sexta-feira, 26 de abril de 2013

OPINIÃO: VIII CONGRESSO ORDINÁRIO DO PAIGC

O VIII Congresso Ordinário do PAIGC, a realizar-se na bela e centenária cidade de Cacheu, encerra em si múltiplos desafios. O maior de todos, a nova liderança.

Numa altura em que vivemos momentos conturbados, em que a complexidade dos desafios com que somos confrontados é tanta, pondo em causa o nosso futuro próximo, como Sociedade e Nação, eleva-se a pertinência de se fazer a melhor escolha para o Partido e consequentemente para o País.

Devemos pois, ter a noção clara de que o desígnio nacional sobrepõe-se a todos os demais interesses, sejam eles de grupos, particulares ou até étnicos. Do PAIGC, em geral, como grande partido que é, e aos congressistas, em particular, espera-se que honrem os fundadores, que honrem todos aqueles, homens e mulheres, que deram suas vidas, para que as árvores da Liberdade, Paz e Progresso dessem frutos.

Que façam jus aos sempre sábios ensinamentos de Amílcar Cabral, quando nos fala na honorabilidade do líder; na conduta moral que deve nortear, sempre, quem tenha ambições de liderar o Partido; no melhor aproveitamento dos mais bem preparados e capacitados; na escolha dos melhores projectos, e tantos outros mais ensinamentos do visionário líder.

Espera-se, de quem tenha ambições de liderar o partido de Cabral, que apresente um programa concreto e estratégico com ideias claras. Que seja impoluto, que se preocupe com questões de fundo do partido, que tenha uma visão no que diz respeito á sua modernização, à revisão estatutária, ao cumprimento “de facto” das prerrogativas ideológicas do partido. Que não se escude em ideias vãs, em conceitos latos, sem substância, e muito menos em jogadas baixas ou compras de consciências, para que depois do escrutínio, possa ser aclamado como líder legítimo capaz de melhor congregar o Partido na árdua tarefa que se lhe espera.

Ao Conselho Nacional de Jurisdição, que utilize critérios claros e objectivos na validação das diferentes moções apresentadas, sempre com os superiores interesses do partido e da nação como pedra angular e no mais alto sentido democrático e patriótico. Aos congressistas, que tenham presente que a escolha do novo líder, ultrapassa a simples questão partidária, que preocupa toda a sociedade guineense, por estar intimamente ligado com o nosso futuro colectivo. Que em liberdade de consciência, escolham e permitam que o sonho de Amílcar Cabral sobre o “Programa Maior” se materialize, para que o “Encontro de Ensalma” deixe de ser uma utopia.

Jair Araújo
Email:  jairaraujo444@gmail.com