sexta-feira, 14 de junho de 2013

NIM PAIGC NIM PRS

Compatriotas,

Eu queria reagir ao artigo intitulado “Nim PAIGC, Nim PRS”.
Vou contar aos mais jovems uma das varias razoes porque que a gestao do PAIGC da Guine deu mal.
Devemos de parar de dizer que nos e que damos a independencia a Cabo Verde. E mentira. Os caboverdeanos lutaram pela propria independencia. Ou seja, a Guine foi o campo de batalha para libertar Cabo-Verde.

O que que Guineenses tem a ver com cabo verdeanos ? Estou falar dos guineenses em geral, pepel, madjaco, nalu, balanta, sosso, mandinga, nao estou falar dos guineenses que vivem so em Bissau a volta do forte de Amura. resposta e nada.

Cabo Verde foi um Nacao antes de ser um Estado. E nos na Guine fomos Estado sem ser Nacao.
Durante a guerra colonial 98% dos dirigentes do PAIGC eram caboverdeanos e isso que explica que o 14 novembro foi bastante facil a dar. Ou seja as decisoes politicas durante a luta serviam mais interesses de Cabo Verde. As pessoas que incarnavam o nacionalismo caboverdano na luta eram Aritides Pereira e Pedro Pires.
O nacionalismo guineense era incarnado pelo Francisco Mendes, vulgo Tchico Te, Nino Vieira, Victor Saude Maria entre outros. Entre os nacionalismos caboverdeano e guineense, havia os utopistas, Amilcar Cabral, Bobo Queita...

O casamento entre essas faccoes so pudia dar aquilo que deu na Guine com a atribuicao da Presidencia da Guine a Luis Cabral, um caboverdeano.
Imaginem se a Presidencia da Republica fosse dado a Francisco Mendes ou a Vitor Saude Maria. Nao iamos falar de 14 novembro, o descalabro.
Precisamos encontrar a nossa via tomando em conta a nossa cultura. Hoje na Guine com os herdeiros da colonizacao que integraram o PAIGC e que teem um schema de pensamento portugues/caboverdeanos so pode dar aquilo que estamos a pagar e com um radicalismo racial que pariu o PRS.
Nimguem fala da burguesia guineense anterior ao PAIGC do Movimento de Libertacao da Guine (MLG), que organisava resistencia pacifica e intellectual contra o facismo colonial portugues, pessoas como Joao Rosa, Duarte Mbana…

O PAIGC actual ja nao fala dos que luturam de verdade a procura do ideal Guineense, penso em pessoas como Sussa Na Mona, Bedamon Kul Na Nbatcha, Lassana Na Sala, Saco Vaz, Malam Djassi, Domingo Ramos, Pansau Na Isna, Dike Daring, Juvencio Gomes o pai da nossa Karina nacional… sabem porque ? porque nao correspondiam a visao da cultura lusocaboverdeano que ate agora quer ainda controlar o PAIGC.

Todo esses herois nacionais pudiam nao morreram na miseria pudiam ganhar honestamente a sua vida com o turismo historico mostrando ao mundo como lutaram para os mesmos ideas de liberdade que grandes paises como Estados Unidos, Franca, Inglaterra idealisam. Seria exemplos vivos de valores de coragem e de dedicacao ao Estado da Guine.
Se nao sabemos onde queremos ir, devemos saber donde viemos. E preciso reencontrar a guinendade, que passa pela extinsao do PAIGC e do seu raspaldo etnico, o PRS, para criarmos o Partido African para a Independencia da Guine-Bissau. O PAIGB.

Malam Fati  
Email: fatimalam@live.fr