terça-feira, 16 de julho de 2013

OPINIÃO: S.O.S LÍDER PARA A GUINÉ-BISSAU

Amigos,
 
Ontem estive a conversar com algums colegas sobre as implicaçoes que tera para o nosso Pais a figura do proximo Presidente da Republica e depois de um exercicio den"brain storming"chegamos a seguintes conclusoes :
 
1. Se o Kumba Yala for eleito Presidente da Republica, poderemos alcançar estabilidade, mas a situação socio economica trara muita tensão por falta de capacidades de quadros do PRS.  Ao respeito do PRS chegamos a conclusão que sera o mais importante partido da Guiné daqui a alguns anos, mas precisa ainda de continuar o seu processo de maturação e da sua transformaçao qualitativa em curso ;
 
2. Se o Carlos Gomes Jr. for eleito havera tensões no PAIGC o que comprometera a sustentabilidade a longo prazo do desenvolvimento da Guiné, com riscos sérios de violência, como ja foi no passado no seu mandato ; Chegamos a conclusão que o Carlos Gomes Jr. eleito em 2004 é diferente do de 2008. O seu segundo mandato foi o mais sangrento da historia moderna da Guiné.
 
3. Se for eleita uma pessoa técnica neutra e competente, equidistante de rancores dos actuais politicos,  permetira uma acalmia dos animos e tera como vantagens de fazer uma transição geracional nos circulos politicos e que construira politica na Guiné na base de novos valores de etica e trabalho. A grande dificuldade foi encontrar um nome consensual que podera incarnar a mudança desejavel para a economia, a politica e os Guineenses. 
 
Na verdade estamos a sofrer duma profunda crise de liderança que deu a origem a todo um conjuntos de problemas politicos, economicos, sociais, morais e mesmo existencial para a Guiné.
 
Cabe a nós jovens de virar a pagina dos anos obscuros da nossa terra, para dar-mos mais chances mudando o pessoal politico actual.
 
Era este debate de ideia que queria partilhar no "nosso blog".
 
Neusa Santos
Email: s.neusa78@yahoo.com
 
Bairro de ajuda.