Maite NKOANA-MASHAMBANEA, Ministra Sul Africana das Relações Internacionais e da Cooperação, disse no site do seu ministerio www.dirco.gov.za que a Guinée-Bissau sempre apoiou a ANC na luta contra apartheid, um momento particularmente dificil na vida da Nação Arco Iris.
Assim sendo, Africa de Sul é solidario com o povo da Guiné e saùda esforços feitos pelo actual Governo de Transição para normalizar a vida politica.
A Ministra salientou tambem o aspecto positivo da renovação da classe politica em curso com pessoas de boa vontade e competencia averiguada como Paulo Gomes, Domingos Simoes Pereira, Alberto Nambeia, Carmelita Pires e de acrescentar que no final o unico vencedor serà a Guiné.
A Governante Sul Africano disse estar impaciente para que o seu País e a Guinée implementam um amplo programa de cooperação para o bem estar dos guineenses. Neste aspecto realçou a presença duma forte delegação de varias Agencias de Promoção de Investimento de Africa do Sul durante o Primeiro Forum Economico de Bissau no inicio deste ano.