sexta-feira, 26 de abril de 2013

OPINIÃO: CIDADANIA E SEMPRE MAIS CIDADANIA


                                           CIDADANIA  e sempre mais CIDADANIA 

Mais uma vez agradeço-vos pela vossa abnegação à causa nacional. Eu queria reagir ao vosso artigo sobre o perfil do próximo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. Quando dizem que « o Progresso Nacional tomou a liberdade de traçar aquilo que entendemos ser o perfil do próximo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas », eu não penso que isso seja liberdade.
É uma atitude legítima de cada cidadão interpelar sobre o perfil das pessoas que são chamadas a exercer cargos públicos, porque o poder civil prima sobre o poder militar, em virtude de um dos princípios fundadores da democracia « cedant arma togae ». Isso explica que em muitos países do mundo, antes de serem nomeados os Chefes das principais armas das forças de defesa, estes são ouvidos pela Representação Nacional, «assim nada di saklata ou nada di fachi barbaridadi ».
Penso que devem aprofundar esta questão de perfil, fazendo uma sondagem sobre quais são guineenses que reúnem um conjunto de critérios para os cargos do Presidente da República e do Primeiro-ministro. Podia ser lançado um pedido para que pessoas propusessem nomes e na base dos nomes propostos sondar os cidadãos. Seria um exercicio de cidadania participativa.
O vosso blog, como outros, tem um papel importante na construção do novo homem guineense, destribalizado, descomplexado e olhando para um futuro melhor que começa pelo assumir da sua cidadania, através da escolha dos que lhe vão representar.
Obrigada.
Dra. Mariama DJASSI
Email: mariamadjassi@gmail.com