segunda-feira, 24 de junho de 2013

OPINIÃO: CANDIDATURA DE PAULO GOMES A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Progressistas,

Permite-me com respeito fazer essa pergunta a pessoa que querem impedir um cidadão de exercer o seu direito de apresentra-se a uma eleição.
Antes de fazer afirmações insensatas pessoas devem fazer trabalho da casa procurando saber qual é o papel de um Administrador no Banco Mundial ?

 
Se o Kumba Yalla, Carlos Gomes, Nino Vieira, Fadul, Luis Nancassa assim como tantos outros guinenses apresentaram se para eleições presidencias e porque não o Paulo Gomes?
Essas cabala de afirmar que o Paulo Gomes representa interesses de Paises da subregiao é uma mentira e refleta nada mais nada menos a não ser o mal guineense : « No ka ta fassi, no kata dixa otrus fassi ».
O Paulo Gomes na sua qualidade de Administrador do Banco Mundial pelo 25 Paises africanos, foi Conselheiro desses 25 paises e não dum Pais em particular.
O Domingos Simoes Pereira que trabalhou na CPLP representa interesses do Portugal ou da CPLPL em Bissau ? Claro que não.
O Kumba Yalla que tinha ficado muito tempo em Marocos representa os interesses do Maroco em Bissau ? Claro que não.
Se o Paulo Gomes não fosse competente, os Americanos, os Asiaticos não lhe iam chamar para trabalhar com eles e montar instituiçoes como Camara do Comercio Sud Est Asitico Africa.
Devemos saber na Guiné que existe locais no mundo onde é so a competencia que fala. « Nfala nfla ka tem la ».

Sobre a pergunta o que o Paulo Gomes fez para a Guiné na qualidade de Director Executivo do Banco Mundial vou responder :
- organizou a primeira visita dum Presidente na Guiné, o malogrado Henrique Rosa e de um Primeiro Ministro, Alamara Nhasse na Sede do Banco Mundial em Washington permitindo para que o Pais possa beneficiar da perdão da divida no quadro da Iniciativa Pais Pobre Muito Endividos, o que se cifrou a 20 milhðes de dollars americano para o pagamento de salario da função publica guineense ;
- foi o Paulo Gomes que lançou o curso para estagios de quadros africanos que beneficou tambem aos quadros guineenses entre os quais o nosso compatriota Dalmacio Benecio, que foi o Conselheiro do Paulo Gomes no Banco Mundial e agora esta no Fundo Monetario Internacional ;

- sabendo que a Guiné é um Pais fraco, é para apoiar a Guiné, que Paulo Gomes, na qualidade de Vice-Presidente do Comité de Reforma do Banco Mundial, institucionalizou o quadro especifico de apoio a Paises, dito fraco em situação de pos-conflito, uma ajuda clara em direcção da Guiné-Bissau.

Essas afirmações são averiguavel, é so ir no site do Banco Mundial www.worldbank.org
Ao respeito da ventilação do seu nome varias vezes para chefiar Governo, até agora nunca Paulo Gomes aceitou porque sempre deixou bem clara as suas condições para transformar e mudar a Guiné pondo assim cobre ao ciclo de golpes de Estado : foi assim do golpe em 2003, no regresso do Nino Vieira que lhe queria como Primeiro Ministro, e foi assim no 12 de abril 2012.
 
Para mim quem quer ser candidatar que apresenta a sua candidatura e ficamos a espera do verdicto das urnas.