segunda-feira, 24 de junho de 2013

OPINIÃO: PAULO GOMES PRESIDENTE

Caros Irmãos do Progresso Nacional,

Antes de mais gostaria de dar-vos os meus parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido, e encorajar-vos para que continuem, só com pessoas esclarecidas é que conseguiremos tirar o nosso querido país do ciclo em que se encontra.
Tenho seguido atentamente o vosso blog desde da sua criação, e fico feliz por ver de que há guineenses extremamente comprometidos com a GB, ainda para mais tratando-se de jovens preocupados com o seu futuro. Ao Longo destes meses, reparei que têm sido ventilados alguns nomes para o futuro Presidente da Guiné-Bissau. Sou a favor de que todos os jovens devem começar a preocupar-se com a política do nosso país, e mais, participar activamente nele, pois só assim conseguiremos mudar o rumo das coisas. Dos nomes que tem sido ventilado, um em particular chama-me a atenção, a do Sr. Paulo Gomes. Realmente há que reconhecer o mérito a este quadro nacional, pelo "excelente" trabalho que efectuou enquanto Director no Banco Mundial. Mas por outro lado, fico inquieto e um tanto quanto preocupado, pelo facto de durante os anos em que esteve em Brentt Woods, o país não ter beneficiado de nenhum grande investimento por parte da referida instituição. Podemos claro justificar essa ausencia de apoio por causa da instabilidade que temos vindo a viver desde do conflito de 07 de Junho. Caros leitores do Blog, não tenho nada contra este Senhor, mas muito sinceramente não o apoiaria, pelos seguintes motivos:
1. O que ele fez até então pelo país?(oportunidades não lhe faltaram com certeza)
2. Enquanto Director no BM, posto a que chegou em nome do país que o viu nascer, este senhor nunca deu oportunidade a nenhum outro quadro guineense, muito pelo contrário, deu sempre oportunidade a quadros de outros países da sub-região, nomeadamente do senegal, enquanto vendia a imagem de que era o único guineense capacitado para governar o país;
3. Porque é que o nome deste senhor só é ventilado em situações como a que vivemos no presente, ou seja quando o poder é assaltado por via de armas ou por via de golpes palacianos?;
4. O Sr. Paulo Gomes representa claramente os interesses de alguns países da sub-região no nosso país, nomeadamente do senegal, prova disso é o facto de ter sido conselheiro do Wade.
5.Porque o Sr. Paulo Gomes não concorreu as últimas eleições presidenciais?
Caros leitores, é legitimo qualquer um de nós aspirar ao mais alto cargo da nação, porém isso não deverá implicar faze-lo por vias menos claras. Quem quer fazer política, deve fazê-lo conquistando os guineenses, que muito desejam a paz e consequentemente o desenvolvimento. Muito honestamente, acredito que o Sr. Paulo Gomes jamais conseguirá chegar a Presidente da República por via do voto popular, isso só acontecerá se ele nos for imposto, precisamente o que a CEDEAO tem tentado desde que se deu o fatidico golpe de 12 de Abril. Poderá parecer-vos estranho e até deprimente, mas na hipótese do Sr Carlos Gomes Jr. não vir a concorrer as próximas eleições (na minha opinião a individualidade da actualidade com maior capital político, prova disso é o facto de ter vencido as eleições passadas na 1º volta), e caso o Sr Paulo Gomes insista neste suícidio político, que será candidatar-se à Presidente, o Sr. Kumba Yalá irá derrotá-lo fácilmente.
OBS: Paulo Gomes, ka bu dissa guintis nganau pa bu entra na é guerra.... abo i garrafa, ka bu entra na guerra de pedra.

Patriota Atento  
Email: atentopatriota@gmail.com