda aos departamentos governamentais em causa, a prosseguirem na via do diálogo com os sindicatos, através das mediações da UNTG e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB).
Os sectores da saúde e do ensino observam há duas semanas uma greve convocada pelos sindicatos de base dos trabalhadores dessas instituiçoes públicas.