quinta-feira, 7 de maio de 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA: ÁFRICA EM DESTAQUE COMO MERCADO DE GRANDE POTENCIAL PARA EMPRESAS TECNOLÓGICAS NA CONFERÊNCIA DE TECNOLOGIA GLOBAL PROMOVIDA PELA DHL

Os peritos preveem um crescimento sólido contínuo no setor tecnológico em todo o continente africano

CAPE-TOWN, South-Africa, May 7, 2015/ -- A DHL (http://www.dpdhl.com), o maior fornecedor de serviços de logística do mundo, realizou mês passado a sua 5.ª conferência anual sobre Tecnologia Global no Dubai, incluindo várias sessões plenárias sobre a realização de negócios em África.

Com o tema “Connecting Markets, Trends & People” (Unir Mercados, Tendências e Pessoas), a conferência recebeu cerca de 300 delegados, incluindo muitos clientes da DHL provenientes das maiores empresas tecnológicas a nível global, para um programa de três dias de sessões plenárias e workshops. Os tópicos abordados incluíram as últimas tendências, inovações e soluções com impacto na cadeia de abastecimento de tecnologia e com enfoque no Médio Oriente e África como regiões chave de interesse com elevado potencial de crescimento.
 
A sessão plenária “Rise of Africa” (Ascensão de África) e vários workshops tiveram como objetivo explorar o potencial e expetativas para o continente africano, com debates sobre a melhor forma de enfrentar os atuais desafios e obstáculos ao comércio e alcançar o crescimento.  Os oradores, provenientes de várias empresas africanas e uma empresa multinacional, mostraram como atuam com êxito em vários mercados africanos.

Ashish Thakkar, fundador e Diretor-Executivo do Grupo Mara, transmitiu aos delegados da conferência algumas ideias interessantes e que deram que pensar com o seu discurso alusivo ao tema: “Inspiring Africa: Capturing Chances” (África Inspiradora: Aproveitar as Oportunidades). Sim Shagaya, da Konga, e Tayo Oviosu, Diretor-Executivo da Paga, defenderam a realização de negócios em África, aconselhando as empresas a ignorar a propaganda negativa dos média e a familiarizarem-se com os países africanos no terreno, de forma a poderem explorar e alcançar o tremendo potencial que existe.

Os peritos preveem um crescimento sólido contínuo no setor tecnológico em todo o continente africano, com empresários inteligentes, como Shagaya e Oviosu, a liderar o caminho nos setores do comércio eletrónico e pagamentos por telemóvel, e os segmentos tecnológicos, como os telemóveis, a registarem ainda um crescimento rápido.

Prevê-se(1) que o uso da Internet em telemóveis aumente 20 vezes nos próximos cinco anos em África, o dobro do ritmo de crescimento no resto do mundo. Os delegados presentes na conferência sobre tecnologia promovida pela DHL aprenderam sobre as preferências dos consumidores africanos, tais como o pagamento aos comerciantes através de telemóvel em vez de numerário e um interesse cada vez maior por dispositivos móveis de gama alta, alimentado por uma classe média em rápido crescimento. Também foram organizados debates sobre o potencial de África para se tornar num destino de fabrico de bens tecnológicos.

Rob Siegers, Presidente do Setor Tecnológico Global da DHL, afirmou: “O setor tecnológico é uma indústria altamente dinâmica e o ritmo de mudança é rápido.   Assistimos presentemente a duas tendências distintas: o avanço de novas tecnologias, tais como a Internet das coisas, grandes quantidades de dados, computação em nuvem, entre outras, que estão a mudar os modelos de negócio à medida que as empresas tecnológicas procuram melhorar os seus produtos, criando serviços de apoio; e um maior esforço para aproveitar o crescimento das nações emergentes. Apesar de o crescimento estar a abrandar em alguns dos mercados tradicionais, as nações emergentes são cada vez mais importantes para as empresas tecnológicas e África reveste-se de particular interesse para muitos dos nossos clientes.   Na conferência deste ano, tivemos como objetivo unir clientes e especialistas responsáveis por negócios de sucesso em África. As nossas sessões plenárias e workshops foram concebidos para proporcionar ideias únicas sobre a realização de negócios no continente e facilitar a partilha de conhecimento e o networking.”

Charles Brewer, Diretor-Geral da DHL Express da África Subsariana, acrescenta: “Convidámos uma equipa de peritos em logística de toda a África para facilitar a partilha conhecimento e o networking, demonstrando que a DHL é um parceiro sólido para o setor tecnológico em todo o continente. Estamos em África há 37 anos e estamos bem posicionados para apoiar os clientes com cadeias de abastecimento end-to-end e soluções personalizadas de logística para ajudá-los a ultrapassar desafios e aproveitar as enormes oportunidades de crescimento do continente.”

(1) The Guardian, Uso da Internet em telemóveis em África com aumento previsto de 20 vezes : http://www.theguardian.com/world/2014/jun/05/internet-use-mobile-phones-africa-predicted-increase-20-fold

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.