sexta-feira, 8 de maio de 2015

ÁFRICA OCIDENTAL:BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA OCIDENTAL BENEFICIA DE UM APOIO DE 20 MILHÕES DE DÓLARES NORTE-AMERICANOS DO BANCO ÁRABE PARA O DESENVOLVIMENTO ECÓNÓMICO EM ÁFRICA



LOME, Togo, May 8, 2015/ -- Christian Adovelande, Presidente do BOAD (Banco de Desenvolvimento da África Ocidental) (http://www.boad.org) e Abdelaziz Khelef, Diretor-geral do BADEA (Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África), assinaram uma convenção pela qual o BADEA disponibiliza ao BOAD um crédito de 20 milhões de dólares norte-americanos, ou seja, cerca de 12 milhões de francos CFA. 

Estes recursos irão permitir ao BOAD financiar operações de importação de bens dos Estados membros da UEMOA (União Económica e Monetária da África Ocidental) provenientes de países árabes. "Este apoio irá contribuir para o reforço das intervenções do BOAD no financiamento a curto prazo e irá permitir melhorar a competitividade das empresas dos países da UEMOA", referiu Christian Adovelande.

O presidente do BOAD congratulou-se também pela excelente cooperação entre as duas instituições, que abrange não só a assistência técnica como a cooperação financeira. No âmbito da cooperação técnica, o BADEA disponibilizou ao BOAD um perito informático para apoiar na implementação do seu plano diretor no domínio informático.  No que diz respeito à cooperação financeira, o BOAD beneficiou em novembro de 2013 de um primeiro apoio do BADEA no valor de 10 milhões de dólares norte-americanos. Este apoio, utilizado na íntegra, serviu para o refinanciamento de quatro projetos do setor privado.

Abdelaziz Khelef estimou que: "esta operação constitui uma prova eloquente do interesse que o BADEA consagra à promoção das trocas comerciais entre as duas regiões, árabe e africana".

Um terceiro apoio do BADEA, no valor de 15 milhões de dólares norte-americanos, destinado ao financiamento das PME no âmbito do espaço UEMOA, encontra-se em fase de negociação.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD).