terça-feira, 24 de maio de 2016

OPINIÃO: HÁ DINHEIRO SIM PARA AS ELEIÇÕES

Vou reagir a argumentos falaciosos avançados pelas pessoas que dizem que não hà dinheiro para organizar eleições gerais anticipadas.

Só para recordar que as ultimas eleições gerais custaram quase 15 miliões de euros a Comunidade internacional. Porque tão caro ? Porque pela primeira vez foram emitidas cartões eleitorais biometricos.

Isso quer dizer que se houver eleições neste preciso momento, o unico trabalho sera reatualizar as listas e os cadernos eleitorais. Alias é o trabalho diario do Gabinete Tecnico de Apoio a Eleição (GTAPE).

Para recordar tambem que sempre as eleições na Guiné foram financiadas pela Comunidade internacional.

O argumento que diz que a Comunidade internacional esta cansado com a Guiné, é um argumento « di taberna », porque a Comunidade internacional conhecendo de problemas de Paises como a Guiné criou mecanismos financeiros para apoiar economicamente e politicamente Países considerados como fragil. E é o PNUD que pilota o processo de engariamento dos fundos eleitorais.

Da quando da morte dos antigos Presidentes da Repùblica, depois dos sucessivos golpes de Estado, sempre houve dinheiro para financiar eleições.

Isso para dizer que em caso de mecanismo constitucional aplicada e que haja necessidade de organizar eleições, os fundos serao encontrados para tal, porque os mecanismos constitucionais e democraticos que encurtam uma legislatura por razão de impasse, reforçar a democracia.

Assim houve moção de censura contra o Governo de Aristides Gomes. Os fundos foram encontrados para organizar eleições.



Pedro Té.