Voz di Povo,
Bo tem passensa bo pui nha kudadi na bo blog.
Obrigado. Pa Deus passanta bos dianti, i libra bos di mufunessa di Guine.
Kumba Yala e Carlos Gomes, verdadeiros patriotas… ?
Na historia de cada País, houve homens importantes que jogaram papel decisivo por amor a Pátria, renunciando as suas ambições pessoas. Foi assim o caso do Senghor que abandonou o poder no Senegal em 1980, de Charles De Gaulle em França em 1969 depois do « não » no referendo sobre a decentralização, ou do General Mokoko, Chefe do Estado Maior que recusou dar golpe de Estado, ao Sassou Nguesso durante a abertura democrática no Congo em 1991, cuja a celebre frase ficou na historia : « politiciens ressaisissez-vous !».
Qual foi o resultado politico da renuncia ao poder ? Transformaram-se em referencia nacional fazendo parte da historia nacional durante vários décadas e permitiram a pacificação dos seus Países.
Hoje todos os guineenses sabem que nas próximas eleições presidências de novembro 2013 se houver tensões politicas e violências, será por causa do antagonismo entre o Carlos Gomes e o Kumba Yala.
Pouca importa quem terá começado. Porque o Kumba Yala diria que foi golpeado em 2003 por causa do PAIGC, dirigido por Carlos Gomes e o Carlos Gomes diria que foi golpeado em 2012 por causa do Kumba Yala…
Como mãe guineense, sou dos que pensam que os nossos filhos merecem paz e tranquilidade e não podem continuar a ser refém de ajusto de conta.
Será que o Carlos Gomes e o Kumba Yala são suficientemente patriotas para renunciar a participar nas próximas eleições de 2013, para a paz social na Guiné, seguindo assim o amor a Guiné que tinha Amilcar Cabral?
Helena Mane
Email:helmane@outlook.com
Enterramento-Bissau