domingo, 25 de agosto de 2013

IANCUBA DJOLA NDJAI DE VISITA A ROUBAIX, REGIÃO DE LILLE NORTE DE FRANÇA

Iancuba Djola Ndjai, ex-ministro considerado mártir pela diáspora bissau-guineense, de visita em Roubaix, região de Lille, no Norte de França.

Durante três dias, recebeu Iancuba Djola Ndjai, antigo Ministro de Estado e Conselheiro do Presidente da Republica para os Assuntos da Defesa e Segurança de 2009 a 2012, foi recibido um ano depois da visita do Primeiro Ministro o Senhor Carlos Gomes Júnior, no mesmo palácio. Uma visita de relâmpago durante a qual encontrou o Presidente da Camara Municipal Pierre Dubois, o Secretário do Partido socialista en Roubaix e Conselheiro Geral de Lille de Norte, Mehdi Massrour e os guineenses residentes em Norte para agradecer toda essa comunidade pelo apoio durante estes últimos meses. Iancuba Djola Ndjai estava acompanhado duma importante delegação do Collectif des Ressortissants, Sympathisants et Amis de la Guinée-bissau de Paris, conduzida pela Senhora Marcelina Labare-Monteiro, Responsável pela Comunicação e Marketing.



Iancuba Djola Ndjai ladeado pelos Senhores Pierre DUBOIS e Mehdi MASSROUR, respectivamente Presidente da Camara Municipal de Roubaix e Secfretario Do Partido Socialista n mesma Cidade.


Em exilio há quase um ano, Iancuba Djola Ndjai é uma legenda para toda a diáspora bissau-guineense. Entre Mandela e Soumaïla Cissé, ex-candidato presidencial maliano. « Ele sofreu pelo povo Guineense. “É esta coragem que se espera dos homens políticos », explica Papé Dabo, um dos responsáveis da secção juvenil do Collectif des Ressortissants, Sympathisants et Amis de la Guinée-Bissau, da delegação de Paris.


Sequestrado e torturado, Iancuba Djola Ndjai é apoiante do Primeiro-Ministro do governo legítimo da Guiné-Bissau Carlos Gomes Júnior quando eclodiu o golpe de estado militar em plena segunda volta das eleições presidenciais de abril de 2012. Sem pasta ministerial, Iancuba Djola Ndjai dirigiu a FRENAGOLPE (Frente anti-golpista) exercendo a função de Secretário Executivo antes de ser atacado e sequestrado em Bissau por homens civis armados.


A tortura e o espancamento recebidos não lhe permitiram calcular o tempo em que ficou na mata. Para os raptores, ele estava morto.



Após ter sido socorrido e tradicionalmente tratado pelos camponeses que, de imediato, deram alerta aos familiares e amigos, Iancuba Djola Ndjai,foi urgentemente transportado para Bissau e seguidamente para Dakar no Hospital Principal.


Chegado a Paris, Senhor Djola NDJAI foi imediatamente submetido a um tratamento que durou mais de 6 meses no Hospital Pitié-Salpêtrière. Durante a sua convalescência, recebeu apoios e visitas de diferentes delegações da Diáspora nomeadamente, a da Roubaix, conduzida por Dembo Cante, Coordenador pelas actividades do Collectif no Norte.


Segundo informações do seu médico e confirmadas pelo próprio, o Sr.Iancuba Djola Ndjai está 100% recuperado a partir do mês de julho de 2013. 


Depois da sua recuperação total, Iancuba Djola NDjai sentiu-se na obrigação moral de agradecer pessoalmente as diferentes organizações e personalidades da Comunidade internacional e da Diáspora tendo decidido efectuar algumas deslocações nesse sentido.



Foi recentemente a Belgica, onde teve encontros com a Diáspora guineense na Bélgica e algumas associações de direitos humanos e dirigentes políticos belgas.

Em Paris realizou encontros de agradecimentos aos dirigentes e membros do Collectif des Ressortissants, amis et sympathisants de la Guinée-Bissau.

Foi no mesmo espírito que se deslocou esta quinta-feira para Norte da França para visitar e reunir-se com a Diáspora guineense em Lille-Roubaix e agendar um encontro com as autoridades locais na pessoa de Senhores Pierre Dubois, Presidente de Camara Municipal de Roubaix e Medhi Massrour, Secretário do Partido Socialista em Roubaix e Conselheiro Geral do Norte.
                                                                                                               
A final da sua visita, Iancuba Djola Ndjai fez uma apreciação positiva de dirigentes de Roubaix e da Comunidade guineense.

Foi convidado oficialmente a assistir a entrada política do verão do partido socialista em La Rochelle onde testemunhará sobre a situação de direitos humanos no seu país. País ao qual espera regressar para participar nas eleições legislativas e presidenciais marcadas para 24 do novembro próximo, em condições de segurança a serem garantidas palas Nações Unidas



La voix du Nord – 25 do Agosto de 2013 Roubaix - Par Simon Lancelevé