Consegue adivinhar?
Acertaram e em cheio. Sabia que tinha as mãos cheias de sangue e não teve coragem de enfrentar a verdade...
Mas, se ainda não chegaram lá, adicionem que a mulher, hoje maior patriota e nacionalista, era filha de um agente da PIDE-DGS
Ainda não?
Porra! se você tinha mais de 15 anos entre 1974 e 1980, terá sido preso ou intimidado (ou alguém da família) por este grande polícia (mas era mesmo verdade).
Combatente de Koundara
Diz que lutou em todas as frentes, Norte, Sul e Leste mas pelos vistos sem sair de Koundara e acabada a guerra vê acelerado o seu processo de promoção (todos os golpes adicionam) e já tem uma patente superior a todos os que a receberam na luta. Bem, esta é fácil e não precisavam desta ultima dica : Já traiu a todos os que alguma vez foram seus aliados.
Filho de Combatente da Liberdade da Pátria
Quando parecia estarmos quase a encontrar a paz na relação com os Combatentes, eis que surge outro estatuto a reclamar - o de filho do Combatente.
Bom, mas observando à lupa, o que vemos não deixa de preocupar e muito - se olhamos para o filho vemos um distintivo de traficante, viramos para o pai e nos sussurram ter sido um assassino a frio. Voltamos ao filho e encontramos a mentira e a vida feita de escândalos. Para o pai, hmm, parece que chegou a dar um tiro noutro filho por uns trocados, para provar que tinha boa pontaria e que, se assim corrigia o próprio filho, então os demais que se cuidem.
Melhor não! Não insistam em reclamar esse estatuto pois nesta era do "comptador" arriscam-se a descobrir ou a lembrar coisas que, de verdade, não convém...
Agente da PIDE - DGS
Regente agrícola (prefere apresentar-se como economista), filho de dirigente da FLING (isto não é crime, mas há mais) mentiroso inveterado e compulsivo, calunioso e intriguista, indiciado de milhentos crimes, afinal também foi agente efectivo da PIDE-DGS. Nossos serviços estão em campo e muito proximamente traremos as provas evidenciais.
Ah, mora de momento na Praça dos Heróis, mas desconfia de qual será sua próxima residencia, por isso insiste "na malcria, i gassali tchom, i na kebra ramu i na fertcha pedra".
PS: dita de forma ligeira, os dados acima descrevem factos e serão oportunamente demonstrados, sobretudo se os "interessados" resmungarem.
Jocemar Marques Correia