segunda-feira, 3 de junho de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO DE POEMAS DE VASCO DE BARROS







“DOR E ESPERANÇA”
Sucesso total - Missão cumprida

No decorrer do evento ” Elo de Gerações e Texas 80” em Londres, no dia 25 de Maio de 2013, como era previsto, fez-se o lançamento do meu primeiro livro de poemas “Dor e esperança” na presença de centenas de guineenses vindos da diáspora, num ambiente requinte, de beleza e glamour.

A presentação do poeta, (neste caso eu, Vasco de Barros) foi feita pela Dra Rosa Félix Barros que falou um pouco daquilo que é o meu percurso como homem da cultura e sobretudo como poeta.

Otcha ora di bardadi tchiga propi, Dra. Rosa kenta kampu...
Nô tera” e “Sangui di Boé” foram os poemas que esta advogada declamou de forma empolada e emotiva. Conseguiu silenciar a plateia que se encontrava espevitada. Arrastou o público em massa para a compra de livros. Foram estes e outros momentos que marcaram a festa (para a positiva). Poucos minutos de perfeita comunicação com o público, fizeram com que esta intervenção fosse considerada por muitos, como um dos pontos altos do evento. Ainda bem... Sucesso total de “Dor e esperança”. Ainda ouviu-se o testemunho do Dr. Leopoldo Amado, daquilo que é o conteúdo desta obra e a qualidade do material impresso. “Só a capa vale muito...” entre vários elogios, é a frase preferida pelo Historiador guineense.

Depois destas brilhantes intervenções chegou a minha vez de apresentar o meu livro. Apesar de ser suspeito fi-lo com muito prazer pois, ninguém é melhor do que o autor, para apresentar a sua própria obra.

Em suma, esta obra é uma compilação de poemas inéditos da minha autoria, escritos entre 1981 e 2013, que traduzem uma descrição de vários estágios de pensamento e de maturidade. É um misto de poemas em crioulo e em português escritos com muito amor, inspirados no tempo, na vivência e na história do país que me viu nascer. Esta obra tem como objectivos: valorizar o nosso crioulo e enriquecer a nossa cultura. É uma ilha rodeada de palavras bonitas por todo o lado. Palavras como: liberdade, luta, justiça, paz e sobretudo de dor e esperança.

A apresentação do “Dor e esperança” terminou com uma manifestação de agrado pelo público de todas as fachas etárias, principalmente pelos jovens presentes, "o que não é comum, quando se trata de ouvir falar de poesia".

Na sessão de autógrafos logo depois da minha intervenção, atendi a multidão, numa reciprocidade de carinho e gratidão.
Meus sinceros agradecimentos para todos os que me apoiaram e aqueles que duma forma ou doutra, contribuíram para que este sonho antigo, se transforme em realidade. Prometo continuar a lutar para o bem-estar da Guiné-Bissau com a minha arma – a poesia.

Mantenhas!

Londres, 30 de Maio de 2013.
Vasco de Barros.