sexta-feira, 28 de junho de 2013

OPINIÃO: OS DESAFIOS DO PAIGC

Irmaos,
 
 
O meu pai é Combatente da Liberdade da Patria, eu fui pioneiro "Abel Djassi", mas cheguei a uma conclusao sobre o PAIGC :
 
O PAIGC vai ter problemas para continuar como um grande partido. Por varias razoes :
 
1. Ja nao existe um ideal, motor essencial para fazer politica.
 
2. O PAIGC nao tem leader e recusam sistematicamente todos os leaders porque a cultura do golpe é essencia do PAIGC.
 
3. Os dirigentes actuais sao mais carieristas ou negociantes.
 
4. Quando o partido chega ao poder, torna se empresa de grupinhos de gente que nem sequer conhecem o Partido.
 
5. O PAIGC é o Partido que supostamente tem mais quadros, mas o pessoal nao paga a cota. Esperam para alguem pagar tudo do seu bolso ou seja para que alguem compra consciencia dos outros. E quem paga manda, faz e desfaz até ser desfeito um dia como aconteceu com o Cadogo.
 
6. Desde da indpendencia o partido nunca mais mobilizou a massa, porque nao conhecem a Guiné.
 
7. O Partido foi amputado dos seus mais ilustres Camaradas  de maneira barbara e isso durante muitos anos ao longo do exercicio do poder do Partido e até em 2012, nao vale a pena chamar nomes por respeito a familhares dessas pessoas. O odio na Guiné cristalisa-se a volta do PAIGC, assim é que nasceu o PRS. 
 
8. O PAIGC esta sem rumo. Tornou se um encontro de interesses que vai dos mais nobres ao mais sujo.
 
9. Ninguem na PAIGC luta ainda pelo o Partido. Agora é salva quem poder.
 
10. Agora é evidente que o Congresso do PAIGC, se a datas das eleiçoes nao foram alteradas, vai dar so confusao e dai a perda das eleiçoes legislativas.
 
11. Depois das eleiçoes o que sera feito do Nhamadjo, do Cadogo, do candidato derrotadop no Congresso, do Antonio Injai?  dos que apoiaram um golpe contra o partido?
 
12. Quem e como julgar os crimes economicos e de sangue cometido no mandato do PAIGC?
 
13. Como reformar o Comite Central - 394  membros, mais do que o do Partido cmunista Chinês? "Ba kim ku na sai, ba kim ku na fika?" Sabendo que no inicio da independencia o Comité Central nao ultrapassava 8 pessoas.
 
14. Reconciliar o Partido como? quem tem autoridade suficviente para tal? Nao é so o facto de ser um quadro brilhante, isso nao chega !
 
15. Desde 7 de junho "contra camaradas na fuguia camaradas na praça" é rabida é rebenta ku no forças armadas... utros matados, outros bida milicia di utros partidos ou utrus bida traficanti di tabaco di iran.
 
 
Devemos decretar PAIGC PATRIMONIO NACIONAL DA GUINE-BISSAU  e extingui lo como partido.
 
 
Dai quem quer fazer politica que crea a sua formaçao partidaria e que avanço como o Kumba fez. E esse coragem que deu ao Kumba legitmidade politica na Guine.
 
E muito facil agarar numa coisa que tem assento nacional pôr la dinheiro e depois dizer ganhei as eleiçoes. So pode dar aquilo que deu com o Carlos Gomes porque toda agente adere no momente porque ha dinheiro a ser distribuido. "I rabata rabata".
 
Ningem quer saber como consegueram o dinheiro num partido onde nao se paga a cota.
 
 
Esses sao problemas do PAIGC. E por este andar o PAIGC corre o risco de ir as eleiçoes sem ter feito o Congresso. Da dor escrever essas coisas, mais alivia, porque como o progressonacional diz "Bardadi Murri na Guiné, ma na PAIGC nunca i tchiga di tem". Es ku no sta  na paga.
 
 
Abraços.
 
 
Sandro. M. Vieira
Email: sandromarquesvieira@yahoo.com