CAPE-TOWN, South-Africa, May 7, 2015/ -- A DHL (http://www.dpdhl.com), o maior fornecedor de serviços de logística do mundo, realizou mês passado a sua 5.ª conferência anual sobre Tecnologia Global no Dubai, incluindo várias sessões plenárias sobre a realização de negócios em África.
Com o tema “Connecting Markets, Trends & People” (Unir Mercados, Tendências e Pessoas), a conferência recebeu cerca de 300 delegados, incluindo muitos clientes da DHL provenientes das maiores empresas tecnológicas a nível global, para um programa de três dias de sessões plenárias e workshops. Os tópicos abordados incluíram as últimas tendências, inovações e soluções com impacto na cadeia de abastecimento de tecnologia e com enfoque no Médio Oriente e África como regiões chave de interesse com elevado potencial de crescimento.
A sessão plenária “Rise of Africa” (Ascensão de África) e vários workshops tiveram como objetivo explorar o potencial e expetativas para o continente africano, com debates sobre a melhor forma de enfrentar os atuais desafios e obstáculos ao comércio e alcançar o crescimento. Os oradores, provenientes de várias empresas africanas e uma empresa multinacional, mostraram como atuam com êxito em vários mercados africanos.
Ashish Thakkar, fundador e Diretor-Executivo do Grupo Mara, transmitiu aos delegados da conferência algumas ideias interessantes e que deram que pensar com o seu discurso alusivo ao tema: “Inspiring Africa: Capturing Chances” (África Inspiradora: Aproveitar as Oportunidades). Sim Shagaya, da Konga, e Tayo Oviosu, Diretor-Executivo da Paga, defenderam a realização de negócios em África, aconselhando as empresas a ignorar a propaganda negativa dos média e a familiarizarem-se com os países africanos no terreno, de forma a poderem explorar e alcançar o tremendo potencial que existe.
Os peritos preveem um crescimento sólido contínuo no setor tecnológico em todo o continente africano, com empresários inteligentes, como Shagaya e Oviosu, a liderar o caminho nos setores do comércio eletrónico e pagamentos por telemóvel, e os segmentos tecnológicos, como os telemóveis, a registarem ainda um crescimento rápido.
Prevê-se(1) que o uso da Internet em telemóveis aumente 20 vezes nos próximos cinco anos em África, o dobro do ritmo de crescimento no resto do mundo. Os delegados presentes na conferência sobre tecnologia promovida pela DHL aprenderam sobre as preferências dos consumidores africanos, tais como o pagamento aos comerciantes através de telemóvel em vez de numerário e um interesse cada vez maior por dispositivos móveis de gama alta, alimentado por uma classe média em rápido crescimento. Também foram organizados debates sobre o potencial de África para se tornar num destino de fabrico de bens tecnológicos.
Rob Siegers, Presidente do Setor Tecnológico Global da DHL, afirmou: “O setor tecnológico é uma indústria altamente dinâmica e o ritmo de mudança é rápido. Assistimos presentemente a duas tendências distintas: o avanço de novas tecnologias, tais como a Internet das coisas, grandes quantidades de dados, computação em nuvem, entre outras, que estão a mudar os modelos de negócio à medida que as empresas tecnológicas procuram melhorar os seus produtos, criando serviços de apoio; e um maior esforço para aproveitar o crescimento das nações emergentes. Apesar de o crescimento estar a abrandar em alguns dos mercados tradicionais, as nações emergentes são cada vez mais importantes para as empresas tecnológicas e África reveste-se de particular interesse para muitos dos nossos clientes. Na conferência deste ano, tivemos como objetivo unir clientes e especialistas responsáveis por negócios de sucesso em África. As nossas sessões plenárias e workshops foram concebidos para proporcionar ideias únicas sobre a realização de negócios no continente e facilitar a partilha de conhecimento e o networking.”
Charles Brewer, Diretor-Geral da DHL Express da África Subsariana, acrescenta: “Convidámos uma equipa de peritos em logística de toda a África para facilitar a partilha conhecimento e o networking, demonstrando que a DHL é um parceiro sólido para o setor tecnológico em todo o continente. Estamos em África há 37 anos e estamos bem posicionados para apoiar os clientes com cadeias de abastecimento end-to-end e soluções personalizadas de logística para ajudá-los a ultrapassar desafios e aproveitar as enormes oportunidades de crescimento do continente.”
(1) The Guardian, Uso da Internet em telemóveis em África com aumento previsto de 20 vezes : http://www.theguardian.com/
Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.